Ensino de filosofia no ensino secundário
Licenciatura
Em Lisboa

Descrição
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Tipologia
Licenciatura
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Local
Lisboa
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Início
Datas a escolher
- Compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional.
- Capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didáticas e das metodologias de investigação.
- Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas à especificidade disciplinar, discente e
circunstancial.
- Capacidade de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos em atividades de ensino-aprendizagem.
- Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da atividade docente, no contexto do mundo atual, da política educativa e da formação cívica.
- Competências de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissionais contínuos.
- Desenvolvimento do saber filosófico adquirido e capacidade de o aplicar na orientação da actividade letiva.
- Capacidade de elaborar uma leitura consistente do Programa de Filosofia.
- Capacidade de planificar, de avaliar, de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.Consultar o edital de candidatura disponível em A prova escrita presencial (obrigatória) consistirá na elaboração presencial de um texto, até 5 páginas, com a duração de 1 hora, em que o candidato fundamentará do ponto de vista científico e pedagógico a intenção e o enquadramento da sua candidatura, comprovando o domínio escrito da língua portuguesa e o domínio das regras essenciais da argumentação lógica (Art. 17º, 1, do DL n.º 79/2014). Os candidatos deverão possuir na sua formação o número de créditos, estipulado nos artigos 17.º e 18.º do DL 79/2014, na respetiva área da docência.Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva)..
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n
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A ter em conta
Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva). Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada). em carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na...
Opiniões
Programa
Didática da Filosofia I - 1. semestre
Didática da Filosofia II - 2. semestre
Educação, Currículo e Multiculturalismo - 2. semestre
Filosofia da Educação - 2. semestre
Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia
Problemática do Ensino da Filosofia - 1. semestre
Psicologia Educacional - 1. semestre
Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Filosofia
Nome
Estética e Ontologia - 1. semestre
Filosofia do Direito e do Estado - 2. semestre
Questões de Antropologia Filosófica - 1. semestre
Questões de Ética - 2. semestre
Questões de Filosofia do Conhecimento - 2. semestre
Questões de História da Filosofia - 1. semestre
Questões de Ontologia - 2. semestre
Informação adicional
Ensino de filosofia no ensino secundário