Mestrado em ecologia  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O aumento demográfico e o desenvolvimento tecnológico levou à delapidação e à degradação dos recursos naturais. A consciencialização de que é mais económico prevenir do que resolver problemas conduz à necessidade de gerir os recursos de forma sustentável. Um conhecimento sólido em Ecologia, nomeadamente no que respeita às relações entre as populações e suas interações com os fatores ambientais, é fundamental se queremos contribuir para a sustentabilidade dos ecossistemas. O curso providencia uma oportunidade para o desenvolvimento de conhecimento, capacidades e outros atributos para uma carreira em Biologia Aplicada, Ciências do Ambiente, Conservação e Gestão dos Recursos Naturais, com vista à integração no mercado de trabalho ou ao prosseguimento para um 3º ciclo de estudos.
O Curso de Mestrado em Ecologia adotou um sistema de ensino modular. Cada UC ocorre isoladamente e as UC sucedem-se no tempo.
O Curso não tem áreas de especialização. A formação especializada é assegurada pela existência de uma oferta de UC optativas onde sob a forma de cursos avançados onde os estudantes têm oportunidade de interagir com especialistas de renome nacional e internacional.
As metodologias de ensino são variadas e incluem aulas teóricas, laboratoriais e de campo de forma a cumprir os objetivos de cada UC. Os estudantes são convidados a interagir fortemente com os docentes.
As teses de mestrado desenvolvem-se em diversos ambientes: laboratórios de investigação, empresas e associações, permitindo uma maior diversidade de abordagens e saídas profissionais.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Um Mestre em Ecologia deve:
1. demonstrar conhecimento e compreensão sobre factos, conceitos, princípios e teorias relevantes em domínios da Ecologia avançada;
2. deve dominar técnicas de investigação, incluindo recolha de informação, desenho experimental e tratamento de dados, amostragem, segurança no laboratório e no campo;
3. mostrar capacidade de gestão e comunicação, incluindo definir um problema, desenhar projectos, tomar decisões, trabalhar em equipa, apresentar relatórios (na escrita e na oralidade) e publicações científicas;
4. mostrar competências em ecologia básica e aplicada no que concerne à dinâmica das populações e das comunidade e ao funcionamento dos ecossistemas; a importância da biodiversidade nos ecossistemas e do valor económico dos recursos biológicos; e métodos moleculares para o estudo da diversidade e da filogenia das populações.

A integração no mercado de trabalho pode dar-se ao nível de Técnico Superior no Sector Industrial/ Empresarial, nos Serviços, na Administração Pública ou em Organizações Não Governamentais.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Biodiversidade e Ecologia Funcional
Ecologia Descritiva e Espacial
Ecologia Molecular
Ecologia Quantitativa
Processos Populacionais
Projeto
Seminário
Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica
Avanços em Ecologia das Invasões
Avanços em Genómica Microbiana e Bioinformática
Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica
Ecologia de Águas Costeiras e de Transição
Genómica, Metagenómica e Bioinformática
Restauro Fluvial e Serviços dos Ecossistemas
Avanços em Ecologia das Invasões
Avanços em Genómica Microbiana e Bioinformática
Cartografia e Sistemas de Informação Geográfica
Ecologia de Águas Costeiras e de Transição
Genómica, Metagenómica e Bioinformática
Restauro Fluvial e Serviços dos Ecossistemas
Dissertação

Mestrado em ecologia  

Preço para verificar