Licenciatura em ciências da nutrição

Licenciatura

Em Almargem

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Almargem

O curso de Licenciatura em Ciências da Nutrição, do Instituto Universitário Egas Moniz (IUEM), distingue-se pela forte aposta num ensino orientado para a prática clínica nutricional. Neste sentido, existe uma estreita colaboração com a Consulta de Nutrição do IUEM, com o intuito de fornecer aos alunos uma prática clínica observacional intensa e orientada para a realidade da comunidade, desde os primeiros anos da licenciatura. Esta colaboração com a Consulta de Nutrição permite aos alunos contactarem com os docentes na sua área de atuação assistencial específica, num período de cerca de 50h mensais. No sentido de intensificar a experiência clínica dos alunos, realizam-se periodicamente reuniões abertas à comunidade académica, nas quais são apresentados e discutidos casos clínicos de interesse da área da Nutrição.

A interligação entre a Licenciatura e o Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica Egas Moniz (CGMNEM) possibilita aos alunos da licenciatura de Ciências da Nutrição contactar e participar numa investigação de ponta, através da aquisição de experiência Laboratorial e Clínica em projetos de elevado nível Nacional e Internacional, assim como o contacto junto da comunidade e assumir um papel importante na “luta” contra o flagelo da obesidade infantil.

A possibilidade de participar na realização de ações externas de contacto com a comunidade, através de workshops focalizados no rastreio nutricional é uma realidade, pois são cada vez em maior número e mais diversas as instituições que solicitam a colaboração dos alunos, nestas ações.
 
 

Instalações

Localização

Início

Almargem (Lisboa)
Ver mapa
Campus Universitário, Quinta da Granja,

Início

Consultar

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Gostaria de saber se há a perspetiva de este curso sem em elearning ou blearning?

Gabriela P., Mais de dois anos

Responder

Opiniões

Programa

Plano de Estudos Licenciatura em Ciências da Nutrição


1º ANO

Anatomia Funcional
Biologia Celular e Molecular
Fundamentos de Química Biológica
Histologia
História e Sociologia da Alimentação
Avaliação da Ingestão Alimentar
Bioquímica Geral
Bromatologia
Fisiologia Geral
Microbiologia dos Alimentos
Microbiologia Geral


2º ANO

Alimentação e Nutrição Humana I
Bioquímica dos Alimentos
Bioquímica Metabólica I
Fisiologia Aplicada
Genética
Imunologia
Alimentação e Nutrição Humana II
Bioquímica Metabólica II
Farmacologia Aplicada às Ciências da Nutrição
Patologia Geral
Suplementos Alimentares
Toxicologia dos Alimentos


3º ANO

Bioestatística
Higiene e Segurança Alimentar
Nutrição Pediátrica
Psicologia
Sistemas Alimentares e Saúde
Trabalhos de Campo
Gastrotecnia
Legislação, Normalização e Controlo de Qualidade
Epidemiologia Nutricional
Nutrição no Desporto
Patologia e Dietoterapia I
Saúde Pública

4º ANO

Alimentação Coletiva e Gestão
Nutrição Comunitária
Ética e Deontologia
Introdução à Metodologia de Investigação
Marketing e Empreendedorismo
Patologia e Dietoterapia II
Políticas Alimentares
Estágio

Informação adicional

A existência do Centro de Genética Médica e Nutrição Pediátrica que apostando numa forte componente de investigação de ponta, te possibilita a aplicação dos conhecimentos que vais adquirindo a uma realidade de investigação de vanguarda na área da obesidade infantil e da saúde pública. Este Centro de Investigação é o único no País que estuda a obesidade no seu todo, interligando aspetos clínicos, nutricionais e laboratoriais, o que te permitirá adquirir experiencia laboratorial, desenvolver espírito critico e participar ativamente em trabalhos com interesse para a comunidade, possibilitando a aquisição de formação, que te tornará apto a desenvolver uma atividade profissional de elevado nível, quer em Portugal quer internacionalmente. A realização de um estágio curricular final, com uma duração de 630 horas, realizado em Hospitais, Centros de Saúde, Indústrias Alimentares, Instituições de Solidariedade Social de apoio à 3ª idade, ginásios, empresas ou outros locais de exercício da profissão de Nutricionista. Adicionalmente, poderás realizar estágios observacionais, de carácter voluntário na mesma tipologia de instituições. Instalações modernas e devidamente equipadas com os materiais e recursos necessários à tua aprendizagem e treino, em particular os laboratórios, a cozinha experimental e consultório de nutrição. Participação em ações de formação em várias instituições com as quais colaboramos. A possibilidade de realizares estágios extracurriculares em Portugal ou no estrangeiro, em estreita colaboração com empresas e outras instituições de ensino e investigação, ampliando a tua formação e dirigido às tuas áreas de interesse. Um corpo docente jovem, qualificado, motivado para te servir. A participação e organização de jornadas, congressos e seminários vários, que te manterão atualizado nos mais recentes desenvolvimentos nas áreas mais diversificadas.

Licenciatura em ciências da nutrição

Preço para verificar