História da arte

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Em Lisboa

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    Licenciatura

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    Lisboa

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Descrição

1) Adquirir conhecimentos teóricos em História da Arte Internacional e Arte Portuguesa, da Antiguidade à Contemporaneidade.
2) Dominar os conceitos e metodologias básicas da História da Arte.
3) Adquirir competências para a análise e identificação de obras de arte.
4) Desenvolver capacidade conceptual e crítica acerca dos objetos artísticos e sua contextualização.
5) Adquirir capacidade para utilizar os conhecimentos de História de Arte na intervenção cívica e social.
6) Aplicar conhecimentos de História da Arte na reflexão sobre a identidade cultural das diferentes sociedades.
7) Dominar os conhecimentos da História da Arte adequados ao desempenho de atividades nas áreas de Museologia e da Patrimoniologia.O ingresso no curso pode ser efetuado através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, dos Regimes Especiais, dos Concursos Especiais de Acesso (M23) ou dos Regimes de Reingresso, Mudança de Curso e Transferência. Para se candidatarem ao ensino superior através do Concurso Nacional de Acesso, os estudantes devem satisfazer as condições descritas pela Direção-Geral do Ensino Superior. Consultar Estudante Internacional: Duração: 3 anos/6 semestres.
O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico.

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Duração: 3 anos/6 semestres. O aluno tem que realizar 180 créditos: 120 créditos realizados no programa de unidades curriculares obrigatórias, 30 créditos do quadro de opções condicionadas e 30 créditos realizados em opções livres ou num minor de uma outra área científica. Semestralmente, o aluno não se deve inscrever em mais de 30 créditos, respeitando as precedências quando estas tiverem sido definidas. No início de cada semestre, o aluno será aconselhado sobre as unidades curriculares a realizar, mais adequadas ao seu percurso académico. inistração Central e...

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Programa

Nome
Cultura e Arte Contemporânea - 2. semestre
Estética e Teorias da Arte - 2. semestre
História da Arte Colonial - 2. semestre
História da Arte da Antiguidade Clássica - 1. semestre
História da Arte da Antiguidade Clássica e Tardia em Portugal - 1. semestre
História da Arte da Antiguidade Tardia - 1. semestre
História da Arte do Barroco - 2. semestre
História da Arte do Renascimento - 1. semestre
História da Arte do Renascimento e do Barroco em Portugal - 2. semestre
História da Arte do Século XIX - 2. semestre
História da Arte do Século XX - 2. semestre
História da Arte dos Séculos XIX e XX em Portugal - 1. semestre
História da Arte Gótica
História da Arte Românica - 2. semestre
História da Arte Românica e Gótica em Portugal - 2. semestre
História das Artes Não Ocidentais - 2. semestre
Introdução à História da Arte - 1. semestre
Introdução à Museologia - 1. semestre
Introdução às Ciências do Património - 1. semestre
Teoria e Metodologia da História da Arte - 1. semestre
Nome
A Paisagem na Arte
Arte Japonesa - 2. semestre
Arte no Século XVIII Global
Artes Decorativas - 1. semestre
Estágio de História da Arte - 1. e 2. semestre
Fotografia e Artes Visuais
História da Arte Islâmica
História da Arte Manuelina - 2. semestre
História do Urbanismo - 2. semestre
Iconografia - 1. semestre
O Mosaico Romano em Portugal
Pintura Portuguesa dos Séculos XV e XVI - 1. semestre
Seminário de História da Arte
Sociologia da Arte

Informação adicional

Regulamento de Avaliação disponível na intranet. Sistema de classificação: os estudantes da FCSH são avaliados com base no trabalho desenvolvido ao longo de um semestre, tendo por base a participação nas aulas, a apresentação de trabalhos escritos e orais, os testes e os exames. O resultado obtido, quer através da avaliação contínua, quer da avaliação por exames, é expresso numa escala de 0 a 20. Para ser aprovado há que ter no mínimo 10 valores, porém, os estudantes que reprovam têm uma segunda oportunidade para repetir os exames. REGIMES ESPECIAIS DE AVALIAÇÃO: - Trabalhador-estudante - Estudantes com estatuto de atletas de alta competição - Mães e pais estudantes - Dirigentes associativos - Militares - Outros regimes especiais previstos legalmente. Os estudantes com necessidades educativas especiais podem beneficiar de condições de ensino-aprendizagem adaptados às suas necessidades.

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