Licenciatura em design de produto  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

Descrição

A licenciatura em Design de Produto forma designers habilitados a conceber produtos atrativos, duráveis e económicos, que se constituam como mais-valias na indústria e na sociedade. O desenvolvimento das competências necessárias a estes profissionais consiste numa aprendizagem teórica, teórico-prática e prático-laboratorial, que se desenvolve e aprofunda ao longo do curso. O conhecimento das potencialidades e das limitações dos materiais, bem como das respetivas tecnologias de manipulação e fabrico, prepara estes Licenciados para a criação de soluções inovadoras através do desenvolvimento integrado de projetos (conceção-fabrico-montagem-distribuição) em gabinetes de Design, no sector industrial e em Unidades de I&D.
Ao longo do curso os alunos serão convidados a desenvolverem um vasto conjunto de competências transversais, que vão desde o projeto, desenho, a história, a teoria, a ergonomia, a psicologia, o marketing, a economia e gestão, os materiais, a prototipagem e as tecnologias de fabrico. Muito deste trabalho tem lugar nas oficinas e laboratórios do Instituto de Design.
O curso baseia-se numa aprendizagem ativa ("aprender fazendo"), na comunicação direta entre os alunos e os docentes, no desenvolvimento de competências profissionais e numa ligação forte com a prática profissional. O exercício de projeto, característica truncal do curso, combina teoria e prática, trabalho em equipa e contato intenso com o corpo docente, com outros projetos de investigação em curso na Universidade, bem como com o tecido empresarial envolvente.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Conceber e projectar produtos atractivos, duráveis e económicos, adequados à produção industrial 2. Recolher e sistematizar diferentes tipos de informação, refletindo sobre temáticas transdisciplinares 3. Criar capacidades de interacção com as áreas envolventes nos domínios dos materiais e tecnologias 4. Realizar leituras semióticas passíveis de exteriorizar correntes de tendências, ao nível da linguagem visual ou do conceito 5. Analisar de modo crítico as características tangíveis e intangíveis dos produtos 6. Produzir protótipos e portfolios para a apresentação de trabalhos 7. Utilizar estratégias de comunicação adequadas a diferentes contextos 8. Ponderar as questões éticas, sociais, ambientais e culturais relacionadas com a prática do design de produto 9. Entender a prática profissional de um designer num contexto multidisciplinar

Os Designers de Produto formados pela Universidade do Minho estão habilitados ao exercício duma atividade profissional muito versátil, ao serviço de empresas industriais, gabinetes de design e de arquitetura, empresas de engenharia, organizações governamentais ou organizações sem fins lucrativos, bem como investigação em Unidades de I&D. Podem exercê-la enquanto quadros técnicos em instituições e empresas ou enquanto profissionais liberais, encontrando-se aptos a desenvolver atividades ligadas ao projeto, ao ensino superior e à investigação. Estão também habilitados para a docência em vários graus de ensino.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Somente publicamos o teu nome e pergunta

Programa

Desenho de Observação
História do Design de Produto
Projeto - Conceito e Forma
Teoria do Design de Produto
Análise da Forma
Desenho
Ergonomia no Design
Pessoas e Produtos
Projeto - O Uso e a Identidade
Estratégia e Marketing de Novos Produtos
Laboratório de Materiais
Modelação e Representação Digital
Projeto - Funcionalidade
Componentes e Mecanismos
Formas e Técnicas do Digital
Laboratório de Processamento, Montagem e Acabamentos
Projeto - Construção
Eco-design
Gestão Industrial
Inovação e Qualidade
Projeto - Produtos
Prototipagem e Fabrico Rápido
Projeto - Indústria
Seminário
Análise de Dados com Software Estatístico: SPSS e R
Gestão de Ativos
Gestão do Conhecimento e da Inovação
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico

Licenciatura em design de produto  

Preço para verificar