Universidade do Minho

Mestrado em arqueologia  

Universidade do Minho
Em Braga

Preço para verificar
Ou preferes ligar para o centro agora?

Informação importante

Tipologia Mestrado
Local Braga
Início Datas a escolher
  • Mestrado
  • Braga
  • Início:
    Datas a escolher
Descrição

O Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho (UM) conheceu a sua 1ª edição no ano letivo de 1993-94. Com a implementação do modelo de Bolonha, o projeto de formação de 2º ciclo foi objeto de uma reestruturação, por forma adequá-lo à realidade orgânica e funcional do novo paradigma e à salvaguarda dos princípios gerais do modelo de formação em arqueologia assumido pela UM, assente num equilíbrio entre uma sólida formação teórico-metodológica, com uma não menos decisiva preparação técnico-prática, alicerçadas ambas numa forte componente laboratorial e de trabalho de campo.
O Curso de Mestrado em Arqueologia tem como objetivo proporcionar um complemento de formação à licenciatura. Assim, o atual plano de estudos procura aliar um complemento de formação no domínio teórico-metodológico, com uma continuada aprendizagem no campo dos métodos e técnicas de investigação e da sua aplicação prática, decisivos no apoio à pesquisa que sustenta a elaboração final dos trabalhos de Dissertação/Projeto/Estágio + Relatório. ecionada para as repercussões no domínio da patrimonialização (Património Arqueológico ou Cidade e Centro Histórico).

Instalações (1)
Instalações e datas

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

· Quais são os objetivos deste curso?

Na sua atual configuração, o Curso de Mestrado em Arqueologia da Universidade do Minho representa um ciclo de formação, que emerge da necessidade de estruturar uma formação de 2º ciclo que seja complementar à do 1º ciclo, de vocação essencialmente generalista. Assim, o curso pretende atingir os seguintes objetivos gerais de aprendizagem: 1. aprofundar conhecimentos e capacidades de compreensão relativamente à formação obtida no 1º ciclo no âmbito da Arqueologia e áreas afins, de modo a habilitar os formandos ao exercício de tarefas de investigação, planificação e gestão da atividade arqueológica; 2. promover novas competências para aplicar e compreender conhecimentos, resolver problemas, lidar com questões complexas, emitir juízos críticos sobre matérias com repercussões éticas e sociais resultantes da prática arqueológica; 3. comunicar informação arqueológica complexa, em diferentes suportes e para diferentes públicos; 4. desenvolver competências profissionais que habilitem os formandos ao pleno exercício da atividade arqueológica nas suas múltiplas dimensões (científica, social, legal e ética), bem como a prática autónoma e responsável da profissão de arqueólogo.

· Público alvo

Os detentores do grau de Mestre em Arqueologia pela Universidade do Minho poderão encontrar saídas profissionais enquanto: - técnicos superiores de Arqueologia no âmbito da administração central, regiões autónomas, autarquias, museus e da arqueologia empresarial; - quadros superiores na área das indústrias culturais; - quadros superiores de gestão integrada do património arqueológico e da arqueologia pública; - nas carreiras docente, de investigação e técnica dos estabelecimentos de ensino superior.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Seminário de Investigação I
Seminário de Investigação II
Seminário de Investigação III
Cidade e Centro Histórico
Património Arqueológico e Arquitetónico
Direito do Património Arqueológico
Metodologia de Investigação e Projeto em Arqueologia
Sistemas de Informação Geográfica
Trabalhos Práticos
Dissertação / Projeto / Estágio+Relatório
Seminário de Orientação

Compare para escolher melhor:
Ver mais