Universidade do Minho

Mestrado em economia social  

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Em Braga

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Informação importante

Tipologia Mestrado
Local Braga
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Descrição

O Curso de Mestrado em Economia Social, criado em resposta às solicitações de investigadores e de licenciados, posiciona-se no panorama atual da formação pós-graduada num domínio inovador que aborda a natureza social e histórica dos fenómenos económicos.
A interdependência entre bem-estar social e paradigmas económicos vigentes, com consequências no desempenho quotidiano de Economistas, Administradores Públicos, Gestores, Sociólogos, Educadores, especialistas em organizações sem Fins Lucrativos, turismo e relações Internacionais ou áreas afins, exigiu esta reflexão aprofundada, oferecida pela Universidade do Minho desde 2010.
Consequentemente, o Curso visa ainda criar e desenvolver competências e estratégias de gestão e marketing social, abordando temas de estudo emergentes nomeadamente cidadania, multiculturalidade e inclusão social, turismo cultural e economia informal. O Curso está estruturado em aulas presenciais, seminários, leituras orientadas e trabalho de campo.
Após um primeiros semestre de qualificação estruturante nos conteúdos das Ciências Económicas e Estatísticas, os mestrandos terão a oportunidade de escolher Opções de perfil inovador no 2º semestre, em domínios que vão da Multiculturalidade e Cidadania, até à Economia do Turismo ou a Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos.

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A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

De acordo com o DL 74/2006, “O grau de mestre é conferido aos que demonstrem: 1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que: 1.1. Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.o ciclo, os desenvolva e aprofunde; 1.2. Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação; 2. Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo; 3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem; 4. Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades; 5. Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.” Assim, o grau de Mestre em Economia Social é conferido a todos aqueles que concluindo a formação com êxito, revelem um profundo desenvolvimento dos conceitos económicos aplicados em contexto de intervenção social, de desenvolvimento local e de participação em cidadania.

· Público alvo

Os setores de potencial empregabilidade do Curso são os setores ligados às diversas áreas da Economia, focando sobretudo na Economia Social, na Economia do Turismo e na Economia das Instituições. O histórico de Mestres em Economia Social tem encontrado acolhimento profissional em organismos públicos (Câmaras Municipais, Direções Regionais e Associações de Municípios) assim como em organismos do Terceiro Setor (Misericórdias, Centros Sociais e Paroquiais, Associações de Desenvolvimento Local e Social, Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e instituições de microcrédito). Alguns Mestres têm optado pela Investigação com diversos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e/ou premiados na Academia.

Perguntas & Respostas

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Programa

Análise de Dados Económicos e Sociais
Economia e Política Social
Tópicos de Economia
Tópicos de História Económica
Economia das Instituições
Projeto e Competências Transversais
Desenvolvimento e Crescimento Económico
Dinâmicas e Atores Transnacionais
Economia do Ambiente e da Energia
Economia do Turismo
Fundamentos de Comportamento Organizacional
Gestão da Mudança e Inovação
Gestão de Recursos Humanos em PME's
Marketing Público e Social
Multiculturalidade, Cidadania e Inclusão Social
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Tópicos de Economia Global
Desenvolvimento e Crescimento Económico
Dinâmicas e Atores Transnacionais
Economia do Ambiente e da Energia
Economia do Turismo
Fundamentos de Comportamento Organizacional
Gestão da Mudança e Inovação
Gestão de Recursos Humanos em PME's
Marketing Público e Social
Multiculturalidade, Cidadania e Inclusão Social
Política do Ambiente
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Tópicos de Economia Global
Dissertação / Projeto de Estágio

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