Mestrado em ciências da educação
Mestrado
Em Braga
Descrição
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Tipologia
Mestrado
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Local
Braga
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Início
Datas a escolher
O mestrado em Ciências da Educação é um mestrado académico que se centra na área de científica de Ciências da Educação. O curso visa a especialização de profissionais em diversos domínios do âmbito das Ciências da Educação, bem como a iniciação à investigação nesses mesmos domínios.
O curso, com 120 ECTS e dois anos de duração, organiza-se em sete domínios de conhecimento do âmbito das Ciências da Educação que correspondem a sete áreas de especialização: Administração Educacional; Desenvolvimento Curricular e Avaliação; Educação Matemática; Sociologia da Educação e Políticas Educativas; Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências; Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas; Tecnologia Educativa. O primeiro ano é um ano curricular destinado ao aprofundamento de conhecimentos e à familiarização com investigação no domínio de especialização. O segundo ano é integralmente destinado ao desenvolvimento de um projeto de investigação, sob supervisão de um docente da UMinho (especialista na temática em que incide a investigação), conducente à dissertação de mestrado, a defender perante um júri no final do ano.
Em cada área de especialização, o curso adota metodologias de ensino ativas, centradas no aluno, que fomentam a interligação entre a teoria e a prática, e cujas caraterísticas especificas dependem, em parte, do respetivo regime de funcionamento (presencial e/ou a distância). Recorre à plataforma de e-learning Blackboard, e às bibliotecas físicas e digitais da UMinho, sendo de realçar respetivamente, a biblioteca de Ciências da Educação e a Biblioteca Digital (b-On) e o RepositoriUM.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
1. Aprofundar conhecimentos no domínio das Ciências da Educação, em geral, e da sua área de especialização em particular;
2. Aplicar conhecimentos na resolução de problemas educativos do âmbito da sua área de especialização;
3. Integrar conhecimentos de modo a poder intervir em contextos multidisciplinares, mesmo que indiretamente relacionados com a sua área de especialização;
4. Desenvolver capacidades necessárias para o envolvimento em contexto de investigação empírica e/ou de desenvolvimento;
5. Elaborar projetos de investigação pertinentes e relevantes para a sua área de especialização;
6. Implementar projetos de investigação que contribuam para a evolução de conhecimento na sua área de especialização;
7. Comunicar conhecimentos e raciocínios a eles subjacentes, quer a especialistas, quer a não especialistas, de uma forma clara e sem ambiguidades;
8. Desenvolver competências de aprendizagem ao longo da vida, de um modo autónomo, na sua área de especialização;
9. Pronunciar-se fundamentadamente sobre questões educacionais;
10. Apreciar implicações éticas e sociais de métodos, processos e medidas educativas.
O curso destina-se, prioritariamente, a profissionais que pretendem aprofundar a sua formação e/ou especializar-se num dado domínio das Ciências da Educação. Por isso, releva para efeitos de progressão na carreira docente, nos termos previstos no Estatuto da Carreira Docente dos Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário. Algumas das suas áreas de especialização habilitam para o exercício de cargos e funções especializadas em Agrupamentos de Escolas e em Escolas Básicas e Secundárias (como Diretor de Agrupamento/Escola, Coordenador de Departamento ou Supervisor). Além disso, o Conselho Cientifico-Pedagógico de Formação Contínua reconhece algumas das áreas de especialização, bem como das suas unidades curriculares, para efeitos de formação contínua.
Opiniões
Programa
Sociologia das Organizações Educativas
Temas de Política Educativa
Teorias de Administração Educacional
Análise de Dados e Projeto em Administração Educacional
Investigação Portuguesa em Administração Educacional
Metodologia de Investigação
Educação, Justiça e Autonomia
Projeto Curricular e Autonomia da Escola
Temas de Sociologia da Educação
Dissertação
Mestrado em ciências da educação