Mestrado em ciência de dados (data science)

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Objectivos
O principal objetivo do Mestrado em Ciência de Dados é preparar profissionais altamente qualificados, em particular na análise de grandes volumes de dados. O curso foi concebido para dar conhecimento sólido nas áreas da análise estatística e da ciência de computadores. A Ciência de Dados situa-se na interseção destas duas áreas de conhecimento que o Cientista de Dados deve dominar. É esta combinação virtuosa de competências que distingue este curso de outras ofertas. Para além dos sólidos conhecimentos, este mestrado transmite também conhecimento prático e aplicado em Ciência de Dados, através de aulas de laboratório, trabalhos práticos e projetos em colaboração com empresas que têm problemas reais que exigem métodos de Ciência de Dados.
Estrutura do Curso
O ciclo de estudos integra:
Um curso de mestrado de 60 ECTS, correspondente ao primeiro ano curricular, que confere um diploma de curso de mestrado (não conferente de grau) em Ciência de Dados (Data Science);
Uma Dissertação de natureza científica original e especialmente realizada para este fim, correspondente a48 ECTS, complementada por 12 ECTS obtidos com a realização de uma unidade curricular na área de Gestão e outra opcional. A aprovação da Dissertação em provas públicas permite a obtenção do grau de Mestre em Ciência de Dados (Data Science).
Horário e língua de ensino
O horário do mestrado, embora diurno, será tanto quanto possível concentrado em blocos que permitam uma melhor gestão de tempo por parte dos alunos. Todos os materiais serão distribuídos em inglês, incluindo exames e outros enunciados. A comunicação oral será em inglês, a menos que tal não se justifique.

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Inúmeros estudos de mercado têm alertado para a crescente necessidade de profissionais capazes de analisar o volume de dados que a nossa sociedade tem vindo a produzir de forma exponencial. Diversos avanços tecnológicos têm contribuído para este crescimento do volume de dados disponível. A redução do custo de inúmeros sensores, o avanço da “informatização” da grande maioria das atividades humanas, o fenómeno conhecido como Internet of Things (IoT), entre outros fatores, têm estado na origem deste crescimento. Cada vez mais a grande maioria das atividades humanas são de alguma forma registadas em suporte informático. Este enorme volume de dados "esconde" informação útil sobre as organizações e as respetivas atividades. Ser capaz de descobrir essa informação a partir desse grande conjunto de dados é, portanto, uma vantagem competitiva que a maioria das organizações já identificaram como chave para serem bem-sucedidas. Para tal ser possível, tendo em conta o volume de dados, tornam-se necessárias ferramentas computacionais bem como profissionais capazes de as desenvolver e utilizar de forma eficiente. O Mestrado em Data Science tem como objetivo formar este tipo de profissionais e desta forma ajudar a colmatar as reconhecidas lacunas a este nível em termos da mão de obra disponível atualmente no mercado de trabalho, conforme alertado por diversos estudos e entidades empresariais.

Titulares do grau de licenciado ou titulares de um grau académico superior estrangeiro nas condições descritas na lei nas áreas de: Ciência de Computadores, Matemática, Economia, Engenharia, Física, Biologia e áreas afins ou equivalente legal;
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, em qualquer das áreas científicas supracitadas e áreas afins, nas condições descritas na lei.
Domínio da língua inglesa escrita e falada. situação, será usado como critério de desempate o resultado da entrevista.

Informações
Prazos de Candidatura...

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CC4060
CC4060
Introdução à Ciência de Dados
Séries Temporais e Previsão
Opções 1º semestre/2º semestre_1º ano (Quadro 6)
Opções 1º semestre_1º ano (Quadro 5)
Estatística e Análise de Dados
Big Data e Cloud Computing
Machine Learning
Opções 1º semestre/2º semestre_1º ano (Quadro 6)


Dissertação na área de Ciência de Computadores (Escolher Alternativa 1) ou Matemática (Escolher Alternativa 2)
GES4001
Gestão e Empreendedorismo
Opções 2º semestre_2º ano
CC4014
Computação Paralela
Inferência Estatística
Tópicos Avançados em Bases de Dados
Visão Computacional
Visualização de Dados
Análise de Dados Longitudinal
Análise Estatística e Processamento de Sinal
Aprendizagem com Variedades
Bioinformática
Ciência de Redes
Data Stream Mining
Data-Driven Decision Making
Tópicos Avançados em Ciência de Dados
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
M4091
Estatística Aplicada
Programação e Bases de Dados
M4105
Análise de Dados Longitudinal
Análise e Processamento de Imagem
Aprendizagem com Variedades
Bioinformática
Ciência de Redes
Data Stream Mining
Data-Driven Decision Making
Tópicos Avançados em Ciência de Dados
Tópicos Avançados em Inteligência Artificial
M4109
Dissertação
Dissertação

Mestrado em ciência de dados (data science)

Preço para verificar