Ensino de matemática no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário
Mestrado
Em Leiria
Descrição
-
Tipologia
Mestrado
-
Local
Leiria
-
Início
Datas a escolher
Objetivos Gerais O 2.º Ciclo em Ensino de Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário destina-se a conferir a habilitação profissional para a docência das disciplinas de Matemática nos Ensinos Básico e Secundário.
Este ciclo de estudos visa a aquisição/consolidação/incorporação de competências científicas, pedagógicas e deontológicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da Matemática, perspetivando uma formação adequada, capaz de responder aos diversos desafios da realidade escolar.
Instalações
Localização
Início
Início
A ter em conta
Competências Pretende-se:
- Dotar o estudante dos instrumentos científicos, metodológicos e didáticos que lhe permitam promover um ensino de qualidade, ajustado, capaz de produzir aprendizagens significativas.
- Incorporar a componente científico-pedagógica na prática profissional.
- Estimular o desenvolvimento de um profissional com perfil adequado que, tendo em conta as orientações da Política Educativa Nacional e os contributos da Investigação Educacional, seja capaz de se adaptar às especificidades dos contextos sociais, culturais e escolares em que atua, no respeito pelas exigências deontológicas inerentes à docência.
- Fomentar a compreensão da docência como uma atividade global e integrada, refletindo sobre a participação na escola e a relação com a comunidade.
- Destacar a importância do desenvolvimento profissional ao longo da vida, alicerçando um projeto de formação capaz de permanente atualização.
Saídas Profissionais Docência de Matemática nos Ensinos Básico e Secundário (cf. Decreto-Lei n.º 43/2007 de 22 de Fevereiro).
Requisitos de Admissão
1. Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal;.
2. Ter obtido, seja no quadro da habilitação académica, seja em outros ciclos de estudos do Ensino Superior, os créditos mínimos de formação na área da docência (120 créditos em Matemática). Podem ainda candidatar-se aqueles que apenas tenham obtido 75% dos referidos créditos, sendo que a inscrição nas unidades curriculares das componentes de Didáticas Específicas e de Iniciação à Prática Profissional, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta mínio escrito e oral da língua...
Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1340/2011, 18-03-2011
Opiniões
Programa
Fundamentos de Matemática
Opção 1
Didática da Matemática
Desenvolvimento Curricular
Políticas Educativas e Organização da Educação
Geometria
Tecnologias no Ensino e Aprendizagem da Matemática
Investigaçao em Educação Matemática
Psicologia da Educação
Educação, Cidadania e Ética da Profissão Docente
Estágio Pedagógico
Metodologias de Ensino da Matemática
12196
12197
Informação adicional
Ensino de matemática no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário