Mestrado em bioquímica

Mestrado

Em Porto

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Porto

  • Início

    Datas a escolher

Promovendo a aquisição de conhecimentos teóricos e metodológicos de nível elevado, o Mestrado em Bioquímica pretende fornecer aos setores relacionados com a Bioquímica, em especial os das ciências da vida e da saúde e os da biotecnologia, pessoal especializado pronto a enveredar por atividades de investigação fundamental ou aplicada ou por funções técnicas altamente diferenciadas.

Porquê um Mestrado em Bioquímica? A Bioquímica tem como objetivo definir e caracterizar todas as biomoléculas, analisando as suas propriedades estruturais/funcionais e as suas interconversões e interações, e visa a compreensão e integração de todos os processos biológicos ao longo de uma escala de complexidade crescente. Por isto, a Bioquímica sempre foi uma área do conhecimento eminentemente multidisciplinar. A compreensão de divisão e diferenciação celular ao nível molecular (fenómenos com implicações que vão desde a oncologia à engenharia de tecidos), a manipulação de moléculas e células tendo em vista a otimização/produção de substâncias com atividade biológica (e.g., desenvolvimento de novos fármacos), o desenvolvimento de estratégias de síntese e purificação de substâncias biológicas, assim como a monitorização dos respetivos processos produtivos, são apenas alguns dos muitos exemplos que requerem, necessária e obrigatoriamente, as competências de um Bioquímico. Faz, assim, todo o sentido formar pessoal especializado nesta área, particularmente treinado na análise crítica e na resolução de problemas bioquímicos ao nível molecular e celular.

O Mestrado em Bioquímica destina-se, especialmente, a todos os detentores de uma Licenciatura em Bioquímica, ou em áreas afins, que pretendam aprofundar e alargar as suas competências visando a prossecução de carreiras profissionais exigentes que requerem um elevado grau de autonomia e uma postura de autoaprendizagem e inovação constante.

Instalações

Localização

Início

Porto
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Possuir uma licenciatura em bioquímica, química, biologia, ciências farmacêuticas, ou áreas afins com forte componente em química e/ou em ciências biológicas, com classificação mínima de 14 valores.
Ser detentor de um currículo escolar, científico ou profissional que a comissão científica do Curso reconheça como suficiente para atestar a capacidade para a realização deste ciclo de estudos. Para os candidatos não detentores do grau à data de candidatura, mas em condições de conclusão até à data de inscrição no ciclo de estudos, deverá ser feita evidência da média curricular à data de candidatura (que terá de ser igual ou superior a 14 valores quando arredondada às unidades), bem como documento comprovativo de aprovação em unidades curriculares (nota, ECTS, área Científica).
Nota 1: Candidatos com classificação inferior a 14 valores poderão eventualmente ser admitidos caso a comissão científica considere o seu curriculum vitæ com sendo relevante. Poderão ainda ser entrevistados, caso a comissão científica considere necessário.

Nota 2: Serão excluídos todos os candidatos que não comprovem ter concluído a licenciatura (ou equivalente) até ao final do prazo de realização da matrícula.
Critérios de Seleção e Seriação
Média de licenciatura ou média das unidades curriculares concluídas no momento da candidatura. (75%)
Adequação da área da licenciatura – pontuado com 2 valores para licenciados em bioquímica, 1 valor para licenciados em química ou biologia, e 0 a 1 valor para outras licenciaturas afins, em função do número de ECTS nas áreas da química e de ciências biológicas. (10%)
Avaliação curricular – pontuado com 0 a 3 valores, em função do curriculum vitae do candidato. Fatores vistos como vantajosos são publicações científicas, participação em congressos, formação extracurricular acreditada, e estágios curriculares no estrangeiro, entre outros. (15%)

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Q4003
Q4003
Bioquímica Computacional
Bioquímica Industrial
Complementos de Biologia Molecular
Análise Instrumental
Opções do 1.º Semestre - M:BIOQ
Farmacologia Molecular e Celular
Estrutura e Função de Proteínas
Opções do 2.º Semestre - M:BIOQ - CB ou ICBAS
Opções do 2.º Semestre - M:BIOQ - Q ou FCUP


Grupo de Alternativas 2.º ano M:BIOQ
CB4002
Genética Médica
Sinalização Molecular
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Q4001
Análise Química Estrutural
Aspetos Químicos e Bioquímicos em Nutrição
Bioinformática
Interfaces e Colóides
Nanoquímica
Química Bioanalítica
Química Medicinal
Quimiometria
Síntese de Fármacos
Qualquer unidade curricular do 2º ciclo da Faculdade de Ciências
CM4000
Biologia da Infeção
Métodos de Investigação em Microscopia
Neuroquímica/Neurobiologia
Oncobiologia
BQ5001
Dissertação
Estágio

Mestrado em bioquímica

Preço para verificar