Guionismo para cinema e televisão

Curso

Em Carnaxide

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Local

    Carnaxide

  • Início

    Datas a escolher

| A QUEM SE DESTINA
A todos os que queiram ser guionistas e argumentistas para os múltiplos formatos televisivos, do entretenimento às séries de qualidade; ou argumentistas de ficção cinematográfica.

| OBJETIVOS
Formar guionistas para vários formatos televisivos e argumentistas para cinema.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Guionistas, argumentistas e script doctors para Produtoras de conteúdos televisivos; Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade; Produtoras de Cinema.

Instalações

Localização

Início

Carnaxide (Lisboa)
Ver mapa
Av. Comendador Nunes Corrêa, nº 44

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

| OBJETIVOS
Formar guionistas para vários formatos televisivos e argumentistas para cinema.

| SAÍDAS PROFISSIONAIS
Guionistas, argumentistas e script doctors para Produtoras de conteúdos televisivos; Canais Generalistas e de Cabo; Canais de Youtube; Produtoras de Publicidade; Produtoras de Cinema.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

CONTEÚDOS DO CURSO

| ESCRITA CRIATIVA (12h)
Estratégias para enfrentar a folha branca.
Exercícios vários de desbloqueio criativo.
Exercícios variados de escrita criativa e análise do processo e resultados a partir de vários “gatilhos”: imagens, sons, situações, quotidiano, locais, etc.

| ELEMENTOS E TÉCNICAS NARRATIVAS (24h)
A estrutura clássica narrativa, e a sua aplicação ao argumento / guião; Os arcos de história / os arcos de personagem. Estratégias de estrutura: o final antes do início.
Arquétipos e para além deles: a viagem do herói e as suas alternativas modernas.
O status quo do mundo da narrativa e dos personagens: o inciting incident e a destruição desse status quo.
Primeiro Ato: a construção; Segundo Ato: a “aventura”; Terceiro Ato: a Resolução.
Plot Points: as ferramentas de passagem de ato e marcação de contrastes.
Conflito e Mudança: os obstáculos que constroem a narrativa.
Show Don’t Tell: o poder da sugestão versus a exposição: ações narrativas.
Diálogos: um lugar para a narrativa e não para a verosimilhança.
Contrução de Subtexto nas ações e nos diálogos.
Exercícios variados de escrita na forma de argumento.

| ESCRITA PARA ENTRETENIMENTO TV: TALKSHOW HUMORÍSTICO (42h)
Os princípios da escrita de humor: exagero; contraste de situações; situações extremas ou desconfortáveis; surpresa; choque; ironia; o absurdo.
Princípios de estrutura na escrita de humor.
Exercícios de escrita de pequenos textos humorísticos.
O formato Late Night de talk-show. Case studies: The Daily Show; Conan O´Brien; 5 Para a Meia-Noite.
Os elementos principais: o/a apresentador/a. Os sidekicks ou outras aparições. Os convidados.
Escrita do monólogo inicial: humor a partir da atualidade. Pesquisa da atualidade e criação de monólogo humorístico com as mesmas: o ângulo e a punchline. Testar o monólogo.
Preparar as entrevistas aos convidados para um potencial efeito cómico.
Humor secundário num talkshow: rubricas; entrevistas de rua; entre outros.
Sketches humorísticos: tipologias e técnicas. Exercícios de escrita de sketches humorísticos.
Exercício final de escrita de talkshow de entretenimento, com conteúdos de apresentador, entrevistas em estúdio e no exterior, sketches humorísticos e público. Ensaio e gravação ao vivo do talkshow. Colaboração com as várias turmas de audiovisual da World Academy (Realização, Produção, Câmara, etc.).

| ESCRITA PARA ENTRETENIMENTO TV: GAME SHOWS (21h)
Análise de programas Reality e Game Shows: Miami Ink; Shark Tank; The Voice; O Peso Pesado; entre outros.
Preparar e apresentar um formato de Reality / Game Show: sinopse e tratamento.
Criar / estruturar os elementos de jogo no formato.
Achar / criar as histórias que os participantes proporcionam.
Estruturar o material existente como uma narrativa dramática.
O “arco de personagem” dos concorrentes. Definição de objetivos narrativos e emocionais ao longo da prestação dos concorrentes / participantes.
Escrever para o suspense.
Equilibrar as derrotas com as vitórias.
Exercício de desenvolvimento de formato original de Reality / Game Show.

|ESCRITA PARA CINEMA: CURTA-METRAGEM (42h)
Leitura, análise e breakdown dos elementos e temáticas de curtas-metragens nacionais e internacionais.
Curtas-metragens originais e curtas-metragens adaptadas.
Os vários pontos de partida possíveis para a escrita de argumento de ficção.
Fases de escrita: temática; questão dramática principal; personagens centrais; estrutura dos atos e definição dos pontos chave e plot points; criação dos personagens secundários / obstáculos / histórias paralelas; tratamento; scene break down; first draft com diálogos; revisões; final draft.
O trabalho de adaptação literária: literatura vs cinema. Cuidados a ter na adaptação cinematográfica de um texto literário.
Exercícios variados de escrita de ficção.
Escrita de uma curta-metragem original ou adaptada (as curtas-metragens mais originais e viáveis de execução vão ser realizadas pelas várias turmas de audiovisual da World Academy). Os melhores trabalhos, além de serem enviados para mostras e festivais, serão exibidos no Festival World Academy.

| SÉRIES DE FICÇÃO (45h)
Séries modernas de ficção: as histórias na televisão a assumirem o papel que era do cinema.
Criação do conceito: a ideia criativa de base.
Definição da temática e criação dos personagens centrais.
Definição dos objetivos dos personagens centrais.
Criação de personagens secundários como ajudas ou obstáculos aos personagens centrais.
Análise de case-studies de personagens centrais, secundários e seus objetivos: The Wire; House of Cards; Breaking Bad; The Sopranos, e/ou outras séries escolhidas como exemplo em aula.
Fases da escrita da temporada de uma série: conceito / estrutura / tratamento / episódios.
Preparar os ganchos para temporadas seguintes.
Os arcos que atravessam uma temporada e os arcos que atravessam várias temporadas.
Exercício de escrita de episódio piloto e sinopses da restante temporada, em grupos de alunos, simulando a equipa de trabalho em séries.

|ESCRITA PARA CINEMA: LONGA-METRAGEM (34h)
Exercício de criação individual de sinopse, tratamento e escrita de longa-metragem; definição e caraterização dos personagens e locais; escrita da nota de intenções; desenvolvimento do primeiro draft do argumento.
Este módulo decorre ao longo do ano letivo, acompanhado por formador de argumento de ficção, e pretende que os formandos tenham um projeto preparado para procurar financiamento ou produtores interessados.
Pitching e apresentação do projeto a júri de cinema.

Guionismo para cinema e televisão

Preço para verificar