Gestão de unidades de saúde
Mestrado
Em Leiria
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Leiria
-
Início
Datas a escolher
Objetivos Gerais O curso visa proporcionar uma sólida formação estruturando-se em torno de duas vertentes principais da Gestão das Unidades de Saúde. Por um lado, tem em consideração as especificidades próprias do sector de saúde e, por outro lado, presta a necessária atenção as matérias relacionadas com uma eficaz e eficiente gestão das organizações de saúde. Assim, neste ciclo de estudos são abordados e aprofundados novos métodos de gestão e administração das Unidades de Saúde, por forma a promover o desenvolvimento das necessárias capacidades de liderança que possibilitem, uma gestão de unidades de saúde, publicas ou privadas, que seja eficaz e eficiente, mas também responsável e personalizada.
O ciclo de estudos tem como objetivo especializar licenciados ou equiparados neste domínio, dotando-os de conhecimentos, competências e capacidades necessárias para a gestão de unidades prestadoras de cuidados de saúde e para o desenvolvimento de investigação científica.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Competências O curso tem como principal finalidade formar atuais e futuros profissionais em gestão de unidades prestadoras de cuidados de saúde (UPCS) de acordo com os seguintes objetivos:
(i) Adquirir conhecimentos relevantes relativos ao quadro conceptual e metodológico da disciplina da Gestão;
(ii) Desenvolver aptidões de liderança à luz dos princípios de uma gestão eficaz e eficiente de UPCS;
(iii) Promover competências metodológicas fundamentais à realização de investigação em Gestão de UPCS.
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de:
• Descrever os conceitos fundamentais subjacentes às várias áreas da Gestão;
• Compreender as principais correntes teóricas do pensamento da Gestão;
• Aplicar conhecimentos e procedimentos da Gestão no contexto das UPCS;
• Avaliar a aplicabilidade das teorias da Gestão no contexto das UPCS;
• Desenvolver aptidões de comunicação;
• Aprofundar o pensamento crítico e a autocrítica;
• Desenvolver competências de investigação;
• Adequar os instrumentos e técnicas de gestão recentes às UPCS e respetivo meio envolvente;
• Desenvolver competências de resolução de problemas em situações novas e complexas.
Saídas Profissionais - Direção e assessoria em Hospitais.
- Direção e assessoria em IPSS (lares, creches e outras entidades sociais).
- Funções diretivas em várias profissões da área da saúde (Medicina, Enfermagem e outras funções técnicas especializadas).
- Funções diretivas em Centros de Saúde e Unidades de Saúde Familiar.
- Chefia e direção de clínicas ou outros negócios na área da saúde.
Requisitos de Admissão
Podem candidatar-se, de acordo com o artigo 17.º do Decreto-lei n.º 74/2006, de 24 de março:
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; este ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente do estabelecimento de ensino superior onde pretendem ser admitidos. Admitem-se candidaturas de:
- Licenciados nas áreas científicas...
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 3399/2011, 18-03-2011
Opiniões
Programa
Marketing dos Serviços de Saúde
Gestão Financeira e Orçamental
Comportamento Organizacional
Bioestatística
Políticas e Sistemas de Saúde
Direito e Ética na Saúde
Fundamentos de Epidemiologia
Fundamentos de Gestão em Saúde
Gestão das Operações e Qualidade
Opção 1
Dissertação/Projeto
8956
11913
11914
Informação adicional
Gestão de unidades de saúde
