Matemática, Arte e Criatividade com uma folha de papel

Curso

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Metodologia

    Online

  • Horário de aulas

    25h

  • Duração

    Flexível

  • Início

    Datas a escolher

  • Campus online

    Sim

  • Envio de material didático

    Sim

  • Serviço de informação

    Sim

  • Aulas virtuais

    Sim

Esta formação tem como finalidade promover a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, bem como da prática pedagógica dos formandos.
A manipulação e a construção de materiais concretos desenvolvem a visualização espacial e tornam a aprendizagem mais significativa e relevante. Em particular, a investigação tem mostrado que a dobragem de papel é uma estratégia vantajosa a acrescentar ao currículo, não só pelo envolvimento dos alunos mas também por lhes proporcionar a possibilidade de fazer previsões, conjeturas e de discutir conceitos matemáticos enquanto constroem os desafios propostos. Desenvolvem ainda destrezas matemáticas fundamentais ao nível da resolução de problemas, da comunicação, e do raciocínio visual.
O recurso a dobragens e recortes na aula de matemática, é uma abordagem motivadora e desafiante para explorar conteúdos matemáticos diversos (e.g. conceitos geométricos, números racionais, isometrias, áreas). Ao mesmo tempo, muitas das dobragens e recortes que se podem utilizar, para além da exploração matemática, envolvem aspetos ligados à criatividade dos alunos e à própria arte.
Deste modo, além de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos pretende-se contribuir para uma maior sensibilização do papel do professor, enquanto principal orquestrador da condução do trabalho dos alunos, ao nível da matemática, dentro e fora da sala de aula.

Instalações

Localização

Início

Online

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico e Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, tendo em conta a investigação em Didática da Matemática, bem como as atuais orientações curriculares para o ensino e aprendizagem da Matemática.
Contribuir para compreender o papel dos recursos didáticos, em particular os materiais manipuláveis nas aprendizagens.
Desenvolver uma relação afetiva positiva dos professores com a Matemática, promovendo a autoconfiança nas suas capacidades como professores desta disciplina.
Contribuir para uma sensibilização dos aspetos estéticos e criativos da Matemática
Promover a melhoria das práticas de sala de aula, tendo em vista o sucesso dos alunos.
Preparar e desenvolver tarefas criativas, para o ensino e aprendizagem da Matemática, recorrendo a uma folha de papel, permitindo refletir criticamente sobre a adequação e potencialidades dessas tarefas.
Utilizar estratégias intuitivas e desafiantes na construção de conceitos matemáticos.
Construir modelos, através das dobragens e recortes, que sejam estéticos e apelativos, e que simultaneamente promovam a articulação de ideias matemáticas.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Matemática
  • Metodologias
  • Natureza
  • Contextos
  • Teórico
  • Criatividade
  • Profissional
  • Prático
  • Educação
  • Quantitativa
  • Análise

Programa

Conteúdos programáticos

Os conteúdos deste programa de formação de professores visam os seguintes domínios:

  • A matemática na e fora da sala de aula
  • Metodologias a privilegiar no ensino e aprendizagem da matemática.
  • O ensino exploratório na aula de matemática
  • As tarefas matemáticas: natureza, contextos e possibilidades de exploração.
  • A criatividade na aula de matemática para ensinar e para aprender
  • Os recursos didáticos
  • As dobragens e os recortes de papel no desenvolvimento de conceitos e capacidades matemáticos

Metodologias de realização da ação

A ação decorrerá de março a dezembro e consistirá em sessões presenciais e trabalho autónomo.
As sessões presenciais serão de carácter essencialmente teórico-prático, tendo por base as principais referências teóricas que suportam a conceção, a realização e a discussão de tarefas. Os professores trabalharão em grupo.
Paralelamente às sessões presenciais, em trabalho autónomo, os professores que frequentarão esta oficina desenvolverão trabalho de preparação e recolha de dados de modo a viabilizar a:

  • Preparação e experimentação de materiais
  • Reflexão individual sobre a experiência desenvolvida e respetivo enquadramento no trabalho de formação

Realizar-se-ão 9 sessões presenciais conjuntas com o formador de 2h cada.
Em julho decorrerá uma sessão coletiva na forma de encontro/seminário com todos os participantes na ação e destinada ao aprofundamento de algumas das temáticas e partilha de ideias. Este seminário, no âmbito da criatividade, terá a duração de 7h.
Paralelamente às sessões presenciais, em trabalho autónomo, os professores desta oficina terão de desenhar uma tarefa que envolva o recurso a dobragens e recortes, explicitando que conceitos matemáticos envolve e como poderá ser explorada com alunos do nível de ensino que lecionam. Valoriza-se tarefas que sejam desafiantes, que promovam a criatividade e que evidenciem ligações com a Arte.

Sessões presenciais : 25h - 18h (9 sessões conjuntas) + 7h (sessão coletiva-encontro)
Sessões autónomas : 25h

Matemática, Arte e Criatividade com uma folha de papel

Preço para verificar