Ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário *

Mestrado

Em Leiria

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Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais Proporcionar experiências de planificação, ensino e avaliação em contexto escolar.

Reflectir crítica e multidisciplinarmente sobre o contexto de intervenção pedagógica.

Problematizar currículos nacionais e internacionais através de uma investigação pedagógica/didáctica.

Incentivar uma cultura investigativa e colaborativa.

Enquadramentos culturais actuais (conceptuais/ sociais/ éticos).

Desenvolver planos de acção (temas, objetivos e estratégias), que decorram da análise das práticas de Ensino/Aprendizagem e contribuam para o seu aperfeiçoamento.

Articular objectivos de projecto, de formação e actuação docente com o desenvolvimento de capacidades de reflexão, auto-direcção, colaboração e criatividade/ inovação.

Articular e desenvolver competências adquiridas no âmbito científico, pedagógico, didáctico e social na prática docente.

Promover e integrar a transdisciplinaridade.

Contribuir para a interação escola-meio.

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A ter em conta

Competências Define e articula objectivos e estratégias de Ensino/ Aprendizagem (E/ A) que favoreçam o desenvolvimento de capacidades de reflexão, autonomia, colaboração, criatividade e inovação.

Fundamentação ética e conceptual relevante, orientada para o sucesso educativo.

Demonstra estratégias de investigação científico/ pedagógica para o aperfeiçoamento das práticas de E/ A.

Usa a planificação como guia de ação, ajustando-a à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Mobiliza/aprofunda conhecimentos disciplinares e didácticos relevantes à concretização das planificações.

Articula decisões com documentos reguladores e contexto de E/ A.

Integra na planificação/ acção, a dimensão do 'aprender a aprender.'

Sequencia a acção de forma motivadora e significativa para os alunos.

Promove participação e negociação de saberes, experiências e decisões.

Envolve os alunos em práticas de reflexivas no contexto de E/A.

Estimula criatividade, espírito crítico, autoconfiança e vontade de aprender.

Compreende/ avalia a acção docente ao se posicionar criticamente face à mesma (o que faço? porquê? com que implicações?), problematizando-a à luz de conceitos e contexto de acção.

Recolhe informação para compreender/ avaliar a acção (diálogo, observação de aulas, análise das práticas de atelier/ sala de aula, etc, propondo respostas eficazes às problematizações decorrentes.

Promove a abertura ao diálogo e partilha/ cooperação entre docente e discente.

Demonstra honestidade intelectual.

Reflecte (oralmente/por escrito) sobre a prática profissional docente e os contextos em que esta decorre.

Documenta a sua reflexão com elementos da prática (materiais pedagógicos, registos de observação, dados de investigação, obra visual dos alunos).

Saídas Profissionais Habilitação Profissional para a docência em Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário – grupo de recrutamento 600. [Decreto-Lei n.º 75/2010 de 23 de Junho (Ministério da Educação)
Artigo 54.º [...] 1 - A aquisição por docentes profissionalizados, integrados na carreira, do grau académico de mestre em domínio directamente relacionado com a área científica que leccionem ou em Ciências da Educação confere direito à redução de um ano no tempo de serviço legalmente exigido para a progressão ao escalão seguinte, desde que, em qualquer caso, na avaliação do desempenho docente lhes tenha sido sempre atribuída menção qualitativa igual ou superior a Bom. (

Habilitação para a Carreira de Técnico Superior (Museus/ Autarquias, para práticas pedagógicas no âmbito das artes visuais e serviços educativos).

Assessoria para empresas públicas e privadas (Autarquias, museus, fundações, associações, outros organismos, para práticas pedagógicas no âmbito das artes visuais e serviços educativos).

Requisitos de Admissão
a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal em Universidades/Politécnicos Portuguesas com Habilitação Própria para o Grupo 600;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela Comissão de Curso; nidades curriculares das componentes de didácticas...

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 1335/2011, 18-03-2011

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Opiniões

Programa

Didática das Artes Visuais I


Arte-Terapia. Fundamentação Teórica e Expressão Artística


Workshop em Artes Visuais


Desenvolvimento Curricular


Didática das Artes Visuais II


Opção 1


Psicologia da Educação


Educação, Cidadania e Ética da Profissão Docente


Estágio Pedagógico


Seminário de Investigação em Artes Visuais I


Políticas Educativas e Organização da Educação


Seminário de Investigação em Artes Visuais II


12173
12174

Informação adicional

Infraestruturas Salas para Desenho e Práticas de Atelier. Biblioteca ( Centro de Recursos de Ensino e Aprendizagem (CREA). Laboratórios de Fotografia (Revelação e ampliação de fotografia em P/ B). Cinubiteca (Sala p/ cinema digital). Laboratório de Línguas. Anfiteatros (congressos, colóquios, etc).

Ensino de artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário *

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