Universidade do Minho

Mestrado em biotecnologia  

Universidade do Minho
Em Braga

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Mestrado
Local Braga
Início Datas a escolher
  • Mestrado
  • Braga
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

A área da Biotecnologia e Bioengenharia tem tido extraordinários avanços científicos desde o final do século XX, nomeadamente em Engenharia de Proteínas, Biologia de Células Estaminais, Biologia de Sistemas, Biologia Sintética, Genómica, Bioinformática e Nanobiotecnologia. A Biotecnologia, que consiste na integração das Ciências da Vida com a Engenharia, perspetiva-se como uma área de grande revolução científica e tecnológica no presente século, que tem de ser acompanhada por uma forte visão estratégica do ensino superior universitário, como fonte do conhecimento, saber e inovação, através da formação avançada de especialistas em ciência, tecnologia e engenharia neste domínio e com capacidade de traduzir os avanços científicos e tecnológicos para o sector produtivo num ambiente sustentável da humanidade e melhoria da sua qualidade de vida.
Esta formação, conferida pela Universidade do Minho é da responsabilidade do Departamento de Engenharia Biológica (DEB) e beneficia da forte ligação deste departamento ao Centro de Engenharia Biológica, um centro de excelência com elevada reputação nacional e internacional ao nível da investigação no domínio da Biotecnologia e Bioengenharia bem como da ligação ao tecido empresarial Português. A formação em Biotecnologia tem uma elevada componente prática e laboratorial cobrindo variados tópicos da Biotecnologia.
O Mestrado em Biotecnologia destina-se a estudantes com formação base em engenharia ou ciências da vida e tem como objetivo promover uma formação orientada à solução de problemas ligados às indústrias que incorporem processos biológicos, bem como ao sector de serviços a estas indústrias e ao desenvolvimento de aplicações biotecnológicas na área da saúde.

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

O objetivo do Ciclo de Estudos é a formação avançada de Licenciados, de modo a desenvolver a capacidade de abordagem multidisciplinar de problemas de Biotecnologia, com competências para dar resposta aos novos desafios da Biotecnologia na Indústria e em investigação. Os objetivos específicos são: 1. Aprofundar conhecimentos nos domínios da biotecnologia integrados nas várias vertentes de aplicação quer a nível laboratorial quer a nível industrial; 2. Desenvolver competências para escolher, aplicar e avaliar criticamente as técnicas mais adequadas à resolução de problemas na área da Biotecnologia, sendo capaz de identificar os recursos necessários à sua aplicação; 3. Desenvolver competências para conceber, projetar e desenvolver investigação científica, com recurso às mais modernas técnicas de investigação em Biotecnologia, nas suas várias vertentes e valorizando a sua multidisciplinaridade (integrando a bioquímica, biologia, e engenharia de bioprocessos), tendo sempre presente um espírito de ética científica; 4. Dar a conhecer oportunidades de negócio e estimular práticas de bioempreendedorismo; 5. Conceber, desenvolver, projetar, implementar e operar sistemas complexos, geradores de valor acrescentado, num contexto de sustentabilidade ambiental e social e de ética profissional e social; 6.Desenvolver capacidades e atitudes que proporcionem, com a necessária proficiência, o desempenho desejável em termos comunicacionais, de trabalho em grupo em ambientes multiculturais e multidisciplinares, na inovação e como agentes de mudança.

· Público alvo

O Mestrado em Biotecnologia prepara profissionais altamente qualificados para desenvolver atividades técnicas e científicas no domínio da Biotecnologia, nomeadamente em organismos públicos, indústrias e empresas de biotecnologia com uma elevada componente de inovação, em particular nas áreas agro-alimentar, farmacêutica e biomédica.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Programa

Bioinformática e Biologia de Sistemas
Introdução à Engenharia Bioquímica
Laboratórios Integrados de Biotecnologia
Separação e Purificação de Bioprodutos
Tecnologia de Cultura de Células
Biotecnologia Molecular Avançada
Laboratórios de Engenharia de Bioprocessos
Projeto em Biotecnologia
Riscos e Recursos Biológicos
Dissertação em Biotecnologia
Empreendedorismo em Biotecnologia e Bioinformática
Gestão Ambiental
Higiene e Segurança Alimentar
Libertação Controlada de Agentes Ativos
Micologia Alimentar
Produtos e Processos Limpos
Técnicas Avançadas em Bioengenharia
Empreendedorismo em Biotecnologia e Bioinformática
Gestão Ambiental
Higiene e Segurança Alimentar
Libertação Controlada de Agentes Ativos
Micologia Alimentar
Produtos e Processos Limpos
Técnicas Avançadas em Bioengenharia

Compare para escolher melhor:
Ver mais