Genealogia Sem Segredos

Curso

Em Lisboa

45 €

Descrição

  • Tipologia

    Curso

  • Nível

    Intermediário

  • Local

    Lisboa

  • Horário de aulas

    7h

  • Duração

    Flexível

Participe nesta formação e saiba como fazer a história da sua família, conhecendo os recursos disponíveis, compreendendo como pesquisar e organizar a informação e sabendo como interpretar o espólio familiar!!!

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Consultar

A ter em conta

Cada vez mais pessoas se interessam por Genealogia e querem fazer a árvore genealógica da sua família. A pesquisa tem vindo a ser facilitada pela Internet. Porém, para quem começa, e mesmo para quem já leu algo sobre o assunto, subsistem muitas dúvidas, dada a vastidão e dispersão dos recursos, as "ratoeiras" e "becos sem saída" em que pode cair quem pretende traçar a história da sua família, bem como as mistificações construídas – no passado, e mesmo actualmente – em torno de determinadas famílias e linhagens. O objectivo desta formação é ajudar os participantes a fazer a história da sua família, sabendo por onde ir, por onde não ir, quando pedir ajuda e a quem. Com linguagem simples e prática, serão dadas dicas que respondem aos efectivos desejos e necessidades dos participantes. As dicas de pesquisa não se limitarão a listar os arquivos consultáveis, os recursos disponíveis online ou o modo de pesquisar e organizar a informação, mas contemplarão também as várias formas de interpretação do espólio familiar, entre outros aspectos que normalmente não são considerados pela Genealogia mais tradicional. Por conseguinte, a formação será útil mesmo a quem já tenha alguma experiência na área da Genealogia.

Todos os que querem saber mais sobre a história da sua família e/ou iniciar uma pesquisa genealógica.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Primeira
  • Cronológicos
  • Profundidade
  • Obtidos
  • Seguidamente
  • Colocam
  • Pesquisa
  • Serviços
  • Bibliografia
  • CUIDADOS
  • Imprensa
  • Abordadas

Programa

PROGRAMA:

01. Pesquisar:

Na primeira parte da formação, indica-se resumidamente até onde pode ser feita a história de uma família, tanto em termos cronológicos como da profundidade dos dados que podem ser obtidos, e quais as principais limitações e obstáculos que se colocam numa pesquisa deste género. Seguidamente, dão-se algumas "dicas" quanto ao ponto de partida da pesquisa, ao modo como estão organizados em Portugal os arquivos que podem interessar, e que serviços oferecem. Seguidamente, abordam-se as fontes possíveis, o que contêm, como devem ser consultadas e quais os cuidados a ter. Além dos registos paroquiais, da bibliografia e de mais fontes em arquivos, são abordadas diversas outras fontes (imprensa, espólios familiares, tradição oral, etc.).

02. Interpretar:

Na segunda parte da formação, são abordados sucintamente alguns conceitos fundamentais sobre História da Família, os quais permitirão interpretar os dados que surgem nas diversas fontes, relativizando-os à luz da época a que os mesmos se reportem, de modo a que a leitura das informações recolhidas possibilite a continuação da pesquisa em mais fontes, e também para que a história da família seja feita sem equívocos sobre o verdadeiro significado do que revelam essas mesmas fontes. Além das inevitáveis abordagens aos nomes e apelidos, e à Heráldica, também serão tocados outros tópicos importantes, como certas expressões nas fontes documentais que hoje em dia não se usam ou que ganharam outro significado com o passar dos tempos.

03. Organizar:

Na última parte da formação, explica-se o melhor modo de organizar os dados recolhidos e interpretados, consoante o objectivo que cada qual tem com a pesquisa sobre a história da sua família. Serão abordados os vários cuidados a ter na elaboração da árvore genealógica, na elaboração da história da família e na partilha de dados. Os participantes são encorajados a apresentar questões concretas sobre a sua própria pesquisa (caso já a tenham iniciado), para discussão em grupo.

Genealogia Sem Segredos

45 €