Licenciatura em teatro  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

Um dos problemas históricos da formação avançada na área dos estudos teatrais, em Portugal, tem sido a separação entre a formação prática, por um lado, e a formação académica, por outro. Este ciclo de estudos, com um perfil curricular único no país, visa responder a esta situação com uma abordagem assente na complementaridade e intersecção entre a vertente prática e a dimensão teórica, formando artistas que refletem sobre a sua prática à luz de tendências teatrais contemporâneas e munidos de conhecimentos práticos sobre a performance teatral no contexto atual. Os seis laboratórios semestrais do curso constituem o eixo nodal da sua estrutura curricular e constroem uma interface cultural que se pretende aberta à restante academia e à própria comunidade urbana e regional. As restantes unidades curriculares semestrais encontram-se articuladas numa lógica transversal, sincrónica e diacrónica, visando proporcionar ao estudante, em cada semestre, uma formação que faz convergir os conteúdos de teor mais literário e teórico, da história à dramaturgia, da estética à teoria da performance, e os conhecimentos de ordem mais aplicada, como sejam os estudos de interpretação, a cenografia ou o teatro para o desenvolvimento. A opção de integrar o estudo do teatro no âmbito das artes performativas decorre do reconhecimento de que a experiência teatral é para ser pensada, cada vez mais, como uma voluta interdisciplinar e intercultural que desafia as fronteiras entre o teatro, a dança, a arquitetura e a música, bem como as fronteiras nacionais.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Conhecimento e capacidade de compreensão
1. Desenvolver os conteúdos adquiridos ao longo dos ciclos de formação anteriores a esta licenciatura, manifestando autonomia e proficiência na aquisição, compreensão e aplicação de conhecimentos.
2. Adquirir e aplicar uma sólida informação bibliográfica, com pleno domínio do vocabulário técnico inerente à teoria e prática teatrais.
Aplicação de conhecimentos e compreensão
3. Adquirir capacidade técnica e maturidade artística para levar a cabo umas gama alragada de projetos criativos nas diversas modalidades afectas à prática teatral (dramaturgia, encenação, interpretação, cenografia).
4. Compreender e integrar a dinâmica social de um projecto de criação coletiva, seja na sua vertente interna, na organização do grupo de trabalho, seja na sua dimensão externa, atenta à realidade social envolvente e ciente das suas possibilidades de intervenção enquanto agente cultural.
Realização de julgamento / tomada de decisões
5. Adquirir capacidade para articular e compor um discurso crítico sobre o espetáculo teatral.
Comunicação
6. Manipular, com desenvoltura, os instrumentos biliográficos, argumentativos e conceptuais necessários para a transmissão de informação a um público diversificado, e, em particular, com vista à resolução de problemas envolvidos em projetos de criação coletiva, sendo capaz de identificar problemas e projetar soluções.
Competências de auto-aprendizagem
7. Adquirir a capacidade de desenvolver os conteúdos programáticos lecionados, as metodologias de criação e crítica, acumulando ferramentas conceptuais e artísticas que conduzam à criação teoricamente sustentada de projetos criativos na área do teatro e da performance.
8. Reconhecer, articular e ser capaz de integrar profissionalmente a diversidade de valências, técnicas, artísticas e teóricas, que compõem o fenómeno teatral.

A Licenciatura em Teatro da Universidade do Minho começou a funcionar em 2012 e oferece uma formação artística de qualidade aos estudantes que pretenderem seguir carreiras profissionais no teatro como atores, encenadores, cenógrafos, dramaturgos e críticos. Com este curso, poderão ainda escolher a via do ensino, direção de atores, assistentes de encenação, programadores ou produtores teatrais.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Espaço e Performance 1
História das Artes do Espetáculo 1
Introdução ao Estudo da Performance
Laboratório 1
Teatro e Sociedade
Crítica do Espetáculo
Escrita Dramática e Dramaturgia 1
História das Artes do Espetáculo 2
Laboratório 2
Teatro Português
Culturas Teatrais 1
Escrita Dramática e Dramaturgia 2
Estudos em Interpretação 1
História das Artes do Espetáculo 3
Laboratório 3
Culturas Teatrais 2
Estética do Teatro
Estudos em Interpretação 2
História das Artes do Espetáculo 4
Laboratório 4
Estudos em Interpretação 3
História das Artes do Espetáculo 5
Laboratório 5
Teatro para o Desenvolvimento
Estética
Estudos em Interpretação 4
História das Artes do Espetáculo 6
Laboratório 6
Teatro e Música
Teorias da Performance

Licenciatura em teatro  

Preço para verificar