Mestrado em arqueologia  

Mestrado

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho (UM) conheceu a sua 1ª edição no ano letivo de 1993-94. Com a implementação do modelo de Bolonha, o projeto de formação de 2º ciclo foi objeto de uma reestruturação, por forma adequá-lo à realidade orgânica e funcional do novo paradigma e à salvaguarda dos princípios gerais do modelo de formação em arqueologia assumido pela UM, assente num equilíbrio entre uma sólida formação teórico-metodológica, com uma não menos decisiva preparação técnico-prática, alicerçadas ambas numa forte componente laboratorial e de trabalho de campo.
O Curso de Mestrado em Arqueologia tem como objetivo proporcionar um complemento de formação à licenciatura. Assim, o atual plano de estudos procura aliar um complemento de formação no domínio teórico-metodológico, com uma continuada aprendizagem no campo dos métodos e técnicas de investigação e da sua aplicação prática, decisivos no apoio à pesquisa que sustenta a elaboração final dos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio + Relatório. ecionada para as repercussões no domínio da patrimonialização (Património Arqueológico ou Cidade e Centro Histórico).

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Na sua atual configuração, o Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho representa um ciclo de formação, que emerge da necessidade de estruturar uma formação de 2º ciclo que seja complementar à do 1º ciclo, de vocação essencialmente generalista.
Assim, o curso pretende atingir os seguintes objetivos gerais de aprendizagem:
1. aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativamente à formação obtida no 1º ciclo no âmbito da Arqueologia e áreas afins, de modo a habilitar os formandos ao exercício de tarefas de investigação, planificação e gestão da atividade arqueológica;
2. promover novas competências para aplicar e compreender conhecimentos, resolver problemas, lidar com questões complexas, emitir juízos críticos sobre matérias com repercussões éticas e sociais resultantes da prática arqueológica;
3. comunicar informação arqueológica complexa, em diferentes suportes e para diferentes públicos;
4. desenvolver competências profissionais que habilitem os formandos ao pleno exercício da atividade arqueológica nas suas múltiplas dimensões (científica, social, legal e ética), bem como a prática autónoma e responsável da profissão de arqueólogo.

Os detentores do grau de Mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho poderão encontrar saídas profissionais enquanto:
- técnicos superiores de Arqueologia no âmbito da administração central, regiões autónomas, autarquias, museus e da arqueologia empresarial;
- quadros superiores na área das indústrias culturais;
- quadros superiores de gestão integrada do património arqueológico e da arqueologia pública;
- nas carreiras docente, de investigação e técnica dos estabelecimentos de ensino superior.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Seminário de Investigação I
Seminário de Investigação II
Seminário de Investigação III
Cidade e Centro Histórico
Património Arqueológico e Arquitetónico
Direito do Património Arqueológico
Metodologia de Investigação e Projeto em Arqueologia
Sistemas de Informação Geográfica
Trabalhos Práticos
Dissertação / Projeto / Estágio+Relatório
Seminário de Orientação

Mestrado em arqueologia  

Preço para verificar