Gestão do Tempo e Organização do Trabalho
Curso
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
Lisboa
-
Horário de aulas
12h
-
Duração
Flexível
O tempo é um recurso universal e imprescindível. Da mesma forma que todas as pessoas dispõe de tempo é igualmente verdade que nada pode ser feito sem este recurso. No entanto, ao contrário de muitos outros recursos valiosos à realização de qualquer actividade, o tempo não pode ser poupado, emprestado
nem suspenso. O facto de fluir a um ritmo inalterado e inabalável torna este recurso o mais difícil de gerir de todos. Dada a complexidade e exigência da vida moderna, os diferentes desafios com que as pessoas são confrontadas diariamente nos mais diferentes papéis que desempenham ao longo do dia, a
necessidade de gerir o tempo e de organizar o trabalho de uma forma eficaz são factores críticos para o sucesso.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Este curso pretende dotar os participantes dos conhecimentos que permitam identificar os seus principais desafios no que respeita à gestão do seu tempo assim como dominar as técnicas mais eficazes que lhes permitam controlar e gerir as 24 horas de cada dia e os 7 dias de cada semana.
No final do curso os formandos serão capazes de:
− Identificar os mitos e os hábitos mais comuns na gestão do tempo;
− Realizar um diagnóstico dos seus atuais hábitos de gestão de tempo;
− Compreender a “armadilha” da urgência e os seus inconvenientes;
− Distinguir diferentes graus de “urgência” e de “importância”;
− Identificar a importância do planeamento;
− Traçar objetivos de longo prazo;
− Estabelecer planeamentos semanais e diários;
− Identificar os perigos da procrastinação e formas de a evitar;
− Reconhecer o poder do “Não”;
− Identificar os fatores chave para uma delegação de sucesso.
Este curso é destinado a todos os que pretendam gerir de forma "inteligente" e eficaz o tempo. Público em geral.
Opiniões
Matérias
- Problemas
- Gestão
- Gestão de tempo
- Mitos
- Hábitos
- Diagnóstico
- Armadilha
- Urgência
- Ruptura
- Riscos
Programa
Módulo 1 - Gestão de tempo (3 Horas)
- Problemas comuns da gestão de tempo
- Mitos da gestão do tempo
- Hábitos comuns da gestão do tempo
- Diagnóstico de tempo
- Armadilha da urgência
- Riscos de ruptura
- Urgência e importância
- Estabelecer objectivos
- O planeamento a longo, médio e curto prazo
- O papel dos papéis
- Planeamento semanal e diário
- Definição de prioridades
- A gestão das interrupções
- A importância de dizer "não"
- A importância da comunicação eficaz
- A delegação
- O quê? Como? A quem delegar?
- Responsabilidades para quem delega e para quem se delega
- O ritmo de actividade e a produtividade
- Tarefas pessoais e tarefas profissionais
- Os perigos e ilusões da procrastinação
- Os meios de comunicação como ferramentas de uma gestão eficaz
- Os perigos das reuniões
- Regras fundamentais para reuniões eficazes
- Utilizar o tempo ocupado
Gestão do Tempo e Organização do Trabalho