Formação em ultrassonografia músculo-esquelética (iniciação) 2ª edição

Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

O exercício da profissão na área da saúde, obriga-nos a desempenhar as nossas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo muitas vezes na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao tratamento do doente.
A coordenação do curso de radiologia do ESSVA decidiu implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de saúde, uma formação complementar em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em Ultrassonografia, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nesta área de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, nacional e internacional, nomeadamente nos países do norte da Europa e Espanha facilmente se depreende que existe uma concreta necessidade de formação no que à Ultrassonografia diz respeito, tendo em conta a possibilidade de emprego ao nível Europeu.
A formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) de muitos profissionais de saúde, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente na área da Ultrassonografia. É nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nesta área do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam as nossas profissões sustentam e justificam estas formações.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Proporcionar aos alunos aptidões básicas para a aplicação de diferentes métodos e técnicas, no âmbito da Ultrassonografia Músculo-esquelética, com vista à obtenção de diagnóstico por imagem; Dotar os alunos de uma experiência intelectualmente estimulante que lhes permita desenvolver competências, capacidades e atitudes a exercer em diferentes contextos profissionais (hospitais, clínicas e centros de saúde); Pretende-se capacitar e fornecer ferramentas necessárias aos alunos, tendo em conta a tomada de decisões na compra e melhoria dos equipamentos de Ultrassonografia; Investir na formação ao longo da vida, obtendo formação e aptidões que demonstrem ser essenciais à sua atividade profissional; Comportar-se de acordo com códigos de conduta profissional.Inscrições até 27 de abril de 2018.Ordem de inscrição.2511 Horas de contacto27 Horas e-learning3,519 de maio de 2018

Inscrições até 27 de abril de 2018.Ordem de inscrição.2511 Horas de contacto27 Horas e-learning3,519 de maio de 2018

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Data de realização do curso

Maio de 2018

Áreas de conhecimento
  • Radiologia
Estrutura curricular

A física e a instrumentação do ultrassom utilizado no diagnóstico médico moderno; Propriedades do ultrassom, propagação, atenuação, reflexão, refração e dispersão no tecido do corpo humano; Tipos de transdutores existentes de acordo com a respetiva frequência. O aparelho de Ultrassonografia, seus componentes, características, funcionalidades, princípios físicos, controlo e processamento de imagem; A técnica Dopller, a imagem com cor, imagens de fluxo, a hemodinâmica.

Tipos de imagens em Ultrassonografia: Hipoecogénicas, ecogénicas, hiperecogénicas e anecogénicas; Recentes avanços em transdutores e tecnologia de imagem;

Controlo de qualidade e ajustes de imagem; Conceito de resolução axial e longitudinal e conceito de foco. Principais artefactos em Ultrassonografia e técnicas para os minimizar/eliminar; Os conceitos básicos da anatomia normal, função, técnica de Ultrassonografia e respectivos protocolos ecográficos.

Técnicas de "botonologia ecográfica": Freeze" de imagens, gravar imagens, executar medições e executar ajustes de processamento de imagens ecográficas.

A anatomia e aparência ecográfica dos músculos e articulações do corpo humano com especial incidência no ombro, joelho e tornozelo; A abordagem ultrassonográfica do sistema músculo-esquelético; Exames ultrassonográficos músculo-esqueléticos, com ênfase na demonstração da anatomia normal; localização de tendões, ligamentos, músculos, nervos, bursas das articulações da articulação do ombro, joelho e tornozelo.

Protocolo completo de exploração ecográfica da articulação do ombro.

Ecografia do Ombro Normal: Sistemática de exploração ecográfica

Ecografia do Ombro Patológico básico - Sinovite Bicipital, Calcificação-Rotura-Bursite Subescapular, Calcificação, Rotura, Bursite, tendinopatia do Supra-espinhoso, tendinopatia do subescapular manuseamento do ecógrafo. Osteofitose e erosões ósseas do periósteo da cabeça do úmero, impingement subacromial, rotura do tendão da longa porção do bíceps, bursite e sinovite.

Protocolo completo de exploração ecográfica da articulação do joelho e coxa.

Ecografia do Joelho e Coxa Normal.

Sistemática de exploração ecográfica - Quadríceps, Côndilos femorais, T. Rotuliano, LLI, Zona Poplítea

Ecografia do Joelho-Coxa Patológico básico -Bursite, Rotura, Osteocondrite,Tendinite, Osgood Slater, entorse LLI, quisto de Baker. Práticas de Joelho-Coxa.

Patologia básica do joelho como rotura do Ligamento lateral interno e externo, tendinopatia do tendão quadríceps e do tendão rotuliano, doença de Osgood-Schlatter, quisto meniscal, quisto de baker, derrame articular, bursite, tendinopatia do Tendão semi-tendinoso e semi-membranoso.

Protocolo de exploração completo da articulação do tornozelo.

Patologia mais frequente do tornozelo - entorse, estiramento ligamentar e tendinoso, Tedinopatia e rotura do Tendão de Aquiles.

Pretende ainda responder às perguntas mais frequentes, tais como:

-Há rotura muscular ou tendinosa?

-Há bursite, derrame articular ou sinais de sinovite?

-Há calcificações tendinosas ou sinais de tendinopatia?

-Há hematoma? Este é subcutâneo ou intramuscular?

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.


Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras

  • Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Vale do Ave (IPSN-VA)

Informação adicional

Inscrições até 27 de abril de 2018.Ordem de inscrição.2511 Horas de contacto27 Horas e-learning3,519 de maio de 2018

Formação em ultrassonografia músculo-esquelética (iniciação) 2ª edição

Preço para verificar