Mestrado em biologia molecular, biotecnologia e bioempreendedorismo em plantas

• Local

Braga

Datas a escolher

Descrição

O Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas visa a formação e qualificação pós-graduada de recursos humanos nas áreas de bioquímica, biologia molecular e funcional e biotecnologia, complementadas com competências nas áreas do empreendedorismo, de modo a habilitá-los à realização de projetos de I&D com forte componente de inovação. Este curso alia competências do Departamento de Biologia (Escola de Ciências), Departamento de Engenharia Biológica (Escola de Engenharia) e Departamento de Gestão (Escola de Economia e Gestão), utilizando os recursos humanos e materiais existentes nestes Departamentos, e nos centros a eles associados, nas áreas especificas de (a) Biologia Molecular e Biotecnologia Vegetais e áreas afins, (b) Engenharia Bioquímica e Biotecnologia, e (c) Gestão.
Este Mestrado tem a duração de dois anos. As competências adquiridas no primeiro ano poderão, então, ser associadas ao desenvolvimento de projetos de investigação, com a duração de 1 ano, quer sejam de índole mais fundamental ou mais aplicada, seja à escala de laboratório ou mais industrial, ou ao desenvolvimento de ideias de negócio/criação de empresas de base tecnológica. Este ciclo de estudos permite, assim, a definição de um perfil de especialização sólido mas eclético, mais compaginado com desafios da sociedade moderna.

Instalações

Localização

Braga
Ver mapa

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O Mestre em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas será atribuído aos alunos que demonstrem: 1. Possuir competências científicas e tecnológicas nos seguintes domínios: 1.1. bioquímica, metabolismo e metabolómica vegetais; 1.2. biologia funcional e do desenvolvimento de plantas; 1.3. biologia molecular, engenharia genética e bioinformática; 1.4. biotecnologia vegetal; 1.5. processos de separação e processamento de bioprodutos; 1.6. gestão estratégica, marketing, previsão de risco, investigação e planeamento comercial associadas à inovação e empreendedorismo empresarial em biotecnologia molecular, biotecnologia vegetal, ou outro sector de valorização do património vegetal. 2. Saber aplicar esses conhecimentos para resolver problemas específicos na área da Biologia Molecular e Biotecnologia; 3. Saber programar e executar trabalho científico, assim como as estratégias mais adequadas, para responder a um determinado problema; 4. Saber elaborar uma plano de negócio; 5. Recolher, selecionar e interpretar a informação bibliográfica adequada à resolução de problemas específicos; 6. Saber comunicar cientificamente os resultados obtidos em diferentes fóruns científicos.

O Mestrado em Biologia Molecular, Biotecnologia e Bioempreendedorismo em Plantas oferece um plano de estudos, flexível e capacitador de formação de diferentes perfis de profissionais. A aquisição de competências numa área de Biologia Molecular e/ou de Biotecnologia Vegetal potenciam a investigação fundamental ou aplicada nestas áreas. O espírito empreendedor dos alunos é ainda estimulado pelo desenvolvimento de comportamentos e competências empreendedoras, facilitadoras da criação de novos negócios de base biotecnológica. Assim, as saídas profissionais são diversificadas e incluem: a integração em equipas multidisciplinares de investigação em laboratórios públicos ou privados, nacionais ou internacionais; a integração em empresas e indústrias de base biotecnológica; criação de empresas de base biotecnológica.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta