Historia: Mudanca e Continuidade num Mundo Global (Inter-Universit´ario - PIUDhist)

Doutoramento

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Doutoramento

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    8 Semestres

O PIUDHist é um programa de doutoramento interuniversitário em História, através de protocolo estabelecido entre quatro instituições universitárias portuguesas: Universidade de Lisboa através do Instituto de Ciências Sociais e da Faculdade de Letras; ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa; Universidade Católica Portuguesa, Universidade de Évora através do Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA), e CIDEHUS. O PIUDHist constitui um doutoramento em História, sem qualquer menção de especialidade.

Tem quatro eixos temáticos principais: Dinâmicas Sociais e Estruturas Políticas; Instituições e Desenvolvimento Económico; Impérios, Colonialismo e Pós-colonialismo; Movimentos Intelectuais e Socioculturais.

Visa garantir formação avançada em História, mediante conhecimento de desenvolvimentos recentes nos principais domínios historiográficos; possibilitar o confronto entre perspetivas metodológicas distintas no entendimento dos objetos históricos; abrir a interpretação dos objetos históricos às contribuições proporcionadas por diferentes ciências sociais; explorar a dimensão comparativa de fenómenos históricos complexos; fornecer ferramentas conceptuais e metodológicas adequadas a projetos de pesquisa histórica; promover o contacto dos estudantes com a comunidade historiográfica internacional, fomentando a participação em seminários e conferências de especialidade; incentivar a participação dos estudantes em projetos e redes de investigação associados aos seus temas de dissertação.

A ter em conta

Os conteúdos programáticos e as competências desenvolvidas no Doutoramento Interuniversitário em História – PIUDHist - qualificam os estudantes para se inserirem em meios profissionais que ultrapassam largamente as tradicionais profissões associadas à História. É nossa convicção que as competências de análise e de discussão crítica aliadas à capacidade de perspetivação da realidade na sua complexidade converterão os estudantes em profissionais capazes de equacionar os problemas particulares na sua relação com um mundo em permanente mudança e com contornos globais. Ou seja, formam-se profissionais competentes e cidadãos participativos capazes de se inserirem em instituições de ensino superior e de investigação científica nacionais e estrangeiras; instituições locais, regionais, nacionais e internacionais de cultura; instituições de administração científica e de decisão política, nacionais e internacionais; comunicação social; novas indústrias criativas e empresas culturais e de produção de conteúdos; corpo diplomático.

Una vez que solicites información por medio del catálogo de Emagister.com.pt el centro se pondrá en contacto contigo para informarte del proceso de matriculación.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Desenvolvimento Economico
  • Dinamicas Sociais
  • Estruturas Polıticas
  • Movimentos Intelectuais
  • Movimentos Socioculturais
  • Ciências Sociais
  • Objetos históricos
  • Fenómenos históricos
  • Seminario Metodologico
  • Imperios

Programa

Asignaturas

Seminario Metodologico

Seminario de Projecto I

Seminario da Especialidade I (Imperios, Colonialismo e Pos-Colonialismo)

Seminario da Especialidade I (Instituicoes e Desenvolvimento Economico)

Seminario de Especialidade I (Dinamicas Sociais e Estruturas Polıticas)

Seminario de Especialidade I (Movimentos Intelectuais e Socioculturais)

Seminario de Projecto II

Seminario da Especialidade II (Imperios, Colonialismo e Pos-Colonialismo)

Seminario da Especialidade II (Instituicoes e Desenvolvimento Economico)

Seminario de Especialidade II (Dinamicas Sociais e Estruturas Polıticas)

Seminario de Especialidade II (Movimentos Intelectuais e Socioculturais)

Seminario de Acompanhamento I

Seminario de Acompanhamento II

Seminario de Acompanhamento III

Seminario de Acompanhamento IV

Seminario de Acompanhamento V

Seminario de Acompanhamento VI

Historia: Mudanca e Continuidade num Mundo Global (Inter-Universit´ario - PIUDhist)

Preço para verificar