Licenciatura Em Engenharia Civil

Licenciatura

Em Funchal

8001-9000 €

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Funchal

  • Duração

    3 Anos

  • Início

    01/09/2024

A Engenharia Civil é o ramo da engenharia que engloba a conceção, o projeto, construção e manutenção de todos os tipos de infraestrutura necessários ao bem estar e ao desenvolvimento da sociedade, além da preservação do ambiente natural. Têm um papel significativo na construção da sociedade moderna com um futuro sustentável, ao longo do curso são estudadas, debatidas e promovidas as boas práticas de proteção do meio ambiente. Para além dos edifícios onde vivemos e das estradas e pontes que utilizamos diariamente, a sociedade depende dos Engenheiros Civis para o fornecimento de água potável, energia, gestão de resíduos e outros.
Em geral, um engenheiro civil deve ser um profissional devidamente preparado com base em aspetos teóricos que lhe conferem uma habilidade de análise racional das situações. Desta forma, é necessária uma sólida formação em ciências exatas, especialmente matemática e física. Além disso, o profissional deve seguir um código de ética e deontologia, dada a importância de sua função na sociedade, que inclui realizar seu trabalho de forma responsável e exímia. Um atributo indispensável ao engenheiro civil é a sua capacidade de comunicação e liderança, visto que frequentemente é necessária a coordenação de profissionais de diferentes especialidades.
O ciclo de estudos orientado para a obtenção do grau de licenciado em Engenharia Civil compreende 6 semestres (3 anos letivos), sendo concedido o grau a quem nele obtiver 180 ECTS.
Este curso pretende dotar os estudantes de conhecimentos anteriormente descritos, tendo como principal objetivo formar profissionais com um elevado grau de competência, capazes de responder aos desafios colocados pelo mercado de trabalho, tanto a nível nacional como internacional.
Ao longo do curso os alunos são preparados e incentivados para uma aprendizagem ao longo da vida, a qual permitirá fortalecer as suas capacidades de resolver os desafios que a evolução da sociedade inevitavelmente colocará.

Instalações

Localização

Início

Funchal (Madeira)
Ver mapa

Início

01 Set 2024Inscrições abertas

A ter em conta

Os licenciados deste curso terão capacidades para: exercer funções em gabinetes de engenharia, empresas de construção, empresas de fiscalização de obras; exercer funções em serviços de administração central e regional; participar na atividade de construção em diversas áreas como: estruturas, construções civis, geotecnia, fundações, hidráulica, vias de comunicação, planeamento regional e urbano, sustentabilidade e impacto ambiental, entre outras.

Este curso é dirigido a quem se preocupa com a problemática da sustentabilidade e ambiciona desenvolver o seu conhecimento e sentido crítico na área da Engenharia Civil.
Podem candidatar-se a este curso os alunos que se candidatem através do Concurso Nacional de Acesso e tenham aprovação a uma das provas de ingresso exigidas. Os candidatos poderão ainda ingressar através dos regimes de mudança de instituição/curso, através de um dos Concursos Especiais em vigor ou através do Estatuto de Estudante Internacional.

Una vez que solicites información por medio del catálogo de Emagister.com.pt el centro se pondrá en contacto contigo para informarte del proceso de matriculación.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Recursos Hídricos
  • Ambiente
  • Mecânica dos Solos
  • Betão Armado
  • Física das Construções
  • Geográfica Hidráulica
  • Ferramentas Analíticas
  • Topografia Materiais
  • Resistência dos Materiais
  • Estatística

Professores

Sérgio Lousada

Sérgio Lousada

Diretor Curso

Programa

1º ANO

1º SEMESTRE

Cálculo I

Paradigmas da Programação

Desenho Técnico e Assistido por Computador

Optativa Grupo A

2º SEMESTRE

Cálculo II

Estática das Estruturas

Optativa Grupo B

Mecânica e Ondas

OPTATIVAS GRUPO A : Ciências Experimentais, Ferramentas Analíticas para Engenheiros

OPTATIVAS GRUPO B : Métodos Numéricos e Investigação Operacional

2º ANO

1º SEMESTRE

Cálculo III

Mecânica dos Meios Contínuos

Resistência dos Materiais I

Optativa Grupo C

2º SEMESTRE

Probabilidades e Estatística

Resistência dos Materiais II

Geologia da Engenharia e Topografia

Materiais de Construção

OPTATIVAS GRUPO C : Ciências Experimentais, Ferramentas Analíticas para Engenheiros

3º ANO

1º SEMESTRE

Planeamento Regional e Urbano e Sistemas de Informação Geográfica

Hidráulica

Teoria das Estruturas

Física das Construções

2º SEMESTRE

Transportes e Vias de Comunicação

Betão Armado

Mecânica dos Solos e das Rochas

Hidrologia, Recursos Hídricos e Ambiente

Licenciatura Em Engenharia Civil

8001-9000 €