Mestrado em engenharia mecatrónica  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica da UMinho trata de forma coerente os domínios interdisciplinares de engenharia mecânica e eletrónica. A Mecatrónica é fundamental no estudo e desenvolvimento do projeto de produto. Os produtos modernos são constituídos por mecanismos, circuitos elétricos ou eletrónicos, pelo que é necessária uma combinação destas áreas de competência para o projeto, desenvolvimento e fabrico de um produto bem-sucedido. A Engenharia Mecatrónica torna possível a geração de sistemas mais simples, mais económicos, mais seguros e mais versáteis. São áreas de aplicação típicas para Mecatrónica áreas que apresentam elevado ritmo de desenvolvimento e de grande valor acrescentado como a Automatização e Robótica, a tecnologia Automóvel, a Biotecnologia, a Biomecânica, a Micromecânica e os Microssistemas, a Sensórica, etc.. O curso de Mestrado em Engenharia Mecatrónica, ao admitir candidatos com o grau de licenciado em Engenharia Mecânica, Engenharia Eletrónica ou formações afins, congrega os saberes de base daquelas formações e permite criar com rapidez especialistas para um sector industrial exigente, e integrar os saberes necessários da Mecânica e da Eletrónica. O Mestrado em Engenharia Mecatrónica (MEM) resulta da necessidade de preencher adequadamente um domínio crescentemente especializado no projeto, construção comando e controlo inteligente de máquinas e equipamentos de acionamento eletromecânico, segundo o modelo de convergência dos sistemas de ensino superior na União Europeia, iniciado com a Declaração de Bolonha. É suportado pelos Departamentos de Engenharia Mecânica (DEM) e Eletrónica Industrial (DEI) da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM).

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Decorre do objectivo educacional do Mestrado em Engenharia Mecatrónica habilitar os seus diplomados ao exercício da atividade profissional em Engenharia Mecatrónica - o objectivo de obtenção de sólidos conhecimentos, capacidades e competências específicas de Engenharia Mecatrónica, como garantia de aquisição de competências técnico-científicas específicas adequadas.
Assim entendem-se como objetivos de aprendizagem do Mestrado em Engenharia Mecatrónica:
1. Compreensão, noção experimental e capacidade de modelação dos fenómenos sobre os quais age o Mestrado em Engenharia Mecatrónica;
2. Compreensão dos princípios de funcionamento e capacidade de utilização dos sistemas;
3. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de análise e projeto de dispositivos e sistemas mecatrónicos;
4. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de análise e projeto;
5. Compreensão e capacidade de aplicar e desenvolver as técnicas fundamentais de automação industrial;
6. Compreensão dos princípios de funcionamento e capacidade de utilização de redes de comunicação digital;
7. Compreensão dos conceitos fundamentais de processos e sistemas industriais.
O Mestrado em Engenharia Mecatrónica deve ainda proporcionar aos seus alunos:
8. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem autónoma e ao longo da vida;
9. O desenvolvimento de capacidades de integração em equipas de trabalho, incluindo capacidades de comunicação oral e escrita;
10. O desenvolvimento de uma visão de integração da Engenharia Mecatrónica na área de negócio, incluindo, o desenvolvimento da capacidade de lidar com a mudança e o sentido ético e de responsabilidade social da atividade do engenheiro.

Os avanços decorrentes das novas tecnologias provocaram mudanças no mercado de trabalho extinguindo algumas profissões, alterando o perfil profissional de outras e criando novas, entre as quais a Engenharia Mecatrónica. O fenómeno da globalização da economia diminui barreiras económicas entre os países e expõe os mercados a uma concorrência cada vez maior. As empresas têm, por isso, que optimizar processos e desenvolver produtos e equipamentos com mais-valias tecnológicas para se manterem competitivas. Destes factos decorre a criação e desenvolvimento do perfil profissional do engenheiro mecatrónico, cujas competências o fazem um profissional altamente solicitado, capaz de responder com eficácia às alterações do mercado.
As saídas profissionais cobrem um vasto leque de actividades, desde empresas transformadoras, de serviços ou de I&D, incluindo áreas de actuação que vão desde os plásticos, à têxtil, electrónica e automação. São procurados pelas indústrias mais avançadas para tarefas ligadas à automatização da produção (instrumentação e supervisão do fabrico, montagem e ensaio de equipamentos, em indústrias de montagem ou fabrico de produtos), no projeto (equipamentos mecatrónicos, robótica, automatismos, linhas de fabrico automáticas), e no planeamento (elaboração e seguimento de projectos mecatrónicos, logística, integração de sistemas Manutenção) e ainda no acompanhamento e controlo do funcionamento do equipamento produtivo.
Pretende-se os diplomados em Engenharia Mecatrónica possam exercer actividades de Engenharia regulamentados pelos Colégios de Engenharia Electrotécnica e Engenharia Mecânica da Ordem dos Engenheiros.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Dinâmica de Sistemas Mecânicos
Eletrónica de Potência e Sistemas de Acionamento
Modelação Computacional
Processamento de Imagem e Visão por Computador
Seleção de Materiais
Sistemas Pneumáticos e Óleo-hidráulicos
Aquisição de Dados e Instrumentação Virtual
Automação Segura
Controlo Ótimo e Adaptativo
Máquinas de Comando Numérico
Projeto de Sistemas Mecatrónicos
Robótica
Dissertação
Manutenção de Sistemas Mecânicos
Metrologia Industrial
Sistemas de Tempo Real
Sistemas Embebidos

Mestrado em engenharia mecatrónica  

Preço para verificar