Ensino de filosofia no ensino secundário

Mestrado

Em Leiria

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

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    Datas a escolher

Objetivos Gerais O 2.º Ciclo em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
destina-se a conferir a habilitação profissional para a docência de Filosofia no Ensino Secundário.

Este ciclo de estudos visa a aquisição/consolidação/incorporação de competências científicas,
pedagógicas e deontológicas necessárias ao exercício da função docente no Ensino da
Filosofia, perspetivando uma formação adequada, capaz de responder aos diversos desafios
da realidade escolar.

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A ter em conta

Competências - Dotar o estudante dos instrumentos científicos, metodológicos e didáticos que lhe permitam
promover um ensino de qualidade, ajustado, capaz de produzir aprendizagens significativas.
- Incorporar a componente científico-pedagógica na prática profissional.
- Estimular o desenvolvimento de um profissional com perfil adequado que, tendo em conta as
orientações da Política Educativa Nacional e os contributos da Investigação Educacional, seja
capaz de se adaptar às especificidades dos contextos sociais, culturais e escolares em que atua,
no respeito pelas exigências deontológicas inerentes à docência.
- Fomentar a compreensão da docência como uma atividade global e integrada, refletindo sobre
a participação na escola e a relação com a comunidade.
- Destacar a importância do desenvolvimento profissional ao longo da vida, alicerçando um
projeto de formação capaz de permanente atualização.

Saídas Profissionais Docência de Filosofia no Ensino Secundário.

Requisitos de Admissão
1. Ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal;
2. Ter obtido, seja no quadro da habilitação académica, seja em outros ciclos de estudos do Ensino Superior, os créditos mínimos de formação na área da docência (120 créditos em Filosofia). Podem ainda candidatar-se aqueles que apenas tenham obtido 75% dos referidos créditos, sendo que a inscrição nas unidades curriculares das componentes de Didáticas Específicas e de Iniciação à Prática Profissional, fica condicionada à obtenção dos créditos em falta;.
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Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1338/2011, 18-03-2011

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Opiniões

Programa

Didática da Filosofia I


Análise de Conteúdos Programáticos I


Seminário de Filosofia I


Desenvolvimento Curricular


Didática da Filosofia II


Análise de Conteúdos Programáticos II


Psicologia da Educação


Educação, Cidadania e Ética da Profissão Docente


Estágio Pedagógico


Seminário de Filosofia II


Políticas Educativas e Organização da Educação


Informação adicional

Infraestruturas 1. Salas de aula e anfiteatros equipados com meios audiovisuais, sala de materiais didáticos, espaços reservados para: ensino tutorial, estudo individual e trabalhos de grupo. 2. Laboratórios de informática modernamente equipados. 3. Biblioteca Central. 4. Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem. 5. Serviços disponibilizados pelo CIUBI: contas de acesso, correio eletrónico, área pessoal, alojamento de páginas web, rede wireless, plataforma de e-learning, impressão, acesso VPN, soluções de software, administração de domínios, entre outros. 6. LabCom.IFP. 7. Escolas Secundárias com protocolo de realização de estágios pedagógicos com a UBI.

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