Mestrado em ciências da comunicação (pós-laboral)
Mestrado
Em Braga
Descrição
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Tipologia
Mestrado
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Local
Braga
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Início
Datas a escolher
Este curso do 2º ciclo inscreve-se no prolongamento natural do 1º ciclo em Ciências da Comunicação, assumindo uma lógica de natureza profissionalizante. Destina-se a aprofundar e a especializar os conhecimentos adquiridos no nível anterior, fornecendo uma formação adequada para o desenvolvimento de uma carreira profissional em uma das três áreas de especialização do curso, a saber, na área do audiovisual e multimédia, da informação e do jornalismo, da publicidade e das relações públicas, e também no campo da investigação nas ciências da comunicação. Pretende promover a aquisição de conhecimentos e de ferramentas teórico-práticas, sustentadas em conhecimentos científicos sólidos e nas especificidades das profissões em causa.
O curso está dividido em quatro percursos de estudos distintos:
- Ramo profissionalizante: divide-se em três áreas de especialização, a saber,audiovisual e multimédia, informação e jornalismo, publicidade e relações públicas.
- Ramo de investigação: um plano de percurso livre dentro da oferta das três áreas de especialização.
O curso está organizado numa combinação de unidades curriculares comuns a todos os perfis e de unidades curriculares específicas a cada uma das áreas de especialização da via profissionalizante. Para além das unidades curriculares comuns a todo o curso, os estudantes que optem pela via de investigação poderão compor o seu plano curricular conforme os seus interesses nas diferentes áreas do curso.
Quem opte pela via profissionalizante, conclui o curso com a realização de um estágio curricular de três meses numa organização do setor de comunicação, a que se segue a elaboração e respetiva defesa de um relatório de estágio.
Quem se inscreve no ramo de investigação, não fará estágio em organizações do setor. Dedica o segundo ano do curso à preparação, elaboração e defesa de uma dissertação.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
O grau de Mestre em Ciências da Comunicação é conferido aos que demostrem:
1. Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão nas áreas relacionadas com os ramos de especialização do curso a um nível que complemente, aprofunde e expanda os conhecimentos de nível do 1º ciclo, se sustente em base científicas sólidas e atuais e se enquadre nas dinâmicas comunicacionais das sociedades contemporâneas.
2. Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciar um perfil profissional na área de especialização escolhida ou no ramo de investigação.
3. Ter capacidade de resolução de problemas e de formulação de propostas no âmbito da sua área de especialização ou no campo da investigação em ciências da comunicação.
4. Ter capacidade de analisar de forma crítica a realidade social e o papel da comunicação e dos atores sociais na construção dessa realidade, que lhes permitam fundamentar e propôr ideias, identificar problemas e propôr soluções, bem como intervir nos domínios de natureza social e profissional.
5. Ter competências que lhes permitam trabalhar em equipa e comunicar o seu conhecimento, projetos ou produtos, quer a públicos especializados, quer a públicos não especializados.
6. Ter competências de aprendizagem alargada que lhes permitam expandir o seu conhecimento de forma autonóma.
Os graduados do Mestrado em Ciências da Comunicação poderão ter acesso ao exercício profissional nos diferentes ramos de especialização do curso, nomeadamente, nas áreas do audiovisual e do multimédia, das relações públicas e da publicidade, da informação e jornalismo, bem como no campo da investigação nas ciências da comunicação.
Nesse quadro, as organizações empregadoras potenciais estão ligadas sobretudo ao setor dos média (imprensa, TV, rádio), da publicidade (agências publicitárias), do marketing digital), das Relações Públicas (agências de comunicação), do audiovisual e multimédia, embora também sejam dignas de relevo as atividades profissionais desenvolvidas no quadro de organismos públicos, tais como, autarquias, hospitais ou centros de investigação, e no quadro de organizações não governamentais.
Opiniões
Programa
Metodologias de Investigação e Intervenção
Comunicação Estratégica
Instituições e Fontes de Informação
Marcas e Organizações
Narrativa Audiovisual
Narrativas Jornalísticas
Sonoplastia
Comunicação Estratégica
Instituições e Fontes de Informação
Marcas e Organizações
Narrativa Audiovisual
Narrativas Jornalísticas
Sonoplastia
Indústrias Culturais, Públicos e Mercados
Internet e Redes Sociais
Assessoria de Comunicação
Composição Digital
Estratégias Digitais
Fotojornalismo, Infografia e Design Gráfico
Jornalismo Especializado
Transmédia
Assessoria de Comunicação
Composição Digital
Estratégias Digitais
Fotojornalismo, Infografia e Design Gráfico
Jornalismo Especializado
Transmédia
Assessoria de Comunicação
Composição Digital
Estratégias Digitais
Fotojornalismo, Infografia e Design Gráfico
Jornalismo Especializado
Transmédia
Projeto e Dissertação
Mestrado em ciências da comunicação (pós-laboral)