Universidade do Minho

Mestrado em ensino do 1º ciclo do ensino básico e de português e história e geografia de portugal no 2º ciclo do ensino básico  

Universidade do Minho
Em Braga

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Mestrado
Local Braga
Início Datas a escolher
  • Mestrado
  • Braga
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

Este curso tem a duração de 2 anos (4 semestres) e inclui, para além da Formação na Área da Docência (30ECTS), Formação Educacional Geral (10 ECTS), Didática Especifica (30 ECTS) e Prática de Ensino Supervisionada (50 ECTS), num total de 120 ECTS .
O curso dá continuidade à formação obtida na Licenciatura em Educação Básica, formando professores com um perfil integrado, para o 1º ciclo do Ensino Básico, e especializados em ensino de Português, História e Geografia, para o 2º ciclo do Ensino Básico.
Em conformidade com o estipulado nos Decretos-Lei nº 43/2007 e 79/2014 , este Mestrado visa capacitar professores para o desempenho no 1º e 2º ciclo do ensino básico com um perfil comum, possibilitando uma aproximação e articulação entre as práticas destes dois níveis, aproveitando as mais valias em termos de enriquecimento mútuo que este perfil pode vir a representar para facilitar as transições na educação das crianças. Pretende-se que o curso desenvolva competências nas seguintes dimensões do perfil de desempenho profissional: dimensão profissional, social e ética; dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; dimensão da participação na escola e de relação com a comunidade; e dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, nas quais se valoriza a formação como elemento constitutivo da prática profissional, construída a partir da observação, da intervenção e da avaliação envolvendo, neste processo, o recurso constante à investigação e a reflexão critica.

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

1. Conhecer diferentes modelos curriculares e pedagógicos na educação básica; 2. Demonstrar conhecimentos nas diferentes áreas de docência e as suas didáticas; 3. Participar, de forma criteriosa e ativa, na construção do projeto educativo da escola; 4. Utilizar competências de ação que permitam a mobilização dos saberes na integração de cuidados e educação no quotidiano profissional; 5. Construir projetos curriculares a nível de escola/centro educativo e de turma/classe numa perspetiva integradora e flexível; 6. Organizar ambientes de aprendizagem de qualidade; 7. Atender à diferenciação pedagógica como resposta aos problemas da diversidade e multiculturalidade numa perspetiva de escola inclusiva; 8. Adotar formas de trabalho colaborativo na construção, desenvolvimento e avaliação de projetos educativos e curriculares adequados às necessidades dos contextos; 9. Evidenciar atitudes e estratégias investigativas, eticamente sustentadas, que capacitem para uma intervenção fundamentada e criteriosa.

· Público alvo

Este ciclo de estudos confere habilitação profissional para a docência no 1º Ensino Básico e de Português, História e Geografia no 2º ciclo do Ensino Básico, nos termos previstos pelo Regime Jurídico da Habilitação Profissional para a Docência na Educação Pré-Escolar e nos Ensino Básico e Secundário (Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de Maio, e Declaração de retificação 32/2014).

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Abordagens Curriculares Integradas para a Educação Básica
Didática da Educação Visual, Musical, Dramática e Físico-Motora
Didática da Matemática dos 6 aos 12 anos
Dinâmicas Territoriais
Discurso, Textos e Estratégias Interpretativas
Temas de História I
Didática da História e da Geografia para a Educação Básica
Didática das Ciências para a Educação Básica
Elementos de Geografia
Sintaxe do Português
Temas de Didática da Língua Portuguesa para a Educação Básica
Temas de História II
Estágio
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais
Educação, Cidadania e Infância
Organização e Gestão da Educação Básica

Compare para escolher melhor:
Ver mais