Engenharia eletrotécnica e de computadores

Licenciatura

Em Leiria

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Licenciatura

  • Local

    Leiria

  • Início

    Datas a escolher

Objetivos Gerais Este ciclo de estudos permite a aquisição de competências nucleares que definem um Licenciado em Engenharia Electrotécnica. Proporciona uma formação de base sólida e adequada à frequência de um segundo ciclo em Engenharia Electrotécnica ou em áreas afins, e simultaneamente dota os licenciados de uma formação científica e tecnológica com perfil de banda larga de modo a garantir o exercício da profissão no mercado de trabalho, em funções técnicas e científicas na indústria e nos serviços, sendo capazes de projectar e adaptar sistemas electrónicos e informáticos e desenvolverem a actividade profissional nos seguintes domínios: produção de equipamentos com componentes eléctricas e de automação; produção, operação e manutenção de programas de sistemas; concepção, projecto de exploração e desenvolvimento industrial com aplicações eléctricas, de automação, controlo, energia, telecomunicações e informáticas em sistemas; participação na investigação aplicada e desenvolvimento industrial.

Instalações

Localização

Início

Leiria
Ver mapa

Início

Datas a escolherInscrições abertas

A ter em conta

Competências No final do curso, o estudante deve ser capaz de:
- Aplicar os conhecimentos adquiridos nas áreas científicas da Física e Química, Matemática, Ciências da Computação, Electrotecnia e Electrónica, Instrumentação, Automação e Controlo e Economia e Gestão na resolução de problemas.
- Compreeder e saber aplicar os fundamentos da análise de circuitos eléctricos, da electrónica e dos sistemas digitais, da electrotecnia, da instrumentação, do controlo, do processamneto de sinais, das máquinas eléctricas, dos sistemas de telecomunicações, dos sistemas de energia e da ciência da computação.
- Usar ferramentas informáticas diversas e ser capaz de elaborar aplicações informáticas na sua área de especialização.
- Utilizar correctamente equipamento laboratorial
- Interpretar descrições de métodos e protocolos experimentais, saber apresentar e interpretar resultados experimentais.
- Projetar, gerar e adaptar sistemas elétricos, eletrónicos e informáticos simples
- Analisar, identificar, classificar e descrever o desempenho de sistemas e componentes através da aplicação de métodos analíticos e métodos computacionais.
- Dominar a pratica da Engenharia Electrotécnica
- Demonstrar pensamento crítico e compromisso ético.
- Ler e compreender documentos científicos em língua portuguesa e inglesa.
- Comunicar oralmente, em língua portuguesa, para públicos constituídos por especialistas e não-especialistas na área de Engenharia Electrotécnica.
- Aprender e trabalhar com elevado grau de autonomia.
- Estabelecer relações interpessoais e trabalhar numa equipa multidisciplinar.
- Mostrar responsabilidade no trabalho e respeito pelos pares em equipas multidisciplinares.
- Ter iniciativa e capacidade de tomar decisões.
- Ser criativo e adaptar-se a novas situações e problemas.
- Organizar e planificar tarefas.
- Liderar e espírito empreendedor.
- Desenvolver as capacidades de aprendizagem necessárias para prosseguimento de estudos.

Saídas Profissionais Os Licenciados em Engenharia Electrotécnica e de Computadores têm excelentes perspetivas de futuro no desempenho de funções diversificadas de elevado prestígio e responsabilidade tanto no mundo Empresarial como Académico, nacionais ou internacionais. Estão habilitados a trabalhar na indústria e serviços, em particular em empresas que apostem na investigação, desenvolvimento e inovação, desempenhando funções na área da Engenharia Electrotécnica e Electrónica, Accionamentos Eléctricos, Automação, Controlo e Robótica e funções em laboratórios e institutos de investigação.
Poderão integrar equipas multidisciplinares, sendo especializadas para participar no desenho e concepção de novos equipamentos e participantes em processos de certificação de equipamentos eléctricos e electrónicos, dando assistência técnica e apoio comercial, procedendo à manutenção de pequenos equipamentos e dando apoio à investigação científica nas áreas da sua formação

Avaliação/Acreditação/Registo Acreditação A3ES
Registo DGES R/A-Ef 3393/2011, 18-03-2011

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Programa

Álgebra Linear


Cálculo I


Programação


Química


Sistemas Digitais


Análise de Circuitos


Cálculo II


Desenho e Sistemas Gráficos


Mecânica e Ondas


Microprocessadores


Análise de Sinais


Cálculo III


Eletromagnetismo e Ótica


Eletrónica


Probabilidades e Estatística


Eletrotecnia


Matemática Computacional


Telecomunicações


Termodinâmica e Estrutura da Matéria


Instrumentação e Medida


Controlo de Sistemas


Economia e Gestão


Eletrónica de Regulação e Comando


Processamento de Sinal e Imagem


Opção 1


Eletrónica de Potência


Introdução ao Projeto Eletrotécnico


Máquinas Elétricas


Sistemas de Energia Elétrica


Opção 2


8558
8559
8561
8563
8566
8568

Informação adicional

Infraestruturas A Licenciatura é leccionada no Departamento de Electromecânica, ocupando integralmente as instalações do Edifício 1, e diversos espaços laboratoriais do Edifício 2 das Engenharias. Neste Departamento existem laboratórios excelentemente equipados, que abrangem as valências de Electrotecnia, Máquinas Eléctricas e Electrónica de Potência, Instrumentação e Medida, Telecomunicações, Automação e Robótica, Termodinâmica e Transmissão de Calor, para além de salas de aulas e de diversos anfiteatros. Da colaboração do Departamento de Física, responsável pela leccionação de algumas unidades curriculares, o curso usufrui dos laboratórios de Electromagnetismo, de Óptica e de Mecânica, de Sistemas Digitais e de Electrónica. O curso é ainda apoiado pelas infra-estruturas da Biblioteca, informatizada e com mais de 80000 livros, e do Centro de Informática. Os alunos são apoiados socialmente por Cantinas, Snacks, Pavilhões desportivos, Residências para alunos com mais de 800 cama, etc.

Engenharia eletrotécnica e de computadores

Preço para verificar