Mestrado em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo no ensino básico e no ensino secundário  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O curso, na área da formação de professores, é de natureza profissionalizante e habilita para a docência de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário. Tem a duração de 2 anos/ 4 semestres e 120 ECTS. Não tem ramos, áreas de especialização ou percursos alternativos.
Apresenta uma estrutura curricular em que se evidenciam as oportunidades de mobilidade dos alunos, um grande foco no trabalho do aluno, a construção da autonomia formativa e o desenvolvimento do sentido crítico e interventivo. Surge na sequência de um primeiro ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha. No 1.º ciclo de estudos realiza-se uma licenciatura e posse de créditos em Biologia e Geologia; na segunda etapa, o mestrado visa diretamente a habilitação profissional para a docência, integrando as seguintes componentes: Formação educacional geral; Formação na área de docência; Didáticas específicas e Prática de Ensino Supervisionada. Estas componentes abrangem um conjunto de UC, em que se abordam teoricamente matérias centrais para o conhecimento do professor de biologia e geologia do Ensino Básico e Secundário e integram de forma transversal, aspetos das componentes de Formação Cultural, Social e Ética e de Metodologias de Investigação Educacional. Procura-se responder às exigências profissionais que os futuros mestres irão enfrentar, facultando-lhes uma visão ampla das problemáticas e contextos nos quais irão exercer a sua atividade profissional.
Subjacente a todas as UC do curso encontra-se valorizada a perspetiva de ensino aprendizagem socioconstrutivista. São valorizadas várias metodologias e técnicas de ensino, designadamente, a aprendizagem individual e colaborativa, trabalho de projeto, métodos de discussão, ou o portefólio. As metodologias procuram aproximar o aluno de contextos reais de trabalho e de investigação, nomeadamente através do desenvolvimento de tarefas de pesquisa e de análise/observação.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Este Ciclo de Estudos visa formar Professores de Biologia e de Geologia para o 3º Ciclo do Ensino Básico e para o Ensino Secundário que sejam profissionais informados, críticos e atuantes, capazes de:
1. reconstruir o seu pensamento e ação ao longo da vida; estruturar, monitorizar e avaliar aprendizagens socialmente relevantes, no quadro do desenvolvimento integral dos indivíduos e da sua inclusão plena na escola e na sociedade;
2. incorporar metodologias orientadas pelos princípios da reflexividade, auto-direção, criatividade e inovação, conferindo lugar de destaque à investigação, não só como fonte do conhecimento mas sobretudo como modo de conhecer e intervir;
3. desenvolver uma ação consciente, deliberada e responsável nos contextos da prática profissional.

O curso de mestrado em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo no Ensino Básico e no Ensino Secundário confere habilitações profissionais para a docência para o grupo de recrutamento 520. As principais entidades empregadoras são o Ministério da Educação e os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo. O estatuto da carreira docente dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, Decreto-Lei nº 41/2012 de 21 de fevereiro, regula as funções docentes no âmbito dos estabelecimentos públicos de educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário na dependência do Ministério da Educação.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Biologia Celular e Funcional
Currículo e Avaliação
Metodologia do Ensino de Biologia e Geologia I
Métodos de Investigação em Geociências
Psicologia do Desenvolvimento
A Escola como Organização Educativa
Metodologia do Ensino de Biologia e Geologia II
Métodos de Cartografia Geológica
Tecnologia Educativa
Temas Avançados em Biologia
Estágio Profissional
Avaliação e Conceção de Materiais Didáticos de Biologia e Geologia
Correntes Fundamentais da Pedagogia
Gestão da Sala de Aula
Inclusão e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor
Processos Cognitivos e Aprendizagem

Mestrado em ensino de biologia e geologia no 3º ciclo no ensino básico e no ensino secundário  

Preço para verificar