Formação em ultrassonografia músculo-esquelética (aperfeiçoamento) 1ª edição

Pos-graduação

Em Gandra

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Gandra

  • Início

    Datas a escolher

O exercício da profissão na área da saúde, obriga-nos a desempenhar as nossas funções, tendo em conta a informação clínica, intervindo muitas vezes na conceção, programação, planeamento, realização e avaliação de exames na área da radiologia, com vista ao tratamento do doente.
A coordenação do curso de radiologia do ESSVA decidiu implementar, um conjunto de iniciativas que proporcionarão aos profissionais de saúde, uma formação complementar em áreas de interesse e especificidade avançada. A elaboração deste currículo pretende cimentar e fomentar o aumento de competências em Ultrassonografia, que proporcionem um desempenho profissional autónomo, eficaz, eficiente e responsável nesta área de diagnóstico. Auscultando o mercado de trabalho, nacional e internacional, nomeadamente nos países do norte da Europa e Espanha facilmente se depreende que existe uma concreta necessidade de formação no que à Ultrassonografia diz respeito, tendo em conta a possibilidade de emprego ao nível Europeu.
A formação inicial (atual e especialmente anterior à reestruturação dos cursos tendo em conta o Tratado de Bolonha) de muitos profissionais de saúde, apesar de essencial, não os capacita totalmente para o desempenho autónomo, responsável e competente na área da Ultrassonografia. É nesta constatação que assenta a necessidade de uma formação mais específica nesta área do saber. A necessidade de aprofundamento, evolução e melhoria das competências e conhecimentos científicos nestas áreas, a formação ao longo da vida, pós graduada, sustentada e defendida pelo Tratado de Bolonha, entidades nacionais e internacionais que representam as nossas profissões sustentam e justificam estas formações.

Instalações

Localização

Início

Gandra (Porto)
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Todos os Profissionais de Saúde.Candidaturas até 21-07-2017Ordem de inscrição.255

Todos os Profissionais de Saúde.Candidaturas até 21-07-2017Ordem de inscrição.255

Perguntas & Respostas

Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder

Quem queres que te responda?

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Programa

Data de realização do curso

Julho de 2017

Áreas de conhecimento
  • Radiologia
Estrutura curricular

A física e a instrumentação do ultra-som utilizado no diagnóstico médico moderno; Propriedades do ultra-som, propagação, atenuação, reflexão, refracção e dispersão no tecido do corpo humano; Transdutores de ultra-som e suas propriedades, princípios físicos, configurações, vantagens, desvantagens, limitações; Tipos de aquisição de imagem em Ultrassonografia, modo B, modo M, real-time, 2D, 3D, 4D, Dopller e a cores; O aparelho de Ultrassonografia, seus componentes, características, funcionalidades, princípios físicos, controle e processamento de imagem; A técnica Dopller, a imagem com cor, espectro doppler, imagens de fluxo, a hemodinâmica; A imagem em Ultrassonografia, hipoecogénicas, ecogénicas, hiperecogénicas e anecogénicas; Recentes avanços em transdutores e tecnologia de imagem; Controlo de qualidade, manutenções preventivas; Artefactos em Ultrassonografia e técnicas para os minimizar/eliminar; Efeitos biológicos e considerações de segurança.

A osteologia; A sindesmiologia; A anatomia e fisiologia dos músculos e articulações do corpo humano; A abordagem ultrassonográfica do sistema músculo-esquelético; Exames ultrassonográficos músculo-esqueléticos, com ênfase na demonstração da anatomia normal; Identificar a anatomia ultrassonográfica normal, localização de tendões, ligamentos, músculos, nervos, bursas das articulações da: Articulação do ombro e joelho

Protocolo de exploração da articulação do cotovelo, articulação da mão e punho, Articulação do joelho; Articulação do tornozelo; Articulação do pé e perna.

Patologia Ultrassonográfica osteoarticular

Avaliação da coifa dos rotadores e bíceps, patologia de tendão, incluindo tendinopatia, ruptura parcial e em lágrimas de espessura total e síndromes do impacto; Derrame articular, sinovial espessamento e erosões; Lesões de Hill-Sachs e Bankart; Lesões do Labrum; Identificação de massas de tecidos moles, para a avaliação de sólido / quística e respectiva micro-vascularização; Articulação acromioclavicular e respectiva degeneração, a artropatia inflamatória, trauma e complicações; Indicações específicas para ultrasonografia do braço, tais como trauma e lesões de tendões, bem como a investigação de lesões de tecidos moles. Epicondilite do cotovelo, epitroleíte, entesiopatia, osteofitose e calcificações tendinosas/ruturas parciais. Lesões dos tecidos moles, massa de tecidos moles, bursite, o nervo ulnar, anomalias como o impingement/ aprisionamento também são passíveis de avaliação; O âmbito da avaliação ultrassonográfica cotovelo inclui também anomalias articulares, incluindo derrames articulares, avaliação de complicações da artrite, presença de corpos livres intra-articulares e sinovite; Avaliação de nervos e estruturas regionais; Estudo da mão e do punho na avaliação de tendões para tendinites, sinovite e ruptura, subluxação e deslocamento, bem como para tenossinovite, incluindo de Quervain e avaliação do nervo mediano, nomeadamente no síndrome do túnel cárpico.. Massas periarticulares, que incluem lesões quísticas, como hematoma, gânglios, bursites; Derrames articulares, coleções periarticulares, lesões da sinovial; Massas intramusculares com componentes quísticos e/ou sólido;

No Joelho, especial foco para o estudo do quisto de baker, estudo do aparelho extensor; Bursites, lesões do tendão rotuliano; Derrames articulares; Doenças proliferativas sinoviais; Patologia dos ligamentos colaterais, pata de ganso; Patologia do tendão de Aquiles; Patologias do tornozelo e pé; Tenossinovites e patologia reumatóide do tornozelo e pé rotura do tendão de aquiles;

Avaliação da articulação da anca e respectivos tendões, isquiotibiais, adutores e mésculos da coxa. Descrição da técnica de avaliação da Luxação congénita da anca.

Patologia básica da fascia plantar e osteofitose; Lesões dos tecidos moles onde se incluem massas, lesões quísticas, como gânglios, quistos sinoviais, hematomas, abscesso de tecidos moles, tumores de células gigantes, e hemangiomas, neuroma de Morton, sarcomas.

Além da avaliação exaustiva das articulações e suas patologias, pretende-se desenvolver no aluno que ele estabeleça correlações clinico-ecográficas das patologias em questão.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações;

Preenchimento do boletim de candidatura online:

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (100 Euros).

Observações

Este curso de formação é realizado em colaboração com o GTE - Grupo Trabajo Ecografía - ESPANHA.
Informação e contactos

CESPU-Formação

Rua Central de Gandra, 1317

4585-116 Gandra - Paredes

Tel. 224 157 174/06

Local(is) de formação do curso Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL
Entidades parceiras

  • Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Vale do Sousa (IPSN-VS)

Formação em ultrassonografia músculo-esquelética (aperfeiçoamento) 1ª edição

Preço para verificar