Formação contínua de professores > a utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

A leitura recreativa, ou seja, a leitura livre, realizada por prazer, é encarada, por investigadores e organismos responsáveis pela promoção da leitura, como uma forma eficaz de criar e fidelizar leitores, capazes de ler o mundo.

Pensar a promoção da leitura recreativa implica, porém, delinear projetos ajustados a um determinado contexto cultural e temporal. Vivemos, hoje, um momento híbrido, em que o texto impresso convive com textos em formatos e suportes muito diversificados, e em que o nosso leitor, em idade escolar, é um nativo digital, habituado a lidar com as novas tecnologias de um modo natural.
Tentar compreender a forma como o mediador de leitura pode colocar as novas tecnologias, em especial as ferramentas da Web.20, ao serviço da promoção da leitura recreativa, torna-se, portanto, um imperativo para os profissionais que trabalham com os alunos em contexto livre, na sala de aula, ou em articulação com a biblioteca escolar.

A Universidade Aberta, através da sua Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida, disponibiliza a ação de formação “A utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa”, dirigida a professores bibliotecários e a outros professores, responsáveis pela promoção da leitura. A ação, a realizar online, visa facultar conhecimentos e competências, que permitam a estes profissionais perspetivar novas formas de trabalho, integrando o uso das ferramentas e serviços da Web 2.0 nas dinâmicas já desenvolvidas em torno da promoção da leitura recreativa

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

• Refletir sobre o conceito de promoção de leitura recreativa e o perfil do leitor do século XXI no contexto atual de mudança tecnológica;
• Tomar conhecimentos de projetos de promoção da leitura desenvolvidos, a nível nacional e internacional, com recursos às novas tecnologias;
• Melhorar as competências dos professores para uso e exploração das ferramentas e serviços da Web 2.0, no contexto da promoção da leitura recreativa;
• Perspetivar o trabalho futuro de promoção da leitura recreativa, em contexto livre, na sala de aula ou em articulação com a biblioteca escolar, recorrendo à integração dos ambientes digitais;
• Modificar as práticas de promoção da leitura recreativa, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação.

Ação de formação destinada a Professores Bibliotecários, Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e a Professores dos seguintes grupos de recrutamento: 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340.

Professores bibliotecários, ao abrigo da Portaria nº 755/20 de 14 de Julho.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Módulo de Ambientação online e apresentação (2 Horas) Módulo 1 (5 Horas) 1. A promoção da leitura recreativa 1.1. Práticas de promoção de leitura recreativa 1.2. Novos tipos de texto, novas implicações pedagógicas 1.3. O perfil do leitor do século XXI Módulo 2 (5 Horas) 2. As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa 2.1. Ferramentas e serviços da Web 2.0 2.2. Projetos de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias 2.3. O perfil do mediador Módulo 3 (9 Horas) 3. O blogue na promoção da leitura recreativa 3.1. Blogues sobre promoção da leitura Formas de rentabilização do blogue em contexto livre, na sala de aula e na biblioteca escolar Módulo 4 (9 Horas) 4. A wiki e o trabalho colaborativo 4.1. Organização de um Clube de Leitura Módulo 5 (9 Horas) 5. Livros digitais e áudio livros 5.1. Como localizá-los? 5.2. Ferramentas para elaboração de livros digitais (Calaméo/ Little Bird Tales) 5.3. Os e-readers Módulo 6 (9 Horas) 6. Outras formas de promover a leitura recreativa 6.1. Trailers de livros com recurso ao Moviemaker 6.2. Potencialidades do Padlet e do Pixton Avaliação final (4 Horas) Trabalho final: Elaboração de um projeto de promoção da leitura recreativa com recurso às novas tecnologias.

Formação contínua de professores > a utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa

Preço para verificar