Literacia financeira nos primeiros anos – o contributo da Matemática
Curso
Online
Descrição
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Tipologia
Curso
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Nível
Intermediário
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Metodologia
Online
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Horário de aulas
25h
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Duração
Flexível
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Início
Datas a escolher
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Campus online
Sim
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Envio de material didático
Sim
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Serviço de informação
Sim
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Exames presenciais
Sim
Na última década, provavelmente potenciado pelos tempos de crise que o mundo vive, surgiram referências explícitas à iliteracia financeira manifestada por muitos cidadãos, facto que reforçava a sua exclusão financeira e social e dificultava o exercício de uma cidadania informada e plena (OECD, 2005; PISA, 2012). Esta constatação apontava para a necessidade de se capacitarem os jovens, desde cedo, sobre Educação Financeira.
Diferentes organizações e autores problematizam o modo como o tema pode ser abordado na escola, como disciplina, módulo, curso, projeto, seminário, conferência, etc, desde o pré-escolar até ao ensino secundário, e sugerem ligações a diferentes conteúdos curriculares, de entre eles a matemática (Fonseca, Gonçalves, Barbosa, Barbosa, Peixoto, 2015; Ministério da Educação e Ciência, 2013; McCormick, 2009; OECD, 2005; Silva & Powell, 2013).
A OECD (2005) defende a necessidade de se proporcionar a todos os cidadãos informação sobre factos e dados, bem como conhecimento específico para os tornar conscientes das suas possibilidades, das oportunidades financeiras, das escolhas possíveis e das consequências daí decorrentes e do seu papel essencial como agentes de mudança no meio em que se integram (Carver, 1997).
O Ministério da Educação e Ciência preocupou-se em organizar o Referencial de Educação Financeira (REF) (Ministério da Educação e Ciência, 2013) no sentido de apresentar um guião com temas, subtemas e conteúdos a trabalhar com crianças e alunos, desde o pré-escolar até ao 12º ano de escolaridade, no sentido de permitir a aquisição de conhecimentos na área financeira. Apesar da existência deste documento a temática da Educação Financeira, aliando-se à Educação Crítica (Skovsmose, 2001) o que implica maior justiça social, maior equidade, melhores oportunidades para todos, ainda não é uma realidade explorada nas escolas, no âmbito da Educação par a cidadania.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
- distinguir literacia financeira de educação financeira;
- aprofundar os seus conhecimentos sobre educação financeira;
- analisar o Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013);
- analisar tarefas de educação financeira para crianças dos 3 aos 12 anos;
- desenhar sequências didáticas para os seus alunos, com interligação particular à matemática, tendo por base o Referencial de Educação Financeira;
- partilhar e discutir com os seus pares as sequências desenhadas;
- organizar o ambiente de ensino de modo a propiciar aprendizagens sobre educação financeira, realçando os aspetos críticos e éticos
- contactar com boas práticas de educação financeira, em contextos educativos dos 3 aos 12 anos, numa perspetiva reflexiva.
Opiniões
Matérias
- Oficina
- Financeira
- Planejamento
- Metodologias
- Teórica
- Prática
- Educação
- Quantitativa
- Profissional
- Análise
Programa
Conteúdos programáticos
Os conteúdos a trabalhar nesta oficina de formação de educadores e professores são os seguintes:
- Literacia financeira – Educação financeira.
- Referencial da Educação Financeira.
- Valor. O valor do dinheiro. História do dinheiro. Meios de pagamento.
- Querer versus precisar. Necessidade versus desejo.
- Planeamento. Orçamento. Poupança.
- Consumo. Consumo informado.
- Propostas didáticas para a Educação Financeira com alunos dos 3 aos 12 anos.
Metodologias de realização da ação
A ação consistirá em sessões presenciais (25 horas) e trabalho autónomo (25 horas).
As sessões presenciais serão de natureza teórico-prática. Os professores trabalharão em pequenos grupos.
Sequencialmente às sessões presenciais os formandos desta oficina trabalharão, autonomamente, com os seus alunos em contexto de escola, temáticas de Educação Financeira, com base no Referencial de Educação Financeira (MEC, 2013), para as quais desenharam uma sequência didática. Na última sessão presencial da Oficina os formandos apresentarão as sequências didáticas que desenharam e implementaram com os seus alunos. Partilharão com os restantes formandos a avaliação sobre a adequação das sequências desenhadas e o seu impacto no desenvolvimento da literacia financeira dos respetivos alunos.
Avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos será contínua e conta com a sua participação em todas as atividades a desenvolver ao longo das sessões presenciais. Conta também com uma vertente individual que constará no desenvolvimento de uma sequência didática para aplicação do Referencial de Educação Financeira aos alunos, adequando ao nível de escolaridade e ao contexto educativo, de cada um dos formandos.
O trabalho desenvolvido será partilhado com os restantes formandos na sessão final.
Cada formando apresenta ainda um relatório escrito com análise SWOT sobre o trabalho desenvolvido.
Os trabalhos produzidos pelos formandos, bem como a assiduidade e a participação na ação serão avaliados em termos quantitativos, na escala de 1 a 10, de acordo com a Carta Circular CCPFC-3/2007 e o estipulado no nº3 do artº 13º do RJFCP.
Informação adicional
Literacia financeira nos primeiros anos – o contributo da Matemática