Mestrado em engenharia geográfica

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

A Engenharia Geográfica tem por objetivo o estudo, medição e representação da superfície terrestre, na sua forma tradicional sob a forma de representações cartográficas ou, mais atualmente, através de informação geográfica digital. Estuda as técnicas de observação e medição da Terra com vista à obtenção de informação posicional e qualitativa da superfície da Terra. Faz uso de métodos de aquisição de dados por via terrestre ou espacial, particularmente dos satélites destinados à observação da Terra e ao Posicionamento e Navegação. É, atualmente, uma área de suporte para inúmeros estudos de outras áreas, nomeadamente ambientais e de planeamento do território.
Este grau destina-se a fornecer uma formação académica e prática adequada à compreensão dos problemas ligados à aquisição e tratamento de informação geográfica nos seus diversos aspetos: produção de cartografia topográfica, condução e supervisão de trabalhos de posicionamento geodésico, tratamento de imagens de satélite e fotografia aérea, implementação e gestão de um sistema de informação geográfica. A formação visa dar um conhecimento profundo das diferentes disciplinas da Engenharia Geográfica e um espírito crítico que permitam formar Engenheiros com capacidades para, mais do que serem simples operadores, poderem decidir e conduzir, de forma autónoma, trabalhos nesta área.

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Ser titular do grau de licenciado em áreas de Ciências ou Engenharia com pelo menos 60 ECTS de formação de base em Matemática, Física e Computação;
Ser titular de um grau académico superior estrangeiro numa das áreas descritas na alínea anterior;
Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

Nota: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até final do prazo de realização de matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Serão seriados em primeiro lugar os candidatos que tenham o grau de licenciado em licenciatura adequada.
Seriação:
Área de formação (Eng. Geográfica, Ciências de Engenharia – perfil de Geográfica, Eng. Topográfica -100%, Outras engenharias – 90%, Ciências da Computação, Física, Matemática - 80%, Cursos em Geociências ou Ambiente - 70%, outras 20% a 90%). (ponderação 40%)
Média da licenciatura (em 20 valores). Caso o estudante possua o grau de mestre ou a licenciatura pré-bolonha de 5 anos, será considerada a classificação obtida nesse curso, acrescida de 2 valores. (ponderação 30%)
Currículo académico, científico e técnico (currículo relevante facilmente comprovável pelo júri por documentos anexos à candidatura ou outros 100%; para outras situações ponderação de 0% a 100%) (ponderação 20%)
Experiência profissional (experiência relevante na área durante dois ou mais anos 100%, experiência relevante entre dois meses e dois anos 80%, experiência de trabalho não relevante ou noutra área 50%). (ponderação 10%)

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

EG4009
EG4009
Sistemas de Referência
Fotogrametria
Tópicos Avançados de SIG
Estatística Aplicada em Ciências e Engenharia
Opções 1.º ano_ S1 - M:ENG.GEO
Geodesia
Topografia Aplicada
Sistemas Globais Localização e Navegação por Satélite
Hidrografia
Opções 1.º ano_ S2 - M:ENG.GEO


Grupo de Alternativas 1 de 2013
EG4004
Projeto de Produção Cartográfica
Tópicos Avançados de Deteção Remota
Cadastro
M4062
Análise Estatística e Processamento de Sinal
Inferência Estatística
Ordenamento do Território 1
CC4015
Ambientes de Desenvolvimento de Aplicações
Análise e Processamento de Imagem
Avaliação, Prevenção e Monitorização de Riscos
Métodos Estatísticos em Data Mining
EG5002
Dissertação
Estágio

Mestrado em engenharia geográfica

Preço para verificar