
Formação contínua de professores > a utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa
Universidade AbertaPreço para verificar
Preço para verificar
Preço para verificar
Preço para verificar
Preço para verificar
Informação importante
| Tipologia | Pos-graduação |
| Local | Lisboa |
| Início | Datas a escolher |
- Pos-graduação
- Lisboa
- Início:
Datas a escolher
A leitura recreativa, ou seja, a leitura livre, realizada por prazer, é encarada, por investigadores e organismos responsáveis pela promoção da leitura, como uma forma eficaz de criar e fidelizar leitores, capazes de ler o mundo.
Pensar a promoção da leitura recreativa implica, porém, delinear projetos ajustados a um determinado contexto cultural e temporal. Vivemos, hoje, um momento híbrido, em que o texto impresso convive com textos em formatos e suportes muito diversificados, e em que o nosso leitor, em idade escolar, é um nativo digital, habituado a lidar com as novas tecnologias de um modo natural.
Tentar compreender a forma como o mediador de leitura pode colocar as novas tecnologias, em especial as ferramentas da Web.20, ao serviço da promoção da leitura recreativa, torna-se, portanto, um imperativo para os profissionais que trabalham com os alunos em contexto livre, na sala de aula, ou em articulação com a biblioteca escolar.
A Universidade Aberta, através da sua Unidade de Aprendizagem ao Longo da Vida, disponibiliza a ação de formação “A utilização das novas tecnologias na promoção da leitura recreativa”, dirigida a professores bibliotecários e a outros professores, responsáveis pela promoção da leitura. A ação, a realizar online, visa facultar conhecimentos e competências, que permitam a estes profissionais perspetivar novas formas de trabalho, integrando o uso das ferramentas e serviços da Web 2.0 nas dinâmicas já desenvolvidas em torno da promoção da leitura recreativa
Localização
Início
Início
A ter em conta
· Quais são os objetivos deste curso?
• Refletir sobre o conceito de promoção de leitura recreativa e o perfil do leitor do século XXI no contexto atual de mudança tecnológica; • Tomar conhecimentos de projetos de promoção da leitura desenvolvidos, a nível nacional e internacional, com recursos às novas tecnologias; • Melhorar as competências dos professores para uso e exploração das ferramentas e serviços da Web 2.0, no contexto da promoção da leitura recreativa; • Perspetivar o trabalho futuro de promoção da leitura recreativa, em contexto livre, na sala de aula ou em articulação com a biblioteca escolar, recorrendo à integração dos ambientes digitais; • Modificar as práticas de promoção da leitura recreativa, em consonância com o trabalho realizado ao longo da formação.
· Público alvo
Ação de formação destinada a Professores Bibliotecários, Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e a Professores dos seguintes grupos de recrutamento: 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340. Professores bibliotecários, ao abrigo da Portaria nº 755/20 de 14 de Julho.
Perguntas & Respostas
Levanta as tuas perguntas e outros utilizadores poder-te-ão responder
Estamos a verificar a tua pergunta para comprovar se a mesma se ajusta às normas da publicação. Além disso,detetamos segundo as tuas respostas, que es possivel que não possas matricular-te nesta formação.Isso pode ser devido à tua acreditação prévia, localização,e etc. Em qualquer caso será melhor que o consultes com a entidade formadora.
Muito obrigado!
Estamos revisando a tua pergunta. Vamos publicá-la em breve.
Ou preferes que o centro entre em contacto contigo?