Matemática, Arte e Criatividade com uma folha de papel
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
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Serviço de informação
Sim
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Aulas virtuais
Sim
Esta formação tem como finalidade promover a melhoria das condições de ensino e aprendizagem da matemática dentro e fora da sala de aula, bem como da prática pedagógica dos formandos.
A manipulação e a construção de materiais concretos desenvolvem a visualização espacial e tornam a aprendizagem mais significativa e relevante. Em particular, a investigação tem mostrado que a dobragem de papel é uma estratégia vantajosa a acrescentar ao currículo, não só pelo envolvimento dos alunos mas também por lhes proporcionar a possibilidade de fazer previsões, conjeturas e de discutir conceitos matemáticos enquanto constroem os desafios propostos. Desenvolvem ainda destrezas matemáticas fundamentais ao nível da resolução de problemas, da comunicação, e do raciocínio visual.
O recurso a dobragens e recortes na aula de matemática, é uma abordagem motivadora e desafiante para explorar conteúdos matemáticos diversos (e.g. conceitos geométricos, números racionais, isometrias, áreas). Ao mesmo tempo, muitas das dobragens e recortes que se podem utilizar, para além da exploração matemática, envolvem aspetos ligados à criatividade dos alunos e à própria arte.
Deste modo, além de contribuir para a melhoria das aprendizagens dos alunos pretende-se contribuir para uma maior sensibilização do papel do professor, enquanto principal orquestrador da condução do trabalho dos alunos, ao nível da matemática, dentro e fora da sala de aula.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Promover um aprofundamento do conhecimento matemático, didático e curricular dos Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico e Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, tendo em conta a investigação em Didática da Matemática, bem como as atuais orientações curriculares para o ensino e aprendizagem da Matemática.
Contribuir para compreender o papel dos recursos didáticos, em particular os materiais manipuláveis nas aprendizagens.
Desenvolver uma relação afetiva positiva dos professores com a Matemática, promovendo a autoconfiança nas suas capacidades como professores desta disciplina.
Contribuir para uma sensibilização dos aspetos estéticos e criativos da Matemática
Promover a melhoria das práticas de sala de aula, tendo em vista o sucesso dos alunos.
Preparar e desenvolver tarefas criativas, para o ensino e aprendizagem da Matemática, recorrendo a uma folha de papel, permitindo refletir criticamente sobre a adequação e potencialidades dessas tarefas.
Utilizar estratégias intuitivas e desafiantes na construção de conceitos matemáticos.
Construir modelos, através das dobragens e recortes, que sejam estéticos e apelativos, e que simultaneamente promovam a articulação de ideias matemáticas.
Opiniões
Matérias
- Matemática
- Metodologias
- Natureza
- Contextos
- Teórico
- Criatividade
- Profissional
- Prático
- Educação
- Quantitativa
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
Os conteúdos deste programa de formação de professores visam os seguintes domínios:
- A matemática na e fora da sala de aula
- Metodologias a privilegiar no ensino e aprendizagem da matemática.
- O ensino exploratório na aula de matemática
- As tarefas matemáticas: natureza, contextos e possibilidades de exploração.
- A criatividade na aula de matemática para ensinar e para aprender
- Os recursos didáticos
- As dobragens e os recortes de papel no desenvolvimento de conceitos e capacidades matemáticos
Metodologias de realização da ação
A ação decorrerá de março a dezembro e consistirá em sessões presenciais e trabalho autónomo.
As sessões presenciais serão de carácter essencialmente teórico-prático, tendo por base as principais referências teóricas que suportam a conceção, a realização e a discussão de tarefas. Os professores trabalharão em grupo.
Paralelamente às sessões presenciais, em trabalho autónomo, os professores que frequentarão esta oficina desenvolverão trabalho de preparação e recolha de dados de modo a viabilizar a:
- Preparação e experimentação de materiais
- Reflexão individual sobre a experiência desenvolvida e respetivo enquadramento no trabalho de formação
Realizar-se-ão 9 sessões presenciais conjuntas com o formador de 2h cada.
Em julho decorrerá uma sessão coletiva na forma de encontro/seminário com todos os participantes na ação e destinada ao aprofundamento de algumas das temáticas e partilha de ideias. Este seminário, no âmbito da criatividade, terá a duração de 7h.
Paralelamente às sessões presenciais, em trabalho autónomo, os professores desta oficina terão de desenhar uma tarefa que envolva o recurso a dobragens e recortes, explicitando que conceitos matemáticos envolve e como poderá ser explorada com alunos do nível de ensino que lecionam. Valoriza-se tarefas que sejam desafiantes, que promovam a criatividade e que evidenciem ligações com a Arte.
Sessões presenciais : 25h - 18h (9 sessões conjuntas) + 7h (sessão coletiva-encontro)
Sessões autónomas : 25h
Matemática, Arte e Criatividade com uma folha de papel