Licenciatura em ciências da comunicação  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

A Licenciatura em Ciências da Comunicação oferece uma abordagem à Comunicação no quadro mais geral das Ciências Sociais e Humanas e visa constituir-se como uma introdução aos saberes e práticas do exercício das várias profissões específicas da Comunicação. Fornece instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades.
Esta dupla abertura à compreensão crítica das sociedades e culturas atuais, ao papel da comunicação nestes contextos e às práticas profissionais, instaura um diálogo permanente, de relação dinâmica, entre reflexão e ação.
Assim, são fornecidas introduções aos saberes e práticas específicas em três áreas de Comunicação - Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia - para um percurso profissionalizante ou de investigação científica, que poderá ser complementado nos ciclos seguintes em Ciências da Comunicação.
Nos primeiros três semestres da Licenciatura, todos os estudantes têm contacto com as áreas da Comunicação disponíveis, tanto de âmbito teórico como prático, promovendo a transversalidade destes conteúdos em correspondência com a transversalidade das profissões/áreas no mercado e, assim, uma melhor preparação para o mercado de trabalho profissional. Deste modo, possibilita-se ao estudante uma primeira abordagem às três áreas da Comunicação por forma a melhor fundamentar a preferência e motivações pessoais por uma delas, numa opção a tomar no início do quarto semestre.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

1. Promover a compreensão crítica do posicionamento estratégico das Ciências da Comunicação, em particular, e das Ciências Sociais e Humanas, em geral, no quadro das sociedades e culturas contemporâneas;
2. Fornecer instrumentos teóricos e metodológicos para compreender e questionar as dinâmicas sociais, económicas, políticas, profissionais, deontológicas e éticas da Comunicação atual, para uma intervenção empreendedora, eficaz e responsável nessas realidades;
3. Desenvolver a capacidade de compreensão e concetualização dos saberes e práticas das várias áreas específicas da Comunicação, por forma a permitir o ulterior acesso à atividade de investigação ou de refinamento de competências profissionais;
4. Fornecer conhecimentos, aptidões e competências teórico-práticas atendendo às especificidades dos três percursos de formação no âmbito da Comunicação: Informação e Jornalismo; Publicidade e Relações Públicas; Audiovisual e Multimédia;
5. Desenvolver competências académicas que visam estimular a leitura e reflexão crítica, bem como a análise de fenómenos comunicativos;
6. Conferir acrescidas competências de cariz mais tecnológico nos diversos percursos de formação, para análise, produção e criação dos média comunicacionais, tendo por fim a recriação de situações aproximadas ao universo profissional;
7. Potencializar capacidades de decisão e de aplicação real dos conteúdos apreendidos na licenciatura em contexto de projetos socioprofissionais concretos.

A estruturação em três percursos de formação no âmbito da Comunicação configura um potencial alargado de empregabilidade. Em consonância com um dos percursos escolhido, constituem áreas de abrangência profissional:
- Informação e Jornalismo: Jornalista (Imprensa, Rádio, Televisão, Online); Produtor de Conteúdos Informativos
- Publicidade: Diretor Criativo; Planificador de Meios; Contacto (Account/Gestor de Clientes); Redator
- Relações Públicas: Diretor de Comunicação; Técnico de Protocolo; Técnico de Relações Públicas; Assessor de Imprensa; Gestor de Imagem; Produtor de Eventos
- Audiovisual: Realizador; Assistente de Realização; Produtor; Guionista; Anotador; Criador de conteúdos
- Multimédia: Animador 2D/3D; Designer de Interação; Gestor de Produtos Multimédia; Guionista de Multimédia; Designer de Jogos.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Comunicação, Imagem e Novos Media
Corpo e Performance
Design, Estética e Visualidade
História da Comunicação
Teorias da Comunicação
Antropologia
Francês A2
Inglês B2
Sociologia
Atelier de Audiovisual I
Atelier de Comunicação Estratégica I
Atelier de Jornalismo I
Comunicação, Som e Vídeo
Corpo e Escrita
Métodos de Investigação em Comunicação
Atelier de Audiovisual II
Atelier de Comunicação Estratégica II
Atelier de Jornalismo II
Psicologia Social
Semiótica
Sociologia da Comunicação
Comunicação Internacional
Design de Comunicação e de Publicação
Estudos do Discurso
Media e Culturas Contemporâneas
Escrita Jornalística
Estratégia e Criatividade em Publicidade I
Linguagens e Narrativas Audiovisuais I
Estratégia e Criatividade em Relações Públicas I
Jornalismo e Som
Linguagens e Narrativas Multimédia I
Economia Política da Comunicação
Públicos e Práticas Mediáticas
Estratégia e Criatividade em Publicidade II
Jornalismo e Vídeo
Linguagens e Narrativas Audiovisuais II
Estratégia e Criatividade em Relações Públicas II
Jornalismo Multimédia
Linguagens e Narrativas Multimédia II
Comunicação, Ciência e Ambiente
Francês A2
Francês B1
Geografia Sociopolítica
Geopolítica e Estratégia
Guionismo
Inglês B2
Análise Exploratória de Dados com RStudio
Computação com R
Desenvolvimento Humano e Envelhecimento
Diversidade na Psicologia
Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Elites e Poder
Fundamentos de Astronomia e Cosmologia
Gestão de Inventários
Inglês Académico
Introdução aos Estudos Históricos
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico
Língua Estrangeira Nível 1 - Espanhol
Matemática das Coisas
Ótica Aplicada para Fotografia Digital
Substâncias que Mudaram o Mundo - Uma História da Humanidade
Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica
Comunicação, Mercados e Tendências
Ética e Deontologia da Comunicação
Literacia para os Media e Cidadania
Comunicação e Arte
Comunicação e Política
Geopolítica e Estratégia
Guionismo
Introdução ao Marketing
Projeto e Portefólio em Audiovisual e Multimédia
Projeto e Portefólio em Jornalismo
Projeto e Portefólio em Publicidade e Relações Públicas

Licenciatura em ciências da comunicação  

Preço para verificar