Formação contínua de professores > pragmática linguística e ensino do português: a comunicação oral e escrita
Pos-graduação
Em Lisboa
Descrição
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Tipologia
Pos-graduação
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Local
Lisboa
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Início
Datas a escolher
Na base desta ação está a análise interativa da organização e do funcionamento dos discursos, refletindo e aprofundando conteúdos relacionados com o funcionamento da Língua e integrando as atividades formativas no quadro dos Novos Programas de Português para o Ensino Básico, em particular para o 2.º e 3.º ciclos.
Tendo por base as articulações entre Semântica e Pragmática e os conceitos desenvolvidos na interface entre estas duas áreas do saber linguístico, teremos como objetivo a análise metacognitiva da comunicação oral e escrita. Tratar-se-á de uma reflexão, crítica e fundamentada, sobre o funcionamento da pluralidade de textos orais e escritos, interligando os vários domínios do ensino e aprendizagem da aula de Língua Portuguesa: o ouvir, o falar, o ler e o escrever.
Por outro lado, este desenvolvimento de competências comunicativas enquadra-se também no âmbito da atuação dos Professores de Português no Estrangeiro que, considerando os princípios do Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE) e do Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), promove o estudo das convenções sociais e das estratégias comunicativas que as sequências de atos de discurso em interação configuram. A perspetiva aberta pela Pragmática Linguística permite centrar o ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa na promoção do estudo das relações entre a linguagem verbal e os seus contextos de uso (contextos socioculturais; contextos interativos e interlocutivos), destacando-se a análise do uso dos códigos sócio-comunicativos através do estudo das estratégias discursivas que os falantes da Língua Portuguesa desenvolvem e através da análise intercultural das rotinas verbais que ocorrem nas sequências de abertura e de fecho das interações, como
os modos de saudar e de despedir, as formas de tratamento (deixis social) e as formas de delicadeza.
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A ter em conta
- Conhecer e aprofundar diferentes conceitos que se inscrevem no âmbito da Pragmática Linguística no quadro da análise do funcionamento da língua dos Novos Programas de Português, contribuindo para o desenvolvimento de competências metacognitivas de reflexão e análise crítica.
- O Desenvolvimento de competências metalinguísticas de análise dos discursos em contextos diversificados permitirá (i) distinguir competência linguística de competência de comunicação; (ii) aplicar métodos de análise linguística e de conceitos gerais da Pragmática Linguística a diferentes tipos de texto; (iii) distinguir as noções de sentido, de significado e de referente; (iv) analisar os valores ilocutórios dos atos de discurso e relacionar estes valores com o cálculo das implicaturas conversacionais; (v) compreender as noções de competência de comunicação, ato ilocutório, implicatura, sequências de atos de discurso, coerência pragmático-funcional do discurso, conhecimento enciclopédico e relacionar estas noções na análise dos discursos em contexto didático; (vi) analisar textos escritos e discursos orais à luz dos conceitos da Pragmática Linguística aplicados ao ensino da língua portuguesa; (vii) verificar de que modo se constrói a coerência discursiva dos textos escritos e dos discursos orais, tendo em conta as diferentes situações de comunicação em que se inserem.
- Procurar-se-á nesta ação dotar os formandos de um referencial teórico e prático indispensável à compreensão da linguagem em funcionamento nos diferentes contextos de uso através do desenvolvimento de atividades de análise de situações comunicativas diversificadas que permitam aos formandos dispor de um quadro teórico explicativo da organização e funcionamentos dos discursos, tendo em consideração a comunicação oral e escrita.
Professores de Português dos seguintes grupos de recrutamento
Português e Estudos Sociais/História 200
Português e Francês 210
Português e Inglês 220
Português 300
Ensino do Português no Estrangeiro
Opiniões
Programa
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