Licenciatura em comunicação e media
Licenciatura
Em Leiria
Descrição
-
Tipologia
Licenciatura
-
Local
Leiria
-
Início
Datas a escolher
Objetivos
O curso pretende formar profissionais com sólida formação teórica e prática na área da comunicação e dos media. Desenvolvem-se competências para a atuação profissional nos subdomínios do jornalismo e da produção de informação, da gestão de comunicação e comunicação estratégica, valorizando-se a capacidade de produção em diferentes linguagens e tecnologias.
O plano curricular visa dotar os estudantes das seguintes aptidões e conhecimentos:
Conhecer a história e as dinâmicas de evolução do universo da comunicação e dos media;
Distinguir as finalidades e características específicas dos subdomínios e profissões da área da comunicação;
Conhecer a estrutura dos meios de comunicação, seus principais formatos e dinâmicas de funcionamento;
Conceber, planificar e produzir conteúdos adequados a diferentes áreas de atuação profissional (informação e gestão de comunicação);
Identificar as características dos meios e dominar as tecnologias de produção de soluções adequadas a diferentes objetivos e suportes (impressos, áudio, vídeo, digitais);
Desenvolver competências de conceção e produção de soluções adequadas a ambientes multi-meios;
Desenvolver competências de análise crítica e revisão de projetos;
Conhecer os enquadramentos legais e deontológicos da atuação profissional na área;
Compreender dinâmicas políticas, económicas e culturais das sociedades contemporâneas;
Refletir sobre tecnologias e discursos dos media e seus impactos sociais;
Analisar processos e contextos de receção de produtos de media;
Desenvolver competências de investigação na área da comunicação;
Explorar competências de análise crítica e auto-reflexão orientadoras da atuação e desenvolvimento profissional.
Área de estudo
Ciências da Comunicação
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Saídas profissionais
Jornalismo
Produção de Informação
Gestão de Comunicação
Comunicação Estratégica
Publicidade
Relações Públicas
Assessoria de Comunicação
Gestão e Produção de Conteúdos Audiovisuais e Multimédia
Órgãos de Comunicação Social (Imprensa, Rádio, TV, Multimédia)
Agências de Comunicação, Publicidade e Assessoria
Gabinetes de Comunicação (entidades públicas e privadas)
Setor empresarial em geral (gestão de comunicação e comunicação estratégica)
Agências de Design
Empresas de produção multimédia
Empresas de produção e distribuição de conteúdos
Condições de acesso
Prova de ingresso
Uma das seguintes provas:
(04) Economia
(06) Filosofia
(11) História
(18) Português
Consulte a Deliberação nº 174_2018 que estabelece a correspondência entre os exames nacionais do ensino secundário e as provas de ingresso na candidatura de 2018/2019.
Preferência regional
Área de influência: Coimbra, Leiria, Lisboa e Santarém.
Vagas: 30%
Classificações mínimas
Nota de candidatura: 100 pontos
Provas de ingresso: 95 pontos
Fórmula de cálculo
Média do secundário: 65%
Provas de ingresso: 35%
Estudante internacional
Opiniões
Programa
Teorias da Comunicação
História e Dinâmicas dos Media
História Contemporânea
Teoria e Prática da Imagem
Língua Estrangeira I
Investigação em Ciências Sociais e em Comunicação
Informação e Géneros Jornalísticos
Marketing e Comunicação Integrada
Semiótica
Escrita e Meios Audiovisuais
Língua Estrangeira II
Workshop de Comunicação I
Sociologia da Comunicação
Ciência Política e Relações Internacionais
Laboratório Jornalístico
Meios e Publicidade
Estética e Grafismo
Tecnologias Multimédia
Workshop de Comunicação II
Temas do Mundo Contemporâneo
Direito e Deontologia da Comunicação
Teorias da Produção Noticiosa
Produção de Conteúdos
Opção I
Workshop de Comunicação III
Projeto
Análise dos Media
Gestão de Media e Modelos de Negócio
Opção II
Estágio
Licenciatura em comunicação e media