Formação contínua de professores > cinema e vídeo: desconstruções pedagógicas

Pos-graduação

Em Lisboa

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Pos-graduação

  • Local

    Lisboa

  • Início

    Datas a escolher

Em tempos de profundas mudanças sociais, económicas e culturais e da vertiginosa evolução das
tecnologias de informação e da comunicação (TIC) deparamo-nos com a necessidade de (re)pensar e renovar os processos, numa escola cada vez mais plural e onde a exigência de uma pedagogia versátil e personalizada é inquestionável. Conscientes desta necessidade, na generalidade, as escolas têm vindo a apresentar iniciativas reformadoras, contemplando nos seus planos estratégicos novas molduras de funcionamento.

Muitos educadores, respondendo a este desafio, têm procurado recorrer a objetos de aprendizagem audiovisuais responsivos e eficazes que tornem estes processos de aprendizagem mais sofisticados. No entanto, quer por razões pedagógicas, tecnológicas ou formativas, nem sempre tem sido tarefa fácil. Assim, urge realizar abordagens que apontem possibilidades de exploração e integração do cinema em contexto educativo. Assim, com o intuito, de estudar fundamentadamente estas questões, mas também de procurar ajudar educadores e formadores a utilizar pedagogicamente este tipo de recurso, nesta ação são apresentados alguns exemplos de estratégias e um modelo pedagógico para desconstrução de filmes, adaptável a qualquer contexto e ambiente educativo.

Instalações

Localização

Início

Lisboa
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Professores do Ensino Básico e Secundário

Acreditação - CCPFC/ACC-86796/16 (Para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão curricular de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para fins do artigo 9º, não releva para progressão em carreira na área cientifico-didática).

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

I – A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E O SEU POTENCIAL EM AMBIENTE EDUCATIVO 1. O cinema enquanto ferramenta pedagógica, fonte de cultura e agente de conhecimento. 2. Funções do cinema na aprendizagem. II – MODELO PEDAGÓGICO PARA A DESCONSTRUÇÃO DE IMAGENS EM MOVIMENTO 1. Princípios do modelo pedagógico: participativo, personalizado e produtivo. 2. Etapas para uma adequada utilização pedagógica: (e) atividades. 3. A desconstrução pedagógica

Formação contínua de professores > cinema e vídeo: desconstruções pedagógicas

Preço para verificar