Licenciatura em design e marketing de moda
Licenciatura
Em Braga

Descrição
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Tipologia
Licenciatura
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Local
Braga
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Início
Datas a escolher
Foco, domínios de estudo e competências:
No design de moda as correntes que se têm vindo a formar, no sentido de maior variedade e diversidade de ofertas, levam a que as colecções de produtos de moda (entendidos aqui como tecidos, vestuário e acessórios) sejam cada vez mais diferenciadas. Nesta abordagem a licenciatura em Design e Marketing de Moda da Universidade do Minho tem como objetivo a formação de designers de moda com sólidos conhecimentos integrados sobre o utilizador, o mercado, os materiais, as tecnologias e os processos envolvidos na produção e desenvolvimento dos produtos de moda. Este perfil de conhecimentos aliados a competências transversais (como: o trabalho em equipa; a gestão de projetos e de tempo; a capacidade de comunicação e apresentação de trabalhos oral e escrita) permite uma abordagem inovadora e holística ao design de produtos de moda. O foco principal do curso é dotar os licenciados de competências que lhes permitam criar novos produtos, bem como coleções e marcas de vestuário e acessórios, com um design de qualidade, considerando a sustentabilidade, elevada rentabilidade e correctamente direccionados para os mercados-alvo.
Estrutura Curricular:
O curso de Licenciatura em Design e Marketing de Moda encontra-se estruturado em três anos lectivos e organiza-se pelo sistema de unidades de crédito, num total de 180 ECTS.
O curso organiza-se em torno dos projetos interdisciplinares em design (elemento fundamental e diferenciador do ensino) que ocorrem semestralmente nos dois primeiros anos e que no último ano assume um carácter anual. Simultaneamente cada semestre é composto por unidades curriculares (UC) individuais que vão ajudando a organizar os projetos interdisciplinares integrando-o. Estes projetos pautam-se por uma estratégia de ensino baseado em problemas que visa levar os alunos a desenvolverem, de forma progressiva, as competências em design de moda.
Métodos atividades e recursos:
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Os objetivos principais do curso de 1º ciclo em Design e Marketing de Moda são conferir ao designer de moda competências: 1. no domínio da compreensão das reais necessidades e desejos do utilizador; 2. no domínio do conhecimento sobre o modo como o utilizador interage com os produtos bens ou serviços e como percepciona valor ao produto; 3. no domínio da compreensão dos materiais, tecnologias e processos envolvidos na produção e desenvolvimento de produtos de moda; 4. no domínio da compreensão da importância do design para a sustentabilidade; 5. em enquadrar o seu trabalho nas correntes de design contemporâneo, ao que se aliam as capacidades de trabalhar em equipa, particularmente nas multidisciplinares.
As saídas profissionais dos licenciados são muito diversificadas e incluem: - gabinetes de criação de produtos de moda, - empresas industriais têxteis, de vestuário de moda, de desporto, de acessórios de moda (calçado, malas, cintos, chapéus e outros) e de vestuário de proteção, - empresas de distribuição e de comercialização (grande distribuição, cadeias de lojas, retalho especializado, empresas de venda por catálogo, ...), - ensino especializado e formação profissional, - centros de investigação, em Portugal e em todos os Estados da União Europeia.
Opiniões
Programa
Design, Cultura e Sociedade
Projeto Interdisciplinar em Design I
Tecnologias Informáticas de Apoio ao Design
Teoria e História do Design de Moda
Desenho de Figura
Materiais e Processos Têxteis I
O Sistema da Moda e o Mercado Global Têxtil
Princípios de Estética e de Cor
Projeto Interdisciplinar em Design II
Design Têxtil - Tecidos e Malhas
Introdução à Estatística
Materiais e Processos Têxteis II
Projeto Interdisciplinar em Design III
Psicologia e Sociologia do Consumo e da Moda
Design de Vestuário I
Design Têxtil - Estamparia
Marketing de Moda
Materiais e Processos Têxteis III
Projeto Interdisciplinar em Design IV
Projeto Interdisciplinar em Design V
Design de Acessórios I
Design de Vestuário II
Materiais e Processos Têxteis IV
Tendências de Moda e Semiótica
Conforto e Fisiologia do Vestuário
Criação de Coleções
Design de Acessórios II
Gestão da Produção e de Projetos
Análise de Dados com Software Estatístico: SPSS e R
Gestão de Ativos
Gestão do Conhecimento e da Inovação
Licenciatura em design e marketing de moda