Formação Pedagógica Inicial de Formadores
Curso
Em Lisboa
Descrição
-
Tipologia
Curso
-
Nível
Intermediário
-
Local
Lisboa
-
Horário de aulas
90h
-
Duração
Flexível
A mundialização dos mercados, a globalização das tecnologias e o surgimento das auto-estradas da informação, por um lado trouxeram novas possibilidades de acesso à informação e ao saber, mas por outro, exigem que os colaboradores de empresas, associações sindicais e empresariais, instituições públicas e privadas, estejam atualizados para ultrapassarem as dificuldades que não param de aumentar, para dar resposta às solicitações de clientes cada vez mais diversificados e exigentes. Neste contexto, muitos desses colaboradores vêem-se confrontados com a necessidade de intervir na formação de outros indivíduos que necessitam de ter acesso a novos saberes técnicos. A diferença entre o saber para si e o ensinar aos outros, coloca o desafio do confronto com uma formação pedagógica adequada.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
1. Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal;
2. Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação;
3. Refletir sobre os sistemas de formação;
4. Estabelecer uma relação pedagógica diferenciada, dinâmica e eficaz com múltiplos grupos ou indivíduos, de forma a favorecer a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e comportamentos adequados ao desempenho profissional, tendo em atenção as exigências atuais e prospetivas do mercado de emprego.
indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador
em componentes, unidades ou módulos de formação orientados para competências de natureza mais operativa, o formador pode ter uma qualificação de nível igual ao nível de saída dos formandos.
Opiniões
Matérias
- FORMADOR
- Sistema
- CONTEXTOS E PERFIL
- Simulação
- Pedagógica
- Pedagógica INICIAL
- Comunicação
- Formação
- Dinamização
- Operacionalização
Programa
1 FORMADOR: SISTEMA, CONTEXTOS E PERFIL
2 SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL
3 COMUNICAÇÃO E DINAMIZAÇÃO DE GRUPOS EM FORMAÇÃO
4 METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS
5 OPERACIONALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO: DO PLANO À AÇÃO
6 RECURSOS DIDÁTICOS E MULTIMÉDIA
7 PLATAFORMAS COLABORATIVAS E DE APRENDIZAGEM
8 AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO E DAS APRENDIZAGENS
9 SIMULAÇÃO PEDAGÓGICA FINAL
Formação Pedagógica Inicial de Formadores