Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

A Jones and Bartlett Publishers (J&B) em associação com a American Geriatrics Society (AGS) e National Council of State Emergency Medical Services Training Coordinators (NCSEMSTC), desenvolveram um programa educativo de treino dos profissionais dirigido ao paciente geriátrico. Publicaram um manual e criaram um curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services).
O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) foi desenvolvido por um consenso de peritos de medicina de emergência e serviços médicos de emergência geriátrica.
Na sociedade actual, a população idosa atinge uma proporção significativa, ao ponto de constituírem cerca de 34% das chamadas actuais para os serviços de emergência nos EUA. Ou seja, 3,4 milhões de respostas dos serviços de emergência americanos envolvem pacientes com mais de 60 anos de idade. Esta população tem necessidades médicas especiais e específicas e o curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) vai ao encontro da qualidade dos cuidados a prestar ao paciente geriátrico. O profissional de saúde deve desenvolver competências que incluam os conceitos básicos e avançados da medicina geriátrica, bem como adquirir capacidades afectivas e empáticas no decurso da avaliação do paciente idoso.
Lançado em Janeiro de 2003, o curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar.
Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência geriátrica.O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) foi desenvolvido por um consenso de peritos de medicina de emergência e serviços médicos de emergência geriátrica.
O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde.O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada equipa (6 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem, TAS’s e TAE’s.Ordem de Inscrição.30Teoria: 6 horas.
Prática: 10 horas2.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição

Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem, TAS’s e TAE’s.Ordem de Inscrição.30Teoria: 6 horas
Prática: 10 horas2.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do ITE os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.Cursos a decorrer em 2013

Gandra - Paredes
19 e 20 de Outubro de 2013
inscrições abertas até ao dia 27/09/2013

Faro
2 e 3 de Novembro de 2013
inscrições abertas até ao dia 11/10/2013

Cursos a decorrer em 2014
Lisboa
12 e 13 de Abril de 2014
inscrições abertas até ao dia 14/03/2014

As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do ITE os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos .Cursos a...

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Data de realização do curso

Outubro e Novembro de 2013<br/>Abril de 2014

Áreas de conhecimento
  • Enfermagem
Estrutura curricular

  • Envelhecimento;
  • Comunicação com os idosos e com os seus cuidadores;
  • Emergências neurológicas e alteração do estado mental;
  • Emergências respiratórias e cardiovasculares;
  • Emergências farmacológicas e intoxicações medicamentosas;
  • Emergências psiquiátricas;
  • Abuso de idosos e negligência;
  • Conceitos sobre o fim de vida;
  • Trauma músculo-esquelético e imobilizações;
  • Promover a Qualidade de Vida;
  • Estações práticas;
  • Casos clínicos.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Mencionar no boletim de candidatura as datas e o local do curso a que se está a candidatar.

Observações

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas. Diploma Certificado pelo ITE/Academia Americana de Geriatria (EUA).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Lisboa (Lumiar)
Hospital da Força Aérea
Paço do Lumiar
1649-020 Lisboa
Faro
Hospital de Faro - CH
Rua Leão Penedo
8000-386 Faro
Entidades parceiras

Informação adicional

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos. Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica. Cada equipa (6 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6. O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem, TAS’s e TAE’s.Ordem de Inscrição.30Teoria: 6 horas Prática: 10 horas2.5Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do ITE os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.Cursos a decorrer em 2013 Gandra - Paredes 19 e 20 de Outubro de 2013 inscrições abertas até ao dia 27/09/2013 Faro 2 e 3 de Novembro de 2013 inscrições abertas até ao dia 11/10/2013 Cursos a decorrer em 2014 Lisboa 12 e 13 de Abril de 2014 inscrições abertas até ao dia 14/03/2014 As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Gems

Preço para verificar