Formação profissional > inteligência emocional na prática desportiva

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

>> Ação creditada pelo IPDJ para revalidação do TPTD

Desde 2015 que a Universidade Aberta e a Treinadores de Portugal têm um protocolo de cooperação, ao abrigo do qual foi já ministrada pela Universidade Aberta aos formadores da Treinadores de Portugal formação adequada ao seu trabalho em ambientes virtuais.

Na sequência dessa preparação prévia e dando resposta ao disposto no Decreto-Lei 40/2012, de 28 de Agosto, foi agora desenhado um Programa de Formação Online para Treinadores constituído por vários módulos com a finalidade principal de dotar o treinador, quer no âmbito da formação geral quer no da formação específica, de instrumentos que lhe permitam ser capaz de otimizar a sua prática tornando-a, em consequência, mais eficaz.

Concomitantemente, este programa de formação visa contribuir para o desenvolvimento da gestão e formação da área do desporto no ensino superior e na investigação científica, ao mesmo tempo que faz a formação e atualização permanente dos treinadores. O presente módulo INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NA PRÁTICA DESPORTIVA integra-se neste programa.

As emoções desempenham um papel central na performance desportiva. Assim, é importante que treinadores e monitores sejam capazes de identificar e compreender os estados emocionais próprios e os dos seus atletas e desenvolver estratégias facilitadoras de um clima emocional positivo.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

No final da ação, os formandos deverão ser capazes de:

• Definir emoção e identificar os seus componentes específicos;

• Identificar os estados emocionais associados ao desempenho ou participação desportiva; - Identificar os fatores que desencadeiam e/ou influenciam as emoções;

• Distinguir os diferentes tipos de emoções, em particular, as emoções específicas associadas à participação desportiva;

• Reconhecer a importância da Inteligência Emocional nos diferentes contextos de vida, em particular, na prática desportiva; - Descrever e diferenciar as estratégias facilitadoras da regulação emocional.

• Treinadores, monitores e outros técnicos de desporto

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

1) Compreender as emoções a. A emoção enquanto resposta; b. Características da resposta emocional 2) Prática desportiva e emoções a. Significado pessoal da situação desportiva; b. Momentos críticos e gatilhos emocionais 3) A performance influencia as emoções a. Emoções positivas e emoções negativas; 4) As emoções influenciam a performance a. Emoções sociomorais ou autoconscientes e responsabilização; b. Emoções e funcionamento cognitivo, motivacional e comportamento motor; 5) Controlo e regulação emocional a. Competências da Inteligência Emocional; b. Prática Desportiva e Alfabetização Emocional.

Formação profissional > inteligência emocional na prática desportiva

Preço para verificar