Formação profissional > curso de especialização em prevenção de dependências

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

O trabalho de prevenção de dependências fundado no conhecimento científico validado permite desenvolver estratégias adequadas às vulnerabilidades particulares dos grupos a quem se dirige. Atualmente, os principais desafios consistem em conjugar diferentes estratégias preventivas em grupos e contextos específicos e assegurando que são baseadas em evidências científicas. Neste sentido, os técnicos que trabalham no terreno, assim como os decisores políticos e os educadores, têm um entendimento mais completo acerca dos fatores, individuais e ambientais, que tornam os indivíduos mais vulneráveis. Desenvolvendo abordagens que valorizam o caráter integrado e integrador dos fenómenos socioeducativos, reconhecendo a sua complexidade, atuando numa lógica de capacitação social de indivíduos e grupos (empowerment).

Neste cenário de crescente complexidade e exigência, os profissionais de prevenção carecem de formação especializada que os habilite a desenvolver ações de prevenção de dependências com base em comprovação científica, ajustadas aos grupos e respetivos contextos.

O Curso de Especialização em Prevenção das Dependências (CEPD) assume-se como resposta à necessidade dos profissionais envolvidos em programas de prevenção aplicarem de modo pedagogicamente eficiente elementos robustos e baseados em evidência científica. Este curso é enquadrado por uma rede institucional internacional e por referenciais de competências internacionais e europeus.
.
A Universidade Aberta integra o International Consortium of Universities for Drug Demand Reduction (ICUDDR) como ‘education provider’. Neste sentido, o presente curso segue as orientações do European Universal Prevention Curriculum (EUPC), estando, por isso, assente em standards europeus para a formação de profissionais em prevenção nesta área da educação para a saúde

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

O Curso de Especialização em Prevenção das Dependências destina-se a licenciados da área social a desenvolver funções ou com interesse na área da educação para a saúde, em particular no domínio da prevenção de dependências. Incluem-se neste universo, designadamente, coordenadores de programas de prevenção, técnicos a trabalhar a área da prevenção, bem como outros profissionais, tais como: educadores sociais, sociólogos, técnicos de serviço social e técnicos de educação.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

O Curso de Especialização em Prevenção de Dependências tem 10 ECTS e a sua estrutura curricular é adaptada a partir do EUPC - European Universal Prevention Curriculum (©HoGent) : 1. Decisões de estilos de vida e prevenção 2. Epidemiologia & Etiologia 3. Ciência da Prevenção 4. Monitorização e Avaliação 5. Modelos de prevenção aplicada

Formação profissional > curso de especialização em prevenção de dependências

Preço para verificar