Mestrado em bioinformática  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O projeto de sequenciação do genoma humano constituiu um dos marcos mais significativos da ciência no último século, tendo sido seguido pela sequenciação de inúmeros organismos e pelo aparecimento de novas técnicas que permitem gerar quantidades cada vez maiores de dados. Na investigação biológica e biomédica, a ênfase tem sido colocada na capacidade de rentabilizar todos estes dados, extraindo novas formas de conhecimento dos sistemas biológicos, de forma a melhor compreender os fenómenos moleculares e celulares, melhorando os processos de diagnóstico médico e terapêutica, bem como as técnicas usadas ao nível da Biotecnologia.
A Bioinformática, entendida como a aplicação das Tecnologias da Informação à resolução de problemas no âmbito das ciências biológicas, afirma-se como uma disciplina chave nesta tarefa, que tem sofrido um notável crescimento nos últimos anos, quer ao nível académico quer ao nível de mercado, tanto industrial como de serviços.
Este curso tem como principal objetivo providenciar uma formação de 2º ciclo de qualidade na área da Bioinformática para alunos provenientes de cursos de 1º ciclo das áreas das Tecnologias de Informação e das Ciências e Engenharias Biológicas, tendo duas áreas de especialização para cada um destes perfis de acesso.
O curso inclui um conjunto de unidades curriculares que permitem dar formação básica que complemente a formação de 1º ciclo em áreas nucleares (biológicas ou de computação), que fornecem conhecimentos e competências básicas nos métodos e ferramentas da área da Bioinformática e da análise e mineração de dados biológicos, bem como na modelação de sistemas biológicos. São também trabalhadas competências fundamentais de forma transversal, incluindo competências de investigação e da aplicação industrial destes métodos e tecnologias.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Os objetivos da formação passam por prover os alunos com conhecimento aprofundado e competências adequadas no âmbito dos princípios e técnicas da Bioinformática, permitindo-lhes:
- Desenvolver competências ao nível das áreas das Ciências Biológicas, das Ciências e Tecnologias da Computação e da Matemática, fazendo a sua aplicação em problemas nas áreas biológicas e biomédicas, quer em ambientes de investigação, quer industriais;
- Conhecer as principais classes de problemas em Bioinformática, bem como os métodos computacionais existentes para a sua resolução, selecionando os mais adequados e sendo capaz de desenhar e implementar soluções computacionais para as diversas situações;
- Saber selecionar, aplicar, integrar e avaliar criticamente ferramentas computacionais para a resolução de problemas na área da Bioinformática, sendo capaz de identificar os recursos necessários à sua aplicação.
Competências a adquirir:
- Demonstrar conhecimentos e compreensão de conceitos e factos relacionados com a Bioinformática e suas aplicações, bem como no que diz respeito aos conceitos e métodos subjacentes ao nível das Ciências Biológicas e das Tecnologias da Informação.
- Demonstrar uma visão crítica sobre as aplicações da Bioinformática à investigação biológica atual, percebendo as suas potencialidades e limites.
- Ser capaz de especificar, conceber, implementar e testar aplicações informáticas, com vista à resolução de problemas ao nível da investigação nas Ciências Biológicas e Biomédicas.
- Demonstrar conhecimento sobre técnicas de análise de dados, estatítistica e otimização, sabendo selecionar as mais relevantes no contexto de tarefas biológicas.
O projeto de sequenciação do genCompetências transversais
- Ser capaz de realizar investigação de forma autónoma na área da Bioinformática.
- Ser capaz de se integrar em equipas multidisciplinares.
- Ser capaz de comunicar de forma efetiva oralmente e por escrito.

O crescimento e a evolução da Bioinformática tem-se verificado, entre outros fatores já referidos no capítulo inicial, pelo incremento considerável nas solicitações do mercado de trabalho para profissionais com qualificação nesta área.
O mercado de trabalho destes profissionais inclui, entre outros:
- empresas específicas de Bioinformática e Biologia Computacional;
- companhias farmacêuticas, de Biotecnologia e de outras áreas biomédicas, bioquímicas e biológicas relevantes;
- instituições públicas e privadas de investigação nas áreas das Ciências Biológicas, das Tecnologias de Informação e na área biomédica.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Algoritmos para Análise de Sequências Biológicas
Biologia de Sistemas
Biologia Molecular e Celular
Engenharia Bioquímica
Laboratórios de Bioinformática
Métodos Estatísticos para a Bioinformática
Algoritmos Avançados de Bioinformática
Engenharia Genética
Extração de Conhecimento de Bases de Dados Biológicas
Modelação de Processos Biológicos
Projeto de Bioinformática e Biologia de Sistemas
Dissertação em Bioinformática
Empreendedorismo em Biotecnologia e Bioinformática
Métodos de Investigação em Bioinformática
Sistemas Inteligentes para a Bioinformática

Mestrado em bioinformática  

Preço para verificar