Mestrado

Online

Preço para verificar

Descrição

  • Tipologia

    Mestrado

  • Metodologia

    Online

  • Duração

    2 Anos

O Mestrado em Engenharia do Ambiente corresponde a um 2º ciclo, envolvendo um total de 120 ECTS, distribuídos em 2 anos letivos (4 semestres).
Esta oferta educativa visa a formação de profissionais capazes de conceber, planear, projetar, gerir e executar soluções tendo como objeto de trabalho o Ambiente. Por outro lado, procura transmitir uma visão integrada dos problemas ambientais, de modo a abarcar os aspetos tecnológicos, ecológicos e socioeconómicos que lhe são inerentes. Adicionalmente, as matérias versadas e o modo como são lecionadas permitem responder às exigências do tecido empresarial, tanto no domínio industrial como de consultadoria, e da administração central e local, e podem, igualmente, ser dirigidas para atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

A ter em conta

- Consolidar os conhecimentos de forma a evidenciar uma abordagem profissional na área do Ambiente;
- Incentivar a capacidade de compreensão dos processos físicos, químicos, biológicos e económicos relativos ao funcionamento dos sistemas ambientais;
- Implementar o desenvolvimento de aptidões que permitam a análise e avaliação dos problemas de natureza ambiental, com base nos conhecimentos adquiridos nas diferentes áreas, numa perspetival integrada;
- Consolidar a capacidade de resolução de problemas de natureza ambiental nas suas múltiplas dimensões;
- Desenvolver estratégias de natureza ambiental que se traduzam na promoção do desenvolvimento sustentável;
- Potenciar as capacidades, no plano do desenvolvimento do conhecimento, que vão desde a pesquisa de literatura da especialidade, o delineamento e conceção de experiências, a interpretação e discussão de resultados, até à utilização de modelos e o recurso à simulação;
- Consolidar aptidões de carácter transversal, genéricas e aplicadas às Ciências de Engenharia e do Ambiente, designadamente a comunicação, a gestão e a capacidade de desenvolver trabalho em equipa.

Código DGES 9417

Os Mestres em Engenharia do Ambiente destinam-se a integrar os quadros de empresas ou organizações do sector do Ambiente, nomeadamente, organismos públicos centrais (casos do Instituto da Água e do Instituto de Conservação da Natureza), regionais (Direções Regionais de Ambiente e Ordenamento do Território, Comissões de Coordenação, Direções Regionais de Agricultura, Associações Regionais de Saúde, etc.) e locais (Municípios e Gabinetes de Apoio Técnico Local). De igual modo, podem ser alargadas ao nível do tecido empresarial nos diversos domínios do ambiente, desde a consultoria à definição de projetos de monitorização, tratamento e auditoria. Os futuros Mestres podem, igualmente, integrar equipas de investigação multidisciplinares no domínio do Ambiente.

Una vez que solicites información por medio del catálogo de Emagister.com.pt el centro se pondrá en contacto contigo para informarte del proceso de matriculación.

Perguntas & Respostas

Adicione a sua pergunta

Os nossos conselheiros e outros utilizadores poderão responder-lhe

Quem queres que te responda?

Introduza os seus dados para receber uma resposta

Publicaremos apenas o seu nome e pergunta

Opiniões

Matérias

  • Diagnóstico ambiental
  • Gestão de resíduos
  • Metodologia da investigação
  • Engenharia do Ambiente
  • Metabolismo urbano
  • Metabolismo industrial
  • Restauração de ecossistemas
  • Saneamento Básico
  • Fisiologia Vegetal
  • Poluição do ar

Programa

1º ano

Ciência, sociedade e ambiente

Diagnóstico ambiental

Energias e ambiente

Gestão de resíduos

Metodologia da investigação - mestrado em engenharia do ambiente (931)

Planeamento e gestão

Metabolismo urbano e industrial

Poluição do ar

Restauração de ecossistemas

Sistemas de saneamento básico

Stresse edafo-ambiental e fisiologia vegetal

2º ano

Dissertação - mestrado em engenharia do ambiente (931)

Empreendedorismo

Laboratórios de engenharia do ambiente

Dissertação - mestrado em engenharia do ambiente (931)

5º ano

INFORMAÇÕES GERAIS DO MESTRADO

Engenharia do Ambiente

Preço para verificar