Licenciatura em direito - pós-laboral  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

O Curso de Direito da Universidade do Minho foi a terceira licenciatura em Direito criada em universidades estaduais portuguesas.
No ano letivo de 2006/07 a Escola de Direito da Universidade do Minho foi a primeira faculdade de direito pública a adotar um plano de estudos adequado a Bolonha.
O plano de estudos tem a duração de quatro anos (oito semestres), assegurando ao estudante a formação estruturante necessária a um Jurista e conferindo o grau de Licenciado em Direito.
Os dois primeiros anos do plano de estudos fornecem ao estudante uma sólida formação de base, privilegiando-se as UC da área das Ciências Jurídico Gerais, assegurando os dois últimos anos uma formação mais especializada, tanto nas áreas de Direito Público como de Direito Privado.
Existem ainda UC de opção nos primeiros dois anos do curso, permitindo ao estudante complementar a sua formação base com outras áreas de direito mais específicas ou outras áreas de conhecimento como, por exemplo, Inglês Jurídico e Alemão Jurídico.
O plano de estudos está estruturado em UC anuais e semestrais com aulas presenciais teóricas e práticas semanais. A avaliação tende a ser periódica, por provas escritas (e, eventualmente, orais, e/ou apresentação de trabalhos) a realizar pelo estudante ao longo do período de lecionação.
A lecionação é frequentemente complementada com atividades organizadas pelos docentes das UC, em benefício da formação do estudante, realizadas fora do contexto de sala de aulas, nomeadamente através de visitas a instituições (como Tribunais e outros órgãos de soberania, estabelecimentos penitenciários) e com a participação dos estudantes em conferências, colóquios/workshops ou outras iniciativas.
A Escola de Direito é constituída por um corpo docente e de funcionários qualificado e empenhado, estando instalada num edifício recente e moderno, dotado de infraestruturas adequadas, como auditórios e bibliotecas, e de equipamentos informáticos atualizados.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O licenciado em Direito deverá ser capaz de:
1. Possuir sólidos conhecimentos e capacidade de compreensão das diferentes áreas jurídicas, apoiando-se em materiais de ensino de nível avançado;
2. Analisar diferentes documentos jurídicos, designadamente legislação (nacional e internacional), doutrina (nacional e internacional) e decisões judiciais (nacionais e internacionais);
3. Recolher, selecionar e interpretar a informação jurídica que o habilite a fundamentar as suas posições;
4. Atender na sua atividade profissional a uma análise multidisciplinar, incluindo os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
5. Aplicar os conhecimentos adquiridos e as capacidades de compreensão e de argumentação de forma a resolver problemas jurídicos e casos reais;
6. Comunicar informação, ideias problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
7. Desenvolver competências que lhe permitam uma aprendizagem contínua e atualista com elevado grau de autonomia, atendendo à rapidez das mudanças de paradigmas legais;
8. Enfrentar desafios internacionais, utilizando as competências adquiridas em sede de estudo de línguas jurídicas estrangeiras.

O curso forma juristas com sólidos conhecimentos de base, segundo padrões de elevada exigência e rigor académico, preparando-os não só para o exercício das clássicas profissões que decorrem da obtenção de uma Licenciatura em Direito, nomeadamente, Magistratura, Advocacia, Administração Pública, Polícia Judiciária e Registos e Notariado, bem como para o exercício de atividades mais inovadoras, em clara expansão, no domínio do aconselhamento e fundamentação de decisões nas organizações privadas e públicas, nacionais e internacionais.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Direito Constitucional
História do Direito
Introdução ao Estudo do Direito
Economia Política
Filosofia Política
Finanças Públicas
Alemão Jurídico
Direito Comparado
Direito da Organização Administrativa
Direito das Pessoas
Inglês Jurídico
Direito Administrativo
Teoria Geral do Direito Civil
Direito Internacional Público
Alemão Jurídico
Criminologia
Direito da Responsabilidade Civil
Direito do Ambiente
Direito Económico
Inglês Jurídico
Teoria Geral do Processo
Direito da União Europeia
Direito Fiscal I
Direitos Fundamentais
Direito das Obrigações
Direito Penal I
Direito Processual Civil - Declaratório
Direito Fiscal II
Direitos Reais
Direito Processual Administrativo
Direito Comercial
Direito da Família e Sucessões
Direito do Trabalho
Direito Penal II
Direito Processual Civil - Executivo
Direito Internacional Privado
Direito Processual Penal
Metodologia do Direito

Licenciatura em direito - pós-laboral  

Preço para verificar