Formação profissional > formação complementar em cadastro predial – tipologia e

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

A Lei n.º 3/2015, de 9 de janeiro, veio regular o regime de acesso e exercício da atividade profissional de cadastro predial, em conformidade com a disciplinada Lei n.º 9/2009, de 4 de março, e do Decreto-Lei n.º 92/2010, de 26 de julho, que transpuseram as Diretivas n.º 2005/36/CE, relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, e 2006/123/CE, relativa aos serviços no mercado interno. Para além daqueles que sejam detentores de curso de especialização tecnológica ou de curso de técnicos superior profissional em cadastro predial, podem ainda exercer essa profissão aqueles que tenham já formação ou experiência em domínios relevantes para a atividade de cadastro predial, a qual deverá ser completada com curso de formação complementar em cadastro predial.”
O curso de Formação Complementar de Cadastro Predial que este Guia organiza “visa dotar os formandos de um conjunto de competências que lhes permitam desenvolver de forma autónoma a atividade de técnico de cadastro predial através da realização dos trabalhos respeitantes à recolha e tratamento dos dados que caracterizam e identificam cada um dos prédios existentes em território nacional e à alteração, atualização ou retificação dos dados” (In Portaria n.º 380/2015, de 23 de outubro).

A situação da execução cadastral em Portugal apresenta considerável atraso, quer em termos da cobertura territorial quer em termos do suporte em que se encontra a informação existente. Por esta razão e porque curso vem responder aos anseios de formação de centenas de técnicos de topografia, com grande experiência de campo, que têm em vista poder vir a exercer legalmente a profissão de técnico de cadastro predial, parece ser de uma oportunidade evidente a oferta deste curso ao mercado de formação.

Tendo em vista a promoção deste curso a Universidade Aberta desenvolveu um protocolo de colaboração a Associação Nacional de Topógrafos (ANT).

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O presente curso de formação, a realizar a distância, em regime de e-learning, com exceção do módulo “Prática em Contexto de Trabalho”, é dirigido a técnicos topógrafos com experiência profissional não inferior a 5 anos (Curso de Tipologia E), experiência devidamente comprovada e reconhecida pela Direção-Geral do Território ou por outra instituição por sua delegação, designadamente a Associação de Topógrafos de Portugal Considera-se como fator de sucesso neste curso a real motivação dos participantes e a sua disponibilidade para interagirem com os professores e colegas na colocação de questões ou dúvidas sobre a matéria e, ainda, a disponibilidade de tempo suficiente para estudarem os conteúdos e elaborarem todas as atividades formativas ou somativas sugeridas. Cumulativamente, os formandos devem: • Dispor de um computador com ligação à Internet em banda larga; • Ter prática de informática como utilizadores, em ambiente Windows; • Possuir uma conta de correio eletrónico ativa e prática na sua utilização.

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Este curso está estruturado em 4 módulos de formação de realização sequencial, precedidos de um módulo inicial de ”Ambientação ao Contexto Online”. O módulo inicial de ambientação é obrigatório, de acordo com o Modelo Pedagógico Virtual (MPV) da Universidade Aberta. No total, o curso terá um volume de trabalho dos formandos estimado em 173 horas (correspondente a 6,5 ECTS da Universidade Aberta) e desenvolve-se ao longo de 13 semanas. Módulo 0: Ambientação Online Módulo 1: Noções de Direito Módulo 2: Enquadramento Jurídico do Cadastro Predial Módulo 3: Contexto Topográfico-Cadastral Módulo 4: Prática em Contexto Real de Trabalho

Formação profissional > formação complementar em cadastro predial – tipologia e

Preço para verificar