Licenciatura em criminologia e justiça criminal  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

A Licenciatura de Criminologia e Justiça Criminal apresenta como desiderato principal capacitar os seus licenciados para uma global compreensão do crime nas suas múltiplas dimensões, desenvolvendo nestes as necessárias aptidões reflexivas e críticas para o desempenho de tal objetivo.
Assenta fundamentalmente nas áreas do direito, psicologia e sociologia.
Visa dotar os seus graduados de capacidades compreensivas da fenomenologia criminal, permitindo-lhes a resolução de problemas neste domínio, quer num plano teórico, quer ao nível prático, desenvolvendo para tal metodologias quantitativas e qualitativas, ao mesmo tempo que lhes pretende possibilitar uma capacidade permanente de se adaptarem a novos desafios, quer em termos teóricos, quer no âmbito profissional.
A estrutura curricular desta licenciatura assenta predominantemente nas áreas do direito e da psicologia, ainda que com um contributo importante da sociologia, abrangendo ainda a medicina, ciências da comunicação , matemática, entre outras. No primeiro ano apresenta um núcleo de disciplinas de base. Com a progressão do curso, surgem disciplinas mais específicas, visando-se deste modo capacitar o licenciado para o exercício de atividades, tais como participação em ações de prevenção do crime no âmbito da atividade policial, atuações no domínio da reinserção social, desenvolvimento de atividades de planeamento e prevenção de riscos em organismos públicos e privados, delineação de estratégias de segurança, apoio à vítima, etc..
A licenciatura em causa dispõe de um valioso e estável quadro de docentes, altamente qualificados, que levam a cabo juntamente com o corpo discente, nomeadamente, a prossecução dos objetivos acima referidos. Para tal, também se utilizam as amplas estruturas de apoio logístico existentes: salas de aulas, meios informáticos, salas de seminários, etc

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Com a licenciatura em Criminologia e Justiça Criminal visa-se fundamentalmente obter os seguintes objetivos:
1. Antes de mais, procura-se dotar o Licenciado de uma sólida perspetiva do fenômeno criminal, latamente entendido, no plano da compreensão dos fatores a ele inerentes.
2. O entendimento da fenomenologia jurídica ligada ao crime é naturalmente um objetivo essencial, procurando-se deste modo entender as razões de fundo e de natureza específica ligadas a este domínio.
3. Fundamental igualmente é a penetração da realidade criminal pela área da psicologia (latamente considerada), onde aspetos como os domínios da prova, bases neuropsicológicas do crime, processos de reinserção social, entre outros, se revelam de importância extrema, quer num plano teórico, quer no âmbito prático e profissional.
4. De muita importância também se reveste a perspetiva sociológica, não apenas em termos teóricos mas igualmente no âmbito prático, enquanto aspeto largamente condicionador da fenomenologia criminal e de que o estudante deve ser devidamente formado.
5. A vitimologia é igualmente algo de fundamental no curso em causa, visando-se a compreensão deste fenômeno em todas as suas dinâmicas.
6. Os aspetos metodológicos (quantitativos e qualitativos) são naturalmente objetivos fulcrais para o entendimento também operativo do curso por parte dos seus alunos.
7. Pretende-se, por outro lado, dotar os licenciados de amplas capacidades de intervenção, nomeadamente no plano profissional, através do desenvolvimento das suas capacidades no sentido de prevenção de riscos inerentes à fenomenologia criminal, apoio à reinserção social, ajuda à vítima, desenvolvimento de estratégias de segurança, etc.
8. O desenvolvimento das capacidades comunicativas dos discentes apresenta-se como um fator fundamental, a par do investimento na sua formação contínua.

Os licenciados deste curso estão habilitados a exercerem funções de natureza preventiva e reativa, no âmbito da ação das polícias (GNR, PSP, PJ, SEF, ASAE, etc.); no quadro de funcionamento de organismos públicos, em termos de diagnóstico e prevenção da criminalidade; no seio de gabinetes ministeriais, nomeadamente, na prevenção e estudo da criminalidade em sentido lato; no domínio da organizações privadas, no plano, mormente, da definição de estratégias de segurança e prevenção do crime; no âmbito da reinserção social, promovendo a integração social dos reclusos e auxiliando na gestão dos estabelecimentos prisionais; na área de apoio à vítima, contribuindo para a sua proteção, tanto num plano reativo, como também no domínio meramente preventivo.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Direito Constitucional
Direito Penal I
Introdução à Criminologia
Introdução ao Direito
Métodos Quantitativos e Qualitativos
Sociologia do Crime
Bases Neuro-psicológicas do Crime
Direito Penal II
Filosofia do Direito
Investigação Aplicada em Criminologia
Psicologia Criminal e do Ofensor
Ambiente e Energia
Corpo, Género e Sexualidade
Educação e Desenvolvimento Interpessoal em Contexto Universitário
Língua e Cultura Galegas
Ótica Aplicada para Fotografia Digital
Princípios de Economia
Segurança e Saúde do Trabalho
Tribunais Internacionais
Antropologia Jurídica
Criminologia Ambiental
Delinquência Juvenil
Direito da Família e Menores
Direito Processual Penal I
Teoria da Prova
Criminologia Crítica
Direito Penal III
Direito Processual Penal II
Direitos Fundamentais
Psicologia da Memória e do Testemunho
Vitimologia
Crime e Representações Mediáticas
Direito Penal Económico e Organizado
Direito, Crime e Literatura
Medicina Legal e Ciências Forenses
Perfis Criminais e Cena do Crime
Prevenção do Crime
Estudos Prisionais e Reinserção Social
Justiça Restaurativa
Psicologia Penitenciária
Psicologia Policial e das Forças de Segurança
Psicopatologia, Dependências e Crime
Cibercriminalidade
Criminalidade Organizada
Criminalidade sexual
Desigualdades Sociais e Políticas Públicas
Direito Penal Internacional e Humanitário
Direito Penitenciário
Metodologias Participativas e de Intervenção
Política Criminal
Seminários Livres
Técnicas de Investigação Criminal
Terrorismo

Licenciatura em criminologia e justiça criminal  

Preço para verificar