Mestrado em direito administrativo  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Mestrado em Direito Administrativo tem como objetivo promover uma sólida formação a Licenciados em Direito, a Magistrados, a Trabalhadores em Funções Públicas, a Advogados e Assessores jurídicos de Entidades Públicas bem como também traduz um adequado projeto de ensino dirigido a Licenciados em Direito que pretendem ingressar no CEJ. A Escola de Direito demonstra, deste modo, estar atenta a novas realidades, às mudanças de paradigma que atingem certas áreas do saber administrativo, como sejam as da contratação pública, do ambiente, do emprego público, da regulação, da tutela jurisdicional nacional e europeia, assumindo como propósito permitir aos estudantes revistar as clássicas temáticas do direito administrativo e conhecer as novas dimensões do direito administrativo. Acresce ainda que, após a recente reestruturação curricular, o Mestrado em Direito Administrativo apresenta um novo plano de estudos, tendo acolhido 3 áreas de especialização: Direito das Autarquias Locais, Justiça Administrativa e Direito Administrativo Especial.
Os Mestres em Direito Administrativo obterão o conhecimento adequado para prosseguir os seus estudos com vista à obtenção de graus académicos de nível superior, a exercer funções qualificadas a nível de assessoria jurídica ou forense.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Identificar as especificidades do Direito Administrativo substantivo, procedimental e processual e compreender os conteúdos e a dinâmica das respetivas áreas científicas específicas;
2. Estabelecer as ligações entre as diversas vertentes do Direito Administrativo: do organizatório, do procedimental e do processual;
3. Articular eficazmente as respetivas disciplinas jurídicas: a europeia, a constitucional e a nacional;
4. Obter uma sólida formação teórica e uma forte visualização prática que permita desenvolver, com elevada qualidade, a atividade académica ou profissional neste domínio;
5. Ter um apurado espírito crítico sobre as alterações introduzidas em áreas específicas do Direito Administrativo e as mudanças de paradigma operadas recentemente em algumas das suas áreas, por influência do Direito Europeu.
6. Adquirir o saber específico da cada área de especialização, através da pertinente adequação do plano curricular do Ciclo de Estudos, pela escolha de opções no 2.º semestre, em sintonia com as 3 áreas de especialização: Direito das Autarquias Locais, Justiça Administrativa e Direito Administrativo Especial.

O Plano Curricular do Curso assenta no ensino de domínios jurídicos especiais do direito administrativo e trata em particular de regimes jurídicos especialmente complexos, de grande aplicabilidade prática, que têm vindo a sofrer uma constante alteração legislativa e influência determinante do Direito da União Europeia, como seja o da contratação pública, proteção de dados, regulação, contribuições financeiras, ambiente e justiça constitucional e europeia. Neste sentido, o Mestrado em Direito Administrativo tem grande valia para os (futuros) profissionais, sejam eles advogados, magistrados dos tribunais administrativos e fiscais, notários, conservadores e outros profissionais que exerçam funções públicas e estejam inseridos nas mais variadas áreas da Administração Pública, sendo certo que, em razão da recente reestruturação do Plano Curricular, o Curso permitirá obter o grau de Mestre em Direito Administrativo, com a especialização em Direito das Autarquias Locais, ou em Justiça Administrativa ou em Direito Administrativo Especial.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Direito Administrativo Global
Direito da Organização Administrativa
Direito Tributário
Direitos Fundamentais
Metodologias de Investigação
Direito do Ambiente
Direito do Emprego Público
Direito dos Contratos Públicos
Direito Processual Administrativo
Direito Processual Constitucional
Direito Sancionatório Administrativo
Direitos Administrativos Sociais
Domínio Público
Dissertação de Mestrado

Mestrado em direito administrativo  

Preço para verificar