Gestão de negócios online

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A importância das ferramentas digitais em marketing e gestão é, nos dias de hoje, inequívoca. O crescimento e a democratização da utilização e consumo de internet nos países ocidentais transformaram um espaço de pesquisa, entretenimento e lazer, também num espaço de oportunidade potencializado em primeira instância pelo comércio eletrónico. A Formação em Gestão de Negócio Online visa detalhar uma área de conhecimento recente e capacitar profissionais especificamente para a conceção, gestão e direção de lojas online através de ferramentas e técnicas específicas e vocacionadas para o e-commerce assim como ferramentas auxiliares de marketing digital que potencializam a presença e sucesso do Negócio Online.

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Plano de estudos

1. Email e SMS Marketing - 4 (HORAS)
1.1. Conteúdo programático: as ferramentas proporcionadas pela comunicação via email, SMS e SMS inteligentes são essenciais na construção de uma comunidade em torno de uma marca / negócio digital. Esta unidade curricular pretende munir um profissional de e-Commerce com conhecimentos avançados em email e SMS marketing de forma a tirar, à luz do RGPD, o maior partido de bases de dados estruturadas, construindo comunicações regulares e interessantes para a sua audiência.

2. Gestão e-commerce - 14 (HORAS)
2.1. Conteúdo programático: os desafios da gestão de um negócio online são cada vez mais complexos. A otimização e constante evolução de integrações tecnológicas internas e externas, plataformas de e-Commerce, pagamentos, apoio ao cliente e contact center, gestão de stock, logística, tempos de resposta, integração omnicanal, faturação, portes e devoluções afiguram-se como fatores estratégicos determinantes no sucesso de uma loja online e no crescimento da mesma. Esta unidade curricular pretende alinhar desafios operacionais do negócio online.

3. Social Content Instagram / Instagram Ads - 4 + 4 (HORAS)
3.1. Conteúdo programático: no Instagram o conteúdo visual é crítico. Estas unidades curriculares apontam o caminho de uma comunicação eficaz, pertinente e desafiadora numa das mais importantes redes sociais B2C da atualidade. À aplicação de conteúdo relevante, junta-se a natural necessidade de produzir campanhas e anúncios relevantes para o público alvo, maximizando cada KPI.

4. Social Content Linkedin - 4 (HORAS)
4.1. Conteúdo programático: o LinkedIn é a rede de excelência para negócios B2B ou para a descoberta e gestão de influencers em negócios B2C. Nesta unidade curricular serão apresentadas as melhores práticas, bem como a importância que esta rede social pode ter num negócio online, independentemente do seu foco

5. Social Content Youtube - 4 (HORAS)
5.1. Conteúdo programático: o crescimento dos Youtubers como poderosos influencers digitais aponta um caminho que não pode ser ignorado, mesmo que o negócio de hoje não se coadune com a comunicação, as gerações futuras estarão intrinsecamente ligadas a esta realidade atual. A construção de conteúdo vídeo relevante e a incorporação do mesmo em multicanal permite em muitos negócios online a verdadeira diferenciação na apresentação do produto / serviço, na demonstração do mesmo e na mais-valia que efetivamente representa para o cliente.

6. Social Content Facebook / Facebook Ads - 4 + 4 (HORAS)
6.1. Conteúdo programático: a amplitude da rede social Facebook é de tamanha dimensão que a aposta neste meio de um negócio online é inquestionável tanto ao nível B2C como B2C, nacional ou internacional. Esta unidade curricular pretende enquadrar o papel desta rede social numa estratégia ampla de marketing digital do negócio online, bem como aplicar técnicas que permitam criar conteúdo orgânico relevante, engagement entre os seguidores, campanhas PPC bem-sucedidas e integrações de Customer support ao negócio online.

7. Marketplaces e Afiliados (B2C2 B2B) - 8 (HORAS)
7.1. Conteúdo programático: o verdadeiro desafio da internacionalização online. Se um negócio Século XXI uma marca / empresa deve nascer global, tal é ainda mais relevante num negócio online. A ligação de negócios online a marketplaces e afiliados permitem internacionalizar de forma ponderada e simultaneamente estar presente junto dos maiores e melhores players mundiais em e-commerce.

8. Inovação Web - 6 (HORAS)
8.1. Conteúdo programático diariamente surgem novas funcionalidades, aplicações e ferramentas que, quando convenientemente utilizadas, podem tornar-se num fator chave de diferenciação e crescimento de um negócio online. Nesta unidade curricular serão apresentadas ferramentas e conceitos disruptivos aplicáveis aos negócios online em geral ou a nichos tendencialmente crescentes.

9. Construção Loja Online em Woocommerce - 14 (HORAS)
9.1. Conteúdo programático: esta unidade curricular pressupõe o desenvolvimento individual de um canal de venda online na plataforma Woocommerce. Serão identificadas e aplicadas as ferramentas internas e externas da plataforma Woocommerce, atualmente uma das mais utilizadas em e-Commerce.

10. Digital Analytics - 8 (HORAS)
10.1. Conteúdo programático: a perceção clara do tráfego, audiência e resultados é fundamental para o negócio online. Apenas com dados concretos é possível definir e redefinir estratégias assertivas com impacto direto no negócio. Nesta unidade curricular serão apresentados, explicados e testados os conteúdos chave da analítica digital.

11. Big Data, AI e Marketing Automation - 8 (HORAS)
11.1. Conteúdo programático: mais do que espreitar o futuro, esta unidade curricular avalia o presente e aquilo que os grandes players de e-Commerce já fazem atualmente. Tendo como ponto de partida a Big Data e a sua importância na tomada de decisão humana, esta unidade curricular apresenta as grandes tendências de automação eletrónica. Com recurso à inteligência artificial ou a algoritmos avançados, é maximizado o potencial de venda e customização de um negócio online através de um percurso onde o consumidor, embora rei, é conduzido por um percurso onde os seus interesses, gostos, ligações, histórico, tendências de compra são claramente apreendidos e, possivelmente, transforados.

12. SEO e SEM - 6 (HORAS)
12.1. Conteúdo programático: A perceção das melhores práticas de SEO e SEM permite, por um lado, otimizar o tráfego orgânico e minimizar necessidades de investimento publicitário. Nesta unidade curricular serão abordados os fatores críticos que permitem melhor desempenho nos motores de busca, assim como a sua implementação prática.

13. Google ads & Remarketing - 10 (HORAS)
13.1. Conteúdo programático: Nesta unidade curricular os alunos terão acesso e formação numa das mais importantes ferramentas de publicidade digital: Google Ads. Esta poderosa ferramenta de publicidade envolve diferentes variáveis e desafios complexos que se pretendem traduzir na otimização e rentabilização do investimento através de anúncios pertinentes que elevem o posicionamento da marca / negócio ou permitam contribuir significativamente para os resultados diretos de venda online. O remarketing é também integrado como um processo importante na geração de conteúdo publicitário relevante para o negócio online.

14. Direito em e-commerce - 4 (HORAS)
14.1. Conteúdo programático: os aspetos legais associados a um canal de e-Commerce são essenciais para o cumprimento da legislação e simultaneamente para salvaguardar cliente e vendedor online. A segurança digital, proteção de dados, venda nacional e internacional, apresentam desafios que o gestor de e-Commerce deve compreender e aplicar de forma transparente.

15. Projeto Negócio Online - 14 (HORAS)
15.1. Conteúdo programático: Esta unidade curricular pretende traduzir num projeto os vários conteúdos empreendidos nas restantes unidades curriculares da pós-graduação em Gestão de Negócio Online. A nível individual, cada formando deverá construir o seu próprio Projeto Online com foco num negócio já existente ou em forma de proposta de um novo negócio online.

16. Apresentação Avaliação Projeto Negócio Online - 4 (HORAS)
16.1. Conteúdo programático: esta unidade curricular pressupõe a apresentação individual de cada projeto e o envolvimento dos formandos e docente na avaliação crítica conjunta

17. Conteúdo Digital e Storytelling - 6 (HORAS)
17.1. Conteúdo programático: O marketing de conteúdo é essencial para o desenvolvimento robusto de um negócio online, tanto ao nível da própria loja online como da forma como a mesma e todo o negócio / conceito / ideia são comunicados. O storytelling é essencial para uma comunicação transparente da marca / empresa que simultaneamente envolva os seus clientes ou seguidores.

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