Licenciatura em arqueologia  

Licenciatura

Em Braga

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Braga

  • Início

    Datas a escolher

A Licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho proporciona uma sólida formação de base no domínio da Arqueologia, nas suas vertente teórica e prática (laboratorial e de campo), capaz de sustentar uma primeira aproximação ao mercado de trabalho. Privilegia uma formação interdisciplinar, fazendo igualmente uma forte aposta na utilização das novas tecnologias de informação ao serviço da Arqueologia. Potencia a aquisição de competência necessárias à aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, ao juízo crítico indispensável em contexto profissional, bem como no âmbito da interação pessoal, comunicação e interesse continuado pela aprendizagem.
O plano de estudos integra uma forte componente prática de trabalho de campo, representada por 3 UC (Estágio Prático I, II e III), uma outra laboratorial, que privilegia o contacto direto com as principais categorias artefactuais (Materiais Arqueológicos I, II e III) bom como com as novas TIC aplicadas à prática arqueológica.
Aplica um sistema de ensino/aprendizagem participativo, que valoriza a intervenção ativa e crítica dos alunos e fomenta a aquisição de atitudes e competências transversais. As metodologias adotadas privilegiam o trabalho do aluno, com avaliações contínuas ou periódicas, acompanhamento tutorial e recurso à aprendizagem à distância.
Desenvolve parcerias com instituições internacionais (Universidades, Centros de investigação) e nacionais (Autarquias), nomeadamente com a Unidade de Arqueologia da UMinho e com o Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, que complementam os recursos do projeto formativo em termos materiais (bibliotecas, laboratórios) e humanos.
Os alunos são integrados na investigação científica através da participação em congressos, seminário, aulas abertas ou workshops internacionais e nacionais organizados no âmbito de projetos de investigação, desenvolvidos maioritariamente no quadro do Centro de Investigação Lab2pt - da UMinho e da Unidade de Arqueologia da UMinho.

Instalações

Localização

Início

Braga
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O grau de licenciado é conferido aos alunos que demostrem:
1. Possuir conhecimento e capacidade de compreensão sobre:
1.1. As estratégias de ocupação, organização e construção do território ao longo do tempo, integrando saberes específicos sobre a variabilidade dos locais de ocupação, de formas e técnicas de exploração do meio, de tecnologias de produção da cultura material, de contextos socioculturais, de formas de expressão e construção simbólica dos territórios;
1.2. Os principais paradigmas teóricos que deram expressão a evolução do pensamento arqueológico e a construção do olhar sobre o passado;
1.3. Os conhecimentos gerados no quadro de outras disciplinas científicas que servem o próprio método arqueológico (estratigrafia, classificação, seriação, quantificação, informática), o tratamento e estudo de certos tipos de informação (Paleobotânica, Arqueozoologia, Antropologia Física, Geoarqueologia ....) e o processo de interpretação das sociedades do passado (Historia, Sociologia, Antropologia);
2. Dominar e aplicar os conhecimentos adquiridos no âmbito da prática arqueológica, nomeadamente ao nível técnico e da produção de conhecimento:
2.1. Compreender o método arqueológico e dominar as técnicas de identificação, registo e recuperação da informação arqueológica (prospeção e escavação), das técnicas de conservação dos materiais (trabalho de laboratório) e das técnicas e procedimentos de datação dos artefactos e respetivos contextos;
2.2. Produção de conhecimento através da elaboração de documentos de carácter técnico-científico que exprimam os resultados de ações técnicas de identificação, registo, recuperação, classificação, datação e contextualização dos dados arqueológicos;
3. Competências ao nível do interface com o presente e da perceção do papel social da disciplina;
4. Capacidade para trabalhar em grupo e em equipas multidisciplinares, espírito de iniciativa, o rigor critico, entre outros.

Os diplomados com o 1º ciclo de formação em Arqueologia pela Universidade do Minho são detentores de um perfil de formação abrangente, que os habilitará a exercer a atividade nos mais diversos meios relacionados com a prática da Arqueologia, nomeadamente em organismos da administração local e central (nas áreas da pesquisa, salvaguarda e gestão patrimonial), em museus, em empresas privadas de intervenção especializada no domínio da Arqueologia, em empresas ligadas às indústrias culturais, no domínio da formação (no ensino Técnico-Profissional, Politécnico ou Superior) ou, ainda, o exercício de profissão liberal no âmbito da atividade arqueológica.
O pleno exercício da atividade profissional de arqueólogo, em Portugal, requer, contudo, a obtenção do grau de mestre em Arqueologia.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Civilização Grega
Civilizações Antigas
Introdução à Arqueologia
Introdução à Informática EC
Pré-História
Arqueologia da Pré-História Recente e da Proto-História
Arte Clássica
Civilização Romana
Estágio Prático I
Idade Média Portuguesa I
Arqueologia Clássica
Arte Medieval
Idade Média Portuguesa II
Idade Moderna Portuguesa I
Pré-História e Proto-História Peninsular
Arqueologia Medieval
Arte Moderna
Estágio Prático II
Idade Moderna Portuguesa II
Métodos e Técnicas em Arqueologia
Epigrafia
Materiais Arqueológicos I
Materiais Arqueológicos II
Antropologia
Descobrimentos e Expansão Portugueses
Geografia Humana
Idade Contemporânea Portuguesa I
Introdução aos Estudos Históricos
Semiótica
Sociologia
Análise Exploratória de Dados com RStudio
Computação com R
Desenvolvimento Humano e Envelhecimento
Diversidade na Psicologia
Educação, Cidadania e Direitos Humanos
Elites e Poder
Fundamentos de Astronomia e Cosmologia
Gestão de Inventários
Inglês Académico
Leitura e Escrita para a Produção de Conhecimento Académico
Língua Estrangeira Nível 1 - Espanhol
Matemática das Coisas
Ótica Aplicada para Fotografia Digital
Substâncias que Mudaram o Mundo - Uma História da Humanidade
Sustentabilidade Ambiental, Social e Económica
Arqueologia e Informática
Estágio Prático III
Materiais Arqueológicos III
Antropobiologia
Arte Contemporânea
Introdução à Geografia
Paleografia e Diplomática
Antropobiologia
Arte Contemporânea
Introdução à Geografia
Paleografia e Diplomática

Licenciatura em arqueologia  

Preço para verificar