Mestrado em economia social  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Curso de Mestrado em Economia Social, criado em resposta às solicitações de investigadores e de licenciados, posiciona-se no panorama atual da formação pós-graduada num domínio inovador que aborda a natureza social e histórica dos fenómenos económicos.
A interdependência entre bem-estar social e paradigmas económicos vigentes, com consequências no desempenho quotidiano de Economistas, Administradores Públicos, Gestores, Sociólogos, Educadores, especialistas em organizações sem Fins Lucrativos, turismo e relações Internacionais ou áreas afins, exigiu esta reflexão aprofundada, oferecida pela Universidade do Minho desde 2010.
Consequentemente, o Curso visa ainda criar e desenvolver competências e estratégias de gestão e marketing social, abordando temas de estudo emergentes nomeadamente cidadania, multiculturalidade e inclusão social, turismo cultural e economia informal. O Curso está estruturado em aulas presenciais, seminários, leituras orientadas e trabalho de campo.
Após um primeiros semestre de qualificação estruturante nos conteúdos das Ciências Económicas e Estatísticas, os mestrandos terão a oportunidade de escolher Opções de perfil inovador no 2º semestre, em domínios que vão da Multiculturalidade e Cidadania, até à Economia do Turismo ou a Gestão de Organizações sem Fins Lucrativos.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

De acordo com o DL 74/2006, “O grau de mestre é conferido aos que demonstrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão a um nível que:
1.1. Sustentando-se nos conhecimentos obtidos ao nível do 1.o ciclo, os desenvolva e aprofunde;
1.2. Permitam e constituam a base de desenvolvimentos e/ou aplicações originais, em muitos casos em contexto de investigação;
2. Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
3. Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta, incluindo reflexões sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem dessas soluções e desses juízos ou os condicionem;
4. Ser capazes de comunicar as suas conclusões, e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
5. Competências que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida, de um modo fundamentalmente auto-orientado ou autónomo.”
Assim, o grau de Mestre em Economia Social é conferido a todos aqueles que concluindo a formação com êxito, revelem um profundo desenvolvimento dos conceitos económicos aplicados em contexto de intervenção social, de desenvolvimento local e de participação em cidadania.

Os setores de potencial empregabilidade do Curso são os setores ligados às diversas áreas da Economia, focando sobretudo na Economia Social, na Economia do Turismo e na Economia das Instituições. O histórico de Mestres em Economia Social tem encontrado acolhimento profissional em organismos públicos (Câmaras Municipais, Direções Regionais e Associações de Municípios) assim como em organismos do Terceiro Setor (Misericórdias, Centros Sociais e Paroquiais, Associações de Desenvolvimento Local e Social, Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa e instituições de microcrédito). Alguns Mestres têm optado pela Investigação com diversos trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e/ou premiados na Academia.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Análise de Dados Económicos e Sociais
Economia e Política Social
Tópicos de Economia
Tópicos de História Económica
Economia das Instituições
Projeto e Competências Transversais
Desenvolvimento e Crescimento Económico
Dinâmicas e Atores Transnacionais
Economia do Ambiente e da Energia
Economia do Turismo
Fundamentos de Comportamento Organizacional
Gestão da Mudança e Inovação
Gestão de Recursos Humanos em PME's
Marketing Público e Social
Multiculturalidade, Cidadania e Inclusão Social
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Tópicos de Economia Global
Desenvolvimento e Crescimento Económico
Dinâmicas e Atores Transnacionais
Economia do Ambiente e da Energia
Economia do Turismo
Fundamentos de Comportamento Organizacional
Gestão da Mudança e Inovação
Gestão de Recursos Humanos em PME's
Marketing Público e Social
Multiculturalidade, Cidadania e Inclusão Social
Política do Ambiente
Políticas e Práticas de Gestão de Recursos Humanos
Tópicos de Economia Global
Dissertação / Projeto de Estágio

Mestrado em economia social  

Preço para verificar